2.2. Adicionando fontes

Para a referência mais correta e atualizada sobre como usar fontes no GIMP, consulte a página Fonts in GIMP 2.0 em [GIMP-FONTS], na página web do GIMP. Esta seção tenta dar uma visão geral de seu uso.

O GIMP usa o motor de fontes FreeType 2 e um sistema chamado Fontconfig para gerência-las. O GIMP permite que você use qualquer fonte nas pastas de caminho de fontes do Fontconfig; também permitirá a você usar qualquer fonte nas pastas de fontes do GIMP, que você pode configurar na guia Pastas de Fontes do diálogo de preferências. Por padrão, o caminho de busca de fontes inclui uma pasta de fontes do GIMP (que você não deveria alterar), e uma pasta fonts dentro da sua pasta pessoal de arquivos do GIMP. Se for conveniente, você pode adicionar mais pastas além dessas.

O Freetype 2 é um sistema bem poderoso e flexível. Por padrão, ele suporta os seguintes formatos de arquivo:

Você também pode adicionar módulos para suportar outros tipos de arquivos de fontes. Veja Freetype 2 - [FREETYPE] para maiores informações.

Linux. Em um sistema Linux, se o utilitário Fontconfig estiver configurado como em geral está, tudo o que você tem que fazer para adicionar uma nova fonte é coloca-la na pasta ~/.fonts. Isso a tornará disponível não só para o GIMP como para qualquer programa que use o Fontconfig. Se por algum motivo você desejar tornar a fonte disponível somente para o GIMP, você pode cola-la na pasta fonts dentro da sua pasta pessoal do GIMP. Ao fazer isso,a fonte aparecerá da próxima vez que você iniciar o GIMP ou ao apertar o botão de Atualizar no Diálogo de fontes.

Windows. A melhor forma de instalar uma fonte é arrastar o arquivo de fonte para a pasta de Fontes, e deixar o sistema fazer sua mágica. A não ser que você tenha feito alguma coisa criativa, provavelmente ela está no local padrão, em C:\windows\fonts ou C:\winnt\fonts.

Mac OS X. Há várias formas de instalar fontes no seu sistema de arquivos, Você pode arrasta-la e solta-las na pasta Fonts na pasta Libraries da sua pasta home. Ou você pode usar o Font Book, invocado ao se fazer duplo-clique em um arquivo de fontes no finder. Esses métodos tornarão as fontes disponíveis para todas as aplicações, não só para o GIMP. Se você quiser que todos os usuários possam usar as fontes, arraste-as para a pasta Fonts dentro de Libraries no disco do Mac OS X™, ou para a pasta Computerna coluna Collection do Font Book.

Para instalar uma fonte Type 1, você precisa de dois arquivos, um .pfb e um .pfm para cada fonte. Coloque-os na mesma pasta - há alguns mecanismos que poderiam fazer a fonte funcionar se cada um desses arquivos estiver numa pasta diferente, mas é melhor não fazer isso.

A princípio, o GIMP pode usar qualquer tipo de fonte no Windows que o Freetype possa tratar. Entretanto, fontes que o Windows não consiga usar nativamente, devem ser colocadas na pasta fonts da sua pasta pessoal do GIMP. Os tipos de fonte suportados pelo Windows variam com a versão. Todas as versões em que o GIMP funciona suportam pelo menos Truetype, fontes FON do Windows, FNT do Windows. O Windows 2000 em diante suporta fontes OpenType e Type 1.

[Nota] Nota

O GIMP usa o Fontconfig para gerenciar fontes no Windows, assim como no Linux. As instruções acima funcionam por que por padrão, o Fontconfig usa a pasta de Fontes do Windows, isso é, as mesmas fontes que o Windows usa para si mesmo. Se por algum motivo seu Fontconfig estiver configurado de forma diferente, você terá que descobrir onde colocar suas fontes de forma que o GIMP possa encontra-las: em todo caso, a pasta fonts na sua pasta pessoal do GIMP deve funcionar.