3.6. Lápis

Figura 14.70. Ferramenta de lápis

Ferramenta de lápis

A ferramenta de lápis é usada para desenhar linhas com uma borda dura a mão livre. O lápis e o pincel são ferramentas similares. A principal diferença entre as duas ferramentas é que apesar de ambas usarem o mesmo tipo de pincel, a ferramenta de lápis não irá produzir bordas suaves, mesmo com um pincel com bordas muito suaves. Ela nem mesmo possui anti-serrilhamento.

Por que você gostaria de trabalhar com uma ferramenta tão rude? O uso mais importante provavelmente é que quando se trabalha com imagens muito pequenas, como ícones, nas quais você trabalha com um nível muito alto de zoom e precisa colocar cada pixel exatamente no local correto. Com a ferramenta de lápis, você tem a confiança de que cada pixel que está nos limites do pincel será alterado da exata forma que você espera.

[Dica] Dica

Se você deseja desenhar linhas retas com o lápis (ou qualquer uma as diversas ferramentas de desenho), clique no ponto inicial, e então segure Shift e clique no ponto final.

3.6.1. Ativando a ferramenta

  • A ferramenta de lápis pode ser ativada no menu da janela de imagem: FerramentasFerramentas de pinturaLápis

  • A ferramenta também pode ser ativada ao clicar no ícone da ferramenta:

  • ou clicando no atalho de teclado N

3.6.2. Teclas modificadoras (por padrão)

Ctrl

Essa tecla alterna o lápis com o Seletor de cores.

Shift

This key places the pencil tool into straight line mode. Holding Shift while clicking the mouse Left Button will generate a straight line. Consecutive clicks will continue drawing straight lines that originate from the end of the last line.

3.6.3. Opções

Figura 14.71. Opções da ferramenta de lápis

Opções da ferramenta de lápis

Normalmente, as opções da ferramenta são exibidas assim que você ativa uma ferramenta em uma caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas. Se isso não acontecer, você pode acessar as mesmas através do menu na janela da imagem emJanelasDiálogos de EncaixeOpções de ferramentas

Modo; Opacidade; Pincel; Dinâmicas; Opções de dinâmicas; Aplicar espalhamento; Pincelada suave; Incremental
Veja Opções em comum das ferramentas de pintura para uma descrição das opções da ferramenta que são aplicáveis a todas as ferramentas de pintura.