Essa ferramenta preenche a área selecionada com um degradê das cores frente e de fundo por padrão, mas existem outras opções. Para produzir um degradê, arraste o cursor na direção que você deseja que o degradê avance, e solte o botão do mouse quando você sentir que tem a posição certa e o tamanho do seu degradê. A suavidade do degradê depende de quão longe você arrasta o cursor. Quanto mais curta for a distância, mais brusco ele será. Vale mencionar que o nome em inglês dessa ferramenta é “Blend Tool”, que ao pé da letra seria ferramenta de “Mistura” — pode acontecer de você encontrar trechos do manual, ou no próprio GIMP usando esse outro nome.
Existe um número surpreendente de coisas que você pode fazer com essa ferramenta, e as possibilidades podem até parecer um pouco de mais no inicio. As duas opções mais importantes que você tem são o degradê e a forma. Clicar no botão degradê nas opções da ferramenta exibe a janela de seleção de degradê, permitindo que você escolha entre uma variedade de degradês instalados com o GIMP; você também pode criar e salvar degradês customizados. Informações adicionais sobre degradês podem ser encontradas em Seção 10, “Degradês” and Seção 3.4, “Diálogo de degradês”.
Para a forma, existem 11 opções: Linear, Bi-linear, Radial, Quadrado, Cônico (simétrico), Cônico (assimétrico), Acompanha a forma (angular), Acompanha a forma (esférico), Acompanha a forma (com ondas), Espiral (sentido horário), e Espiral (sentido anti-horário); estas estão descritas abaixo. As opções de acompanhar a forma são as mais interessantes: elas fazem com que o degradê siga a forma do contorno da seleção, não importa o quão sinuosa seja a forma. Diferente de outras formas, degradês acompanhando a forma não são afetados pelo tamanho ou direção da linha que você desenhar: tanto para eles como como para todos os outros tipos de degradês, você precisará clicar dentro da seleção e mover o mouse, mas a forma aparece independente de onde você clicar e como mover.
Dica | |
---|---|
Confira a opção de “Diferença” no menu modo, onde fazer a mesma coisa (mesmo com opacidade total) irá resultar em fantásticas textura de redemoinho, se alterando e ficando mais complexas a cada vez que você repete a operação. |
Existem várias formas para ativar a ferramenta:
A partir do menu da janela de imagem:
→ → .Clicando no ícone da ferramenta .
Clicando no atalho de teclado L.
O Ctrl é usado para criar linhas retas que são colocadas a ângulos absolutos de 15 graus.
Normalmente, as opções da ferramenta são exibidas assim que você ativa uma ferramenta em uma caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas. Se isso não acontecer, você pode acessar as mesmas através do menu na janela da imagem em
→ →A variety of gradient patterns can be selected from the drop-down list. The tool causes a shading pattern that transitions from foreground to background color or introduces others colors, in the direction the user determines by drawing a line in the image. For the purposes of drawing the gradient, the Reverse checkbox reverses the gradient direction with the effect, for instance, of swapping the foreground and background colors.
O valor de deslocamento permite aumentar a “declividade” do degradê. Isso determina o quão distante do ponto inicial o degradê começará. A opçãode “Acompanha forma” não é afetadas por essa opção.
O GIMP possui 11 formas, que podem ser selecionadas a partir da lista de seleção. Detalhes de cada uma da formas estão descritas abaixo.
Esse degradê começou com a cor de frente no ponto de início da linha de desenho e se altera linearmente até a cor de fundo no ponto de fim.
Esta forma segue em ambas as direções a partir do ponto de início, por uma distância determinada pela largura da linha desenhada. Isso é útil, por exemplo, para dar uma aparência de um cilindro.
Este degradê cria um círculo, com a cor de frente no centro e a cor de fundo fora do círculo. Isso dá a aparência de uma esfera sem uma iluminação direcional.
Existem quatro formas que são uma variante do quadrado: Quadrado, Acompanha a forma (angular), Acompanha a forma (esférico), e Acompanha a forma (com ondas). Todos eles colocam a cor de frente como o centro do quadrado, sendo o centro definido pelo começo da linha desenhada, e a metade da diagonal é o comprimento da linha desenhada. As quatro opções produzem alterações na maneira pela qual o degradê é calculado; fazer experimentos é a melhor maneira de ver as diferenças.
A forma Cônico (simétrico) dá a sensação de olhar para baixo do topo de um cone, que aparecerá iluminado com a cor de fundo a partir de uma direção determinada pela direção da linha desenhada.
Cônico (assimétrico) é similar ao Cônico (simétrico) exceto que o “cone” parece ter um cume aonde a linha é desenhada.
A forma de espiral cria uma espiral em que a repetição é determinada pelo tamanho da linha desenhada.
Existem dois modos de repetir: onda de serra e onda triangular. A textura de serra é conseguida começando pela cor de frente, passando por uma transição para a cor de fundo, e então começando novamente com a cor de frente. A triangular começa com a cor de frente, passando uma transição para a cor de fundo, e então sofrendo uma nova transição para a cor de frente.
O reticulado é completamente explicado no Glossário
Isso é uma forma mais sofisticada de reduzir o efeito de pontilhado, ou faixas de cores de uma transição de cor ao longo de uma inclinação ou linha curva, por exemplo se ocorre uma mudança de cor brusca no degradê em si. Em geral dá melhores resultados que o uso normal,mas é bem mais lenta.