2. Criando e usando seleções

2.1. Movendo uma seleção

As seleções retangulares e elípticas tem dois modos. O modo padrão tem alças na seleção. Se você clicar dentro da seleção, ou pressionar a tecla Enter,as alças desaparecem, deixando apenas a linha tracejada (formigas marchantes). As demais ferramenta de seleção tem um comportamento diferente.

2.1.1. Movendo as seleções retangular e elíptica

Se você clicar e arrastar uma seleção com alças, você pode mover a linha de contorno da seleção, mas sem mover a parte da imagem dentro da mesma.

Selecione a ferramenta de Mover e ajuste as opções para mover a seleção. A ferramenta pode mover a seleção, vetores, ou camadas.

Figura 7.5. Movendo a linha de seleção

Movendo a linha de seleção

A maior parte dos sistemas permite que a seleção seja movida usando-se as teclas-seta. O comportamento preciso depende do sistema. Se as teclas seta sozinhas não fizerem a seleção se mover, tente manter o ponteiro do mouse sobre a seleção, sem clicar em nada. Tente pressionar e manter as teclas Shift (ou Ctrl+Alt, Shift+Alt, ou Alt), enquanto pressiona as setas. Uma combinação pode mover a seleção de um em um pixel e outra de 25 em 25 pixels. Se você mantiver o cursor sobre uma das alças do canto ou um lado da seleção, as teclas seta podem mudar o seu tamanho.

Se você clicar e arrastar em uma seleção que esteja sem as alças, você irá criar uma nova seleção. A anterior será perdida. Para mover a seleção você tem que

  • segurar as teclas Ctrl+Alt pressionadas, e clicar-e-arrastar a seleção. Isso torna o lugar original na imagem vazio (transparente ou preenchido com a cor de fundo). Uma seleção flutuante é criada. Os comandos de tecla requeridos podem diferir no seu sistema. Acompanhe a barra de estado do GIMP para ver se alguma outra combinação é especificada, por exemplo, Shift+Ctrl+Alt.

    Figura 7.6. Movendo uma seleção e seu conteúdo, esvaziando á área de origem.

    Movendo uma seleção e seu conteúdo, esvaziando á área de origem.

  • Segure Shift+Alt para clicar e arrastar a seleção sem apagar a área selecionada originalmente. Uma seleção flutuante é criada.

    Figura 7.7. Mover uma seleção e seu conteúdo sem apagar a área originalmente selecionada.

    Mover uma seleção e seu conteúdo sem apagar a área originalmente selecionada.

[Nota] Nota

Em alguns sistemas, você precisa apertar Alt antes de pressionar o Shift ou o Ctrl. Nesses sistemas, se você pressionar o Shift ou o Ctrl primeiro, fará o GIMP entrar no modo que adiciona ou subtrai à seleção atual, e depois disso, a tecla Alt se torna inefetiva.

2.1.2. Movendo as demais seleções

As seleções criadas de outra forma (ferramenta de laço, varinha mágica, por cor), não tem alças. Clicar e arrastar não move as mesmas. Para mover seus conteúdos, você pode fazer como fez para as seleções retangular e elípticas — segure as teclas Ctrl+Alt ou Shift+Alt e clique e arraste.

Se você usar as teclas-seta do teclado em vez de clicar e arrastar, você moverá o contorno da seleção.

2.1.3. Outro método

[Nota] Nota

Você também pode usar um método mais consistente para mover uma seleção com seus conteúdos. Torne a uma seleção flutuante. Então você pode mover seu conteúdo, apagando a origem, clicando e arrastando, ou usando as teclas seta do teclado. Para mover sem apagar o conteúdo original, use Copiar-e-Colar. Para transformar uma seleção em seleção flutuante sem mágica de teclas modificadoras, vá em Selecionar->Flutuar, no menu da janela de imagens.