5.6. Limiar

A ferramenta de limiar transforma a camada ativa ou seleção em uma imagem preto e branco, em que os pixels brancos representam os pixels da imagem imagem cujo valor está dentro da faixa de tons selecionada, e pixels pretos representam pixels com valores fora da faixa marcada.

Você pode usar essa ferramenta para destacar imagens em preto e branco (um texto escaneado, por exemplo) ou para criar máscaras de seleção.

[Nota] Nota

Como essa ferramenta cria uma imagem em preto e branco, a suavização da imagem original desaparecerá. Se isso for um problema, use a ferramenta de Níveis.

5.6.1. Ativando a ferramenta

Existem diversas maneiras de ativar a ferramenta:

  • You can access this tool from the image menu through ToolsColor ToolsThreshold…,

  • or through ColorsThreshold…,

  • ou clicando no ícone na caixa de ferramentas se a ferramenta tiver sido instalada lá. Para fazer isso, por favor veja Seção 1.7, “Caixa de ferramentas”.

5.6.2. Opções

Figura 14.154. Opções da ferramenta de limiar

Opções da ferramenta de limiar

Armazenadas

Você pode salvar as configurações de cores da sua imagem clicando no botão Adicionar configurações às favoritas

O botão abre o seguinte menu:

Figura 14.155. Menu de pré-ajustes

Menu de pré-ajustes

permite escolher Importar as configurações de arquivo ou Exportar configurações para arquivo, e dá acesso à janela para gerenciar configurações salvas:

Figura 14.156. Janela para gerenciar configurações salvas

Janela para gerenciar configurações salvas

Faixa do limiar

A ferramenta de limiar exibe um gráfico visual, um histograma, dos valores de intensidade da camada ativa ou seleção. Você pode escolher qualquer faixa para o limiar, seja usando as caixas de texto ou clicando e arrastando o seletor no gráfico. Isso permite selecionar uma parte da imagem com uma certa intensidade e o fundo da imagem com outra intensidade. Os pixels selecionados dentro da faixa de limiar se tornarão brancos, e os demais serão pretos. Ajuste a faixa de forma que você consiga deixar as partes desejadas em branco sobre um fundo preto.

Pré-visualização

A opção de pré-visualização permite visualizar as mudanças da camada ativa ou seleção automaticamente enquanto você a seleção de intensidade.

5.6.3. Usando a ferramenta de limiar e a máscara rápida para criar uma máscara de seleção

Não é sempre o caso, mas se você deseja extrair um elemento de uma imagem que se destaca bem do fundo, pode usar a ferramenta de limiar para seleciona-lo. O livro Grokking the GIMP mostra um método baseado em uma máscara de canal, mas usar a Máscara rápida é mais fácil.

  1. Primeiro comece decompondo a sua imagem em componentes RGB e HSV usando o filtro Decompor. Uma nova imagem em Tons de cinza será criada e os componentes serão exibidos em forma de camadas na janela de camadas. Essas camadas vem com uma miniatura, mas ela é muito pequena para uma visualização fácil. Você pode, obviamente, aumentar o tamanho da miniatura através do menu da janela de camadas (o pequeno botão de triângulo), mas clicar nos olhos é mais simples para exibir a camada desejada na imagem decomposta. Selecione a camada em que o elemento desejado aparece com mais destaque.

    Figura 14.157. A imagem original, a imagem decomposta e a janela de camadas

    A imagem original, a imagem decomposta e a janela de camadas
    A imagem original, a imagem decomposta e a janela de camadas
    A imagem original, a imagem decomposta e a janela de camadas

  2. Ative a ferramenta de limiar na imagem decomposta. Mova a seta preta, até que a ferramenta de limiar isole da melhor forma possível o elemento que você deseja extrair. Certamente não ficará perfeitamente isolado: nós vamos melhorar o resultado com a máscara de seleção que vamos criar.

    [Atenção] Atenção

    Tenha certeza de que você estava com a camada correta selecionada ao ativar a ferramenta de limiar: quando ela é aberta, você não pode alterar para outra camada.

    Figura 14.158. A camada selecionada após o ajuste de limiar

    A camada selecionada após o ajuste de limiar

    Nós obtivemos o melhor contorno da flor. Mas ainda existem alguns objetos que devem ser removidos.


  3. Tenha certeza de que a imagem exibida da camada selecionada está ativa e copiada para a área de transferência usando as teclas de atalho Ctrl+C.

  4. Agora, ative a imagem original. Clique no botão de Máscara rápida no canto inferior esquerdo da janela de imagem: a imagem será coberta por uma máscara vermelha (por padrão) translúcida. Essa cor vermelha não é boa para distinguir o que está marcado, já que a nossa imagem tem muitos tons vermelhos: vá na janela de canais, ative o canal de Máscara Rápida e altere a cor através da opção Editar atributos de canais. Volte para a imagem original. Pressione as teclas Ctrl+V para colar a camada copiada anteriormente.

    Figura 14.159. A máscara

    A máscara

  5. Voilà. A sua máscara de seleção está pronta: você pode melhorar a seleção como sempre. Quando a seleção estiver pronta, desative a máscara rápida clicando novamente em seu botão: você vai ver o contorno pontilhado delimitando a seleção.

    Figura 14.160. O resultado

    O resultado
    O resultado

    Nós usamos o zoom para trabalhar no nível de pixel, a ferramenta de laço para remover grandes áreas indesejadas, e o lápis (para obter contornos duros), pintamos de preto para remover áreas selecionadas, e pintamos de branco para adicionar áreas selecionadas, especialmente na área do talo da flor.