5.8. Curvas

A ferramenta de Curvas é uma das ferramentas mais sofisticadas para mudar a cor, brilho, contraste ou transparência da camada ativa ou seleção. Enquanto que a ferramenta de níveis permite trabalhas com tons escuros e claros, a ferramenta de curvas permite trabalhar com qualquer tonalidade. Essa ferramenta trabalha em imagens RGB ou em qualquer desenhável em tons de cinza.

5.8.1. Ativando a ferramenta

Você pode acessar essa ferramenta de diversas maneiras:

  • In the image menu through ToolsColor ToolsCurves… or ColorsCurves….

  • Clicando sobre o ícone na caixa de ferramentas, caso a ferramenta tenha sido instalada nela. Para fazer isso, por favor veja Seção 1.7, “Caixa de ferramentas”.

5.8.2. Curves options

Figura 14.169. The Curves dialog

The Curves dialog

Armazenadas

Você pode salvar as configurações de cores da sua imagem clicando no botão Adicionar configurações às favoritas

O botão abre o seguinte menu:

Figura 14.170. Menu de pré-ajustes

Menu de pré-ajustes

permite escolher Importar as configurações de arquivo ou Exportar configurações para arquivo, e dá acesso à janela para gerenciar configurações salvas:

Figura 14.171. Janela para gerenciar configurações salvas

Janela para gerenciar configurações salvas

Canal

Existem cinco opções:

Valor

A curva representa o calor, ou seja, o brilho dos pixels conforme eles aparecem na imagem composta.

Vermelho; Verde; Azul

A curva representa a quantidade de cor em cada um dos três canais RGB. Aqui, tons mais escuros significa menos da cor selecionada. E tons mais claros significam mais da cor selecionada.

Alfa

A curva representa a opacidade dos pixels. Tons mais escuros significam mais transparência. Enquanto que tons mais claros significam mais opacidade. A sua imagem ou camada ativa precisa ter um canal alfa para essa opção estar ativada.

Reinicializar canal

Este botão deleta todas as alterações feitas no canal selecionado e retorna aos valores padrão.

Botões linear e logaritmo

Esses botões permitem escolher entre os tipos de histograma linear e logaritmo. Você também tem acesso a essas mesmas opções na janela de opções da ferramenta. Este histograma acinzentado é exibido por padrão.

Área de edição principal
  • Degradê horizontal: é o gráfico que representa a escala de tons de entrada. Ele também, varia de 0 (preto) para 255 (branco), de tons escuros a tons claros. Quando você ajustar a curva, ele se dividirá em duas partes; a parte superior que representa o balanço de tons da camada ou seleção.

  • O degradê vertical: representa o destino, a escala de tons de saída. Ele varia de 0 (preto) a 255 (branco), de tons escuros a tons claros.

  • O gráfico: a curva é desenhada em uma grade e vai do canto inferior esquerdo até o canto superior direito. O visor da posição x/y é constantemente exibida na parte superior esquerda do gráfico. Por padrão, a curva é reta, pois cada tom de entrada corresponde ao mesmo tom de saída.

    Se você clicar sobre a curva, uma nova ancora será criada. Quando o cursor do mouse é colocado sobre uma ancora, ele se transforma em uma pequena mão. Você pode clicar e arrastar a ancora para alterar a curva. Se você clicar fora da curva, uma nova ancora será criada, e a curva será alterada automaticamente.

    Ancoras inativas são pretas. Já as ancoras ativas são brancas. Você pode ativar uma ancora clicando sobre ela. Você também alterar entre ancoras ativas usando as teclas direcionais de esquerda e direita do seu teclado. Você também pode mover a ancora verticalmente com as teclas direcionais de cima e baixo do seu teclado. Isso permite um controle maior da posição das ancoras. Segurar a tecla Shift ao mover a ancora com o teclado faz o movimento acontecer de 15 pixels em 15 pixels.

    Duas ancoras formam um segmento de curva o que representa uma parte da tonalidade da camada. Você também pode clicar e arrastar o segmento (isso criará uma nova ancora). Obviamente, você não pode arrastar um segmento além das ancoras em seus extremos.

    Para deletar todas as ancoras (exceto as ancoras finais), clique no botão Reinicializar canal. Para deletar apenas uma ancora, basta mover ela para fora do gráfico, para a esquerda ou direita.

    Enquanto isso, ao colocar o cursor do mouse sobre a imagem, ele se tornará um conta-gotas. Se você clicar em um pixel, uma linha vertical aparecerá no gráfico, posicionada no valor correspondente do pixel em relação ao canal selecionado. Se você pressionar a tecla Shift enquanto clica no pixel, você criará uma âncora no canal selecionado. Se você pressionar a tecla Ctrl enquanto clica, você criará uma âncora em todos os canais, provavelmente incluindo o canal Alfa. Você também pode clicar e arrastar enquanto pressiona a tecla Shift ou Ctrl: isto irá mover a linha vertical e a âncora será mostrada ao soltar o botão esquerdo do mouse.

    O histograma da camada ativa ou seleção referente ao canal selecionado é representado em cinza no gráfico. Ele é apenas uma referência.

Tipo de curva
Suave

Este é o modo padrão. Isso faz a curva tomar a forma de uma linha suave com tensão. Esse modo produz um efeito mais realístico do que a opção a seguir.

Mão livre

Neste modo, você pode desenhar uma linha à mão livre. Você pode suaviza-laposteriormente alterando o modo do Tipo de Curva para suave novamente.

Pré-visualização

O botão de pré-visualização faz com que todas as alterações de níveis sejam exibidas dinamicamente fazendo com que as novas alterações sejam vistas imediatamente.

Janela de opções da ferramenta

Apesar dessa ferramenta não estar presente na caixa de ferramentas por padrão (Para coloca-la, por favor veja Seção 1.7, “Caixa de ferramentas”), ela possui uma janela de opções da ferramenta em baixo da caixa de ferramentas. As opções disponíveis estão descritas aqui:

Escala do histograma

Essas duas opções tem a mesma ação que os botões de logaritmo e linear na janela da ferramenta de Curvas.

Amostra da média

Este seletor ajusta o raio para média de cores coletada. Essa área aparece como um quadrado maior ou menor conforme você clica em um pixel. Neste caso, o conta-gotas é usado para localizar um pixel: raio = 1 parece ser a melhor escolha.

5.8.3. Usando a ferramenta de Curvas

5.8.3.1. Resumo e formas básicas

Nós criamos ancoras e segmentos em uma curva e então movemos eles para criar uma curva. Essa curva mapeia os tons de entrada da camada ativa ou seleção em relação aos tons de saída.

5.8.3.1.1. Como a ferramenta de curvas funciona

Mover a ancora de um pixel para cima torna o pixel mais claro.

Mover a ancora para baixo

5.8.3.1.2. Tornar a curva mais horizontal

Tornar a curva mais horizontal faz com que todos o nível de tons de entrada formem um nível menor de tons de saída.

O histograma mostra a compressão dos pixels de acordo com o nível de tons de saída. pixels mais escuros e mais claros desapareceram: o contraste diminuiu.

Figura 14.172. Tornar a curva mais horizontal

Tornar a curva mais horizontal

Tornar a curva mais horizontal

Tornar a curva mais horizontal

O histograma resultante


5.8.3.1.3. Tornar a curva mais vertical

Mover o ponto final superior para a esquerda e o ponto final inferior para a direita é o mesmo que mover o o ajustador branco para a esquerda e o ajustador preto para a direita na ferramenta de níveis: todos os pixels que possuem valores maiores do que o do ponto branco (a parte plana da curva) se tornarão brancos (mais colorida / mais opacas de acordo com o canal selecionado). Todos os pixels que possuem um valor menor que o do ponto preto (a curva plana menor) se tornarão pretos (preto / completamente transparente). Pixels que correspondem a um ponto da curva ficarão mais claros. Enquanto que pixels correspondentes à um ponto da curva ficarão mais escuros. Todos esses pixels terão o seu nível de tons de saída estendidos. Tente também desenhar um S com a curva: dessa forma, não se perdem os valores nos extremos, e a curva central fica mais vertical, aumentando o contraste.

O histograma mostra a extensão dos valores, de preto (0) a branco (255): o contraste está maior. Caso o canal Valor esteja selecionado, as mudanças afetarão todos os canais e tons de cores.

Figura 14.173. Tornar a curva mais vertical

Tornar a curva mais vertical

Tornar a curva mais vertical

Tornar a curva mais vertical

Resultado e seu histograma


5.8.3.2. Casos práticos
5.8.3.2.1. Inverter cores

Curvas invertidas

O preto se torna branco (completamente colorido / completamente opaco). E o branco se torna preto (preto, completamente transparente). Todos os pixels adotam uma cor complementar. Por que disso? Porque ao subtrair 255 dos valores dos canais torna as cores complementares. Por exemplo: (19, 197, 248) um azul de céu vira (255-19, 255-197, 255-248) = (236, 58, 7), um vermelho brilhante.

5.8.3.2.2. Acentuar o contraste

Contraste acentuado

O contraste é acentuado nos meio-tons cinzas por que a curva fica mais inclinada ali. As áreas de tons claros e escuros são aumentadas, mas o contraste ficamenor nessas áreas porque a curva é mais plana.

5.8.3.2.3. Trabalhando nos canais de cores

Para cada canal, nós movemos o ponto branco horizontalmente para a esquerda, até o inicio dos tons claros no histograma. Isso faz os tons claros ficarem ainda mais claros. Então nós movemos a curva para clarear os tons médios e as sombras, mas mantendo os tons escuros em preto (para manter o preto, basta não mover a âncora mais a esquerda)

A imagem original e o resultado