6.7. Operação da GEGL

Figura 14.191. Ferramenta de Operação da GEGL

Ferramenta de Operação da GEGL

O GEGL (Generic Graphical Library — Biblioteca Gráfica Genérica) é uma biblioteca de processamento de imagens baseada em grafos (o conceito matemático) desenvolvida para realizar as várias tarefas de processamento de imagens necessárias no GIMP.

A ferramenta de operação da GEGL foi adicionada no GIMP 2.6 e foi originalmente pensada para ser uma ferramenta útil para desenvolvedores do GIMP. A ferramenta de operação da GEGL permite a você aplicar várias operações da GEGL diretamente a uma imagem exibir os resultados diretamente na tela.

[Atenção] Atenção

A próxima versão estável do GIMP, a 2.10, fará uso extensivo da GEGL, permitindo maior profundidade de cores, e pré-visualização direto na imagem para a maioria dos filtros. (Até a versão atual, os filtros tem que ter sua própria miniatura da imagem para pré-visualização). As várias opções nesta ferramenta da GEL se parecem muito com como os filtros se comportarão no futuro.

A ferramenta de operação da GEGL é uma ferramenta em fase experimental.

6.7.1. Ativando a ferramenta

O único meio de ter acesso a essa ferramenta é através do menu na janela de imagem: FerramentasOperação da GEGL.

[Dica] Dica

Em adição à essa ferramenta o GIMP pode usar a GEGL internamente para combinar as camadas de desenho e nas ferramentas de pintura. Mas até a versão 2.8 ele não tira proveito algum disso, uma vez que as operações são feitas, as imagens são codificadas novamente em 8 bits por cor, em cada camada.

6.7.2. Opções

Figura 14.192. Opções de ferramentas da ferramenta de Operação da GEGL

Opções de ferramentas da ferramenta de Operação da GEGL

Ferramenta de operação da GEGL com nenhuma operação selecionada.


Operação

Clique sobre este botão para selecionar a operação que você deseja aplicar à seleção ativa ou, caso não haja nenhuma seleção, à camada ativa.

Algumas dessas operações são muitas básicas como a color (cor)que preenche a seleção ativa ou camada com a cor especificada, enquanto operações como a fractal-explorer (Explorador de fractais) produz padrões muito complexos; assim como vários dos filtros de renderização.

Se lembre de que essa é uma ferramenta experimental, então algumas das operações podem não funcionar ou mesmo travar o GIMP. Em particular, na suainstalaçao do GIMP, pode não haver tradução para o português nem para o nome das operações, nem para os nomes dos parâmetros.Devido a natureza experimental desta ferramenta, não faz sentido descrever todas as operações: experimente-as. Em particular a operação C2G, que em inglês é abreviação de Cor para tons de cinza é um filtro bem maduro, que leva em conta a percepção de tons de cinza do olho humano ao reduzir a saturação, criando imagens em tons de cinza muito mais bonitas do que as obtidas usando-se a ferramenta de Cores/Dessaturar.

Configurações de operação

As configurações de operação dependem da Operação escolhida:

Figura 14.193. Exemplo de Configurações de operação

Exemplo de Configurações de operação

Operação da GEGL de gaussian-blur (Desfocagem gaussiana) selecionada.


Se as opções da operação da GEGL selecionada não forem auto-explicativas (adivinhe qual é propósito da opção cor da operação cor??) você pode procurar por uma ferramenta que não seja daGEGL. Por exemplo, o filtro Explorador de fractal pode ter as mesmas opções da operação que o fractal-explorer da GEGL.

Ou você pode usar a incrível funcionalidade de pré-visualização em tempo real na imagem e simplesmente experimentar as diferentes opções de cada operação.

Pré-visualização

Se esta opção estiver marcada, como está por padrão, você terá uma amostra exibida diretamente na tela da operação selecionada toda vez que alterar algum dos parâmetros. Você terá que pressionar o botão OK para aplicar a operação à imagem.

Os botões da ferramenta

Restaurar

Pressionar este botão restaura as opções para as suas opções padrão.

Cancelar

Clicar neste botão cancela a ferramenta de operação da GEGL e deixa a sua imagem intocada. Isso é o equivalente ao fechar uma janela de dialogo usando o clássico botão Fechar disponível no seu gerenciador de janelas.

OK

Você precisa pressionar este botão para aplicar a operação selecionada à imagem. Então a janela de diálogo será fechada.