5.2. Propriedades de vetores

Vetores, assim como camadas e canais, são componentes de uma imagem. Quando uma imagem é salva no formato nativo do GIMP, o XCF, todos os vetores são salvos junto com a mesma. A lista de vetores em uma imagem pode ser vista e manipulada usando-se o Diálogo de vetores. Você pode mover um vetor de uma imagem para outra usando copiar e colar a partir do menu de contexto do diálogo de vetores, ou arrastando e soltando um ícone de vetor do diálogo de Vetores para a janela de imagem de destino.

Vetores do GIMP pertencem ao tipo matemático chamado curvas de Bézier. O que isso significa, em termos práticos, é que os mesmos são definidos por âncoras e alças. Âncoras são pontos por onde o vetor passa, e Alças definem a direção da curva do vetor quando ele entra ou sai de cada ponto de âncora: cada ponto de âncora tem duas alças associadas.

Vetores podem ser bastante complexos. Se você os criar manualmente, usando a ferramenta de Vetores, a não ser que você seja obcecado, eles provavelmente não terão mais do que algumas duzias de pontos de controle (com frequência muito menos); mas se você os cria transformando uma seleção em um vetor, ou transformando texto em um vetor, o resultado pode facilmente conter centenas, ou mesmo milhares de pontos de âncora.

Um vetor pode conter múltiplos componentes. Um componente é uma parte do vetor cujos pontos de controle estão todos conectados entre si por segmentos de curva. A habilidade de ter múltiplos componentes num vetor permite que você os converta em seleções que tem múltiplas partes desconectadas.

Cada componente de um vetor pode ser aberto ou fechado: fechado significa que o último ponto de âncora está conectado ao primeiro ponto de âncora. Se você transformar um vetor numa seleção, ela é criada como se os componentes abertos fossem fechados, criando automaticamente uma linha reta que liga a última âncora até a primeira. Os componentes do vetor em si não são alterados por conta disso.

Segmentos de vetor pode ser retos ou curvos. Um vetor é chamado depoligonal se todos os seus segmentos são retos. Um novo segmento de vetor sempre é criado sendo reto; as alças para os pontos de âncora ficam diretamente em cima dos próprios pontos, com controladores comprimento zero - o que produz segmentos retos. Arraste uma alça para fora de sua âncora correspondente para fazer um segmento se curvar. (Nas versões antigas do GIMP, até a 2.2 arrastar diretamente a alça era a única forma de curvar um segmento)

Uma coisa interessante sobre vetores é que eles consomem muito poucos recursos, especialmente se comparados com imagens. A representação de um Vetor na memória requer que sejam guardados apenas as coordenadas de seus pontos de âncora e alças. 1KB de memória é o suficiente para guardar um vetor complexo, mas não é o suficiente para manter nem uma pequena uma camada RGB de 20x20 pixels. Portanto é possível ter literalmente centenas de vetores numa imagem sem causar stress significativo ao seu sistema. O tanto de stress que centenas de vetores podem causar em você, entretanto, é uma outra questão. Mesmo um vetor com milhares de segmentos consome recursos mínimos se comparado com uma Camada ou Canais típicos.

Vetores podem ser criados e manipulados através da ferramenta de Vetores.