6.5. Medidas

Figura 14.186. Ferramenta de medidas

Ferramenta de medidas

A ferramenta de medidas é usada para se descobrir informações sobre a distância entre os pixels da imagem na qual você está trabalhando. Ao clicar e segurar o botão do mouse, você vai poder determinar o ângulo e o número de pixels entre o ponto do clique o local para qual você mover o cursor do mouse. A informação será exibida na barra de status ou também pode ser exibida na janela de informações.

Quando você passar o cursor do mouse sobre o ponto final, ele se transformará em um ponto móvel. Então, se você clicar sobre ele você poderá arrastar o ponto final e medir a distância do mesmo ponto inicial para outros pontos.

6.5.1. Barra de estado

A informação será mostrada na barra de estado, na parte inferior da janela de imagem:

  • distância entre o ponto original e o cursor do mouse, em pixels.

  • Ângulo, em cada quadrante, de 0° a 90°.

  • Coordenadas do ponto em relação ao ponto original.

6.5.2. Ativando a ferramenta

  • Você pode ativar a ferramenta de medições através do menu da janela de imagem em FerramentasMedidas,

  • ou clicando no ícone da ferramenta: na caixa de ferramentas.

6.5.3. Teclas Modificadoras (por padrão)

Shift

Pressionar a tecla Shift e clicar no ponto final da medição anterior permite começar uma nova medição sem remover a medição anterior. O ângulo é medido a partir da linha anterior e não da linha horizontal padrão. O cursor do mouse exibirá um sinal de +. Então, você pode medir qualquer ângulo na imagem.

Ctrl

Ao pressionar a tecla Ctrl, a ferramenta entra no modo de restrição de ângulos. A orientação da linha é forçada a aparecer apenas em ângulos múltiplos de 15 graus em relação a horizontal. (Dica: essa funcionalidade de restrição a ângulos de 15° também funciona ao com a maior parte das ferramentas de pintura)

Pressionando a tecla Ctrl ao clicar em um ponto final fará com queuma guia horizontal seja criada. O cursor do mouse exibirá um ícone .

Alt

Com a tecla Alt pressionada, clique no ponto final para criar uma guia vertical (em alguns sistemas é necessário pressionar Shift + Alt. O ponteiro do mouse irá mostrar o ícone .

Ctrl+Alt

Pressionar essa combinação de teclas e clicar em uma linha de medição permite mover a medição.

Pressionar a combinação de teclas Ctrl+Alt e clicar em um ponto final cria duas guias: uma vertical e uma linha horizontal passando pelo ponto clicado.

6.5.4. Opções

Figura 14.187. Opções da ferramenta de medições

Opções da ferramenta de medições

Usar janela de informações

Esta opção fará com que apareça uma janela de informações contendo detalhes e resultados das medições da ferramenta. As informações são as mesmas que as exibidas na barra de estado, e a janela,muitas vezes tem o péssimo costume de aparecer exatamente no ponto em que você está tirando as medidas, atrapalhando seu trabalho.

6.5.5. Medindo áreas

Você não pode medir áreas diretamente, mas você pode usar o Histograma que lhe mostrará o número de pixels em uma seleção.