Capítulo 7. Pintando com o GIMP

Índice

1. A Seleção
1.1. Enevoar
1.2. Tornando uma seleção parcialmente transparente.
2. Criando e usando seleções
2.1. Movendo uma seleção
2.2. Adicionando ou subtraindo seleções
3. A Máscara Rapida
3.1. Visão Geral
3.2. Propriedades
4. Usando o modo de Máscara rápida
5. Vetores
5.1. Criação de vetores
5.2. Propriedades de vetores
5.3. Vetores e seleções
5.4. Transformando vetores
5.5. Contornando um vetor
5.6. Vetores e texto
5.7. Vetores e arquivos SVG
6. Pincéis
7. Adicionando novos pincéis
8. A caixa de diálogo de arquivos GIH
9. Mudando o tamanho do pincel
9.1. Como variar a altura de um pincel
9.2. Criando um pincel rapidamente
10. Degradês
11. Texturas
12. Paletas
12.1. Mapa de cores
13. Definições
14. Desenhando objetos simples
14.1. Desenhando uma linha reta
14.2. Criando uma forma básica

1. A Seleção

Eventualmente pode acontecer de você estar trabalhando numa imagem, e querer que apenas uma parte da imagem seja afetada. No GIMP, você pode fazer isso acontecer selecionando a região desejada. Cada imagem tem uma seleção associada a ela. A maioria, mas não todas, as operações do GIMP funcionam apenas em partes selecionadas da imagem.

Figura 7.1. Como você isola a árvore?

Como você isola a árvore?

Há muitas, muitas situações em que a criação de apenas uma seleção certa é a chave para obter o resultado desejado, e muitas vezes isso não é fácil fazer. Por exemplo, na imagem acima, suponha que eu queira cortar a árvore separando-a do fundo, e colando-a em uma imagem diferente. Para fazer isso, eu preciso criar uma seleção que contenha a árvore e mais nada. É difícil porque a árvore tem uma forma complexa, e em vários pontos é difícil distinguir os objetos por trás dela.

Figura 7.2. Seleção mostrada como de costume, com uma linha tracejada.

Seleção mostrada como de costume, com uma linha tracejada.

Agora aqui está um ponto muito importante, e é crucial entender isso. Normalmente, quando você cria uma seleção, você a vê como uma linha tracejada contendo uma parte da imagem. Uma ideia comum, mas não muito correta, mas que serve como ideia inicial, é que a seleção é uma espécie de recipiente, com as partes selecionadas da imagem dentro, e as partes não selecionadas fora. Embora este conceito de seleção seja bom para muitos propósitos, não é inteiramente correto.

Na verdade, a seleção é implementada como um canal. Em termos da sua estrutura interna, ela é idêntica aos canais vermelho, verde, azul, e alfa de uma imagem. Assim, a seleção tem um valor definido em cada pixel da imagem, variando entre 0 (não selecionado) e 255 (totalmente selecionado). A vantagem desta abordagem é que ela permite que alguns pixels sejam selecionados parcialmente, dando-lhes valores intermediários entre 0 e 255. Como você poderá ver, há muitas situações onde é desejável ter transições suaves entre as regiões selecionadas e não selecionadas.

O que, então, é a linha tracejada que aparece quando você cria uma seleção?

A linha tracejada é uma linha de contorno, dividindo as áreas que são selecionadas com mais da metade do valor (128) de áreas que são menos selecionadas.

Figura 7.3. Mesma seleção no modo de Máscara Rápida.

Mesma seleção no modo de Máscara Rápida.

Ao olhar para a linha tracejada que representa a seleção, sempre lembre que a linha conta apenas parte da história. Se você quiser ver a seleção com todos os detalhes, a maneira mais fácil é clicar no botão Máscara Rápida no canto inferior esquerdo da janela de imagem, logo a esquerda da barra de rolagem horizontal. Isto faz com que a seleção seja mostrada como uma sobreposição translúcida no topo da imagem. As áreas selecionadas não são afetadas; as áreas não selecionadas são mostradas sob um tom avermelhado. Quanto mais completamente selecionada uma área estiver, menos vermelha ela aparece.

Muitas operações funcionam de forma diferente no modo Máscara Rápida, como mencionado em Visão geral da Máscara Rápida. Use o botão Máscara Rápida no canto inferior esquerdo da janela de imagem para alternar entre modo Máscara Rápida ligado e desligado.

Figura 7.4. A mesma seleção no modo de Máscara Rápida depois de enevoar.

A mesma seleção no modo de Máscara Rápida depois de enevoar.

1.1. Enevoar

Com as configurações padrão, as ferramentas de seleção básicas, tais como a ferramenta seleção retangular, criam seleções bruscas. Pixels dentro da linha tracejada são totalmente selecionados, e os pixels fora completamente desmarcados. Você pode verificar isso alternando a máscara rápida: você vê um retângulo com bordas bem definidas, rodeado por vermelho uniforme. Use a opção Enevoar bordas nas opções de ferramentas para alternar entre seleções enevoadas e seleções nítidas. O raio de enevoar, que você pode ajustar, determina a distância sobre a qual ocorre a transição.

Se você estiver acompanhando, tente fazer isso com a ferramenta de seleção Retangular, e ative o modo de Máscara rápida. Você irá ver claramente um retângulo com a borda enevoada.

Enevoar é muito útil quando você precisa cortar e colar, pois o objeto colado se combina suavemente com o entorno.

É possível enevoar uma seleção a qualquer momento, mesmo se ela foi criada originalmente sem a opção estar ativada. Para isso vá em SelecionarEnevoar no menu da janela da imagem, para abrir o diálogo Enevoar a seleção. Selecione o raio de enevoar e clique em OK. Vá em SeleçãoTornar nítida para fazer o oposto — tornar nítida uma seleção que estava enevoada.

[Nota] Nota

Explicando para os leitores mais técnicos: enevoar aplica uma desfocagem gaussiana no canal da seleção, com o nível de desfocagem igual ao raio selecionado. Você pode obter o mesmo efeito usando o filtro de desfocagem gaussiana com a Máscara Rápida ativa.

1.2. Tornando uma seleção parcialmente transparente.

Você pode escolher a opacidade da camada, mas não pode fazer o mesmo para uma seleção diretamente. Isso é muito útil para tornar a imagem de um vidro transparente ou translúcida. Use os métodos a seguir para alterar a opacidade da camada:

  • Para seleções simples, use a ferramenta Borracha com a opacidade desejada.

  • Para seleções complexas: vá em SelecionarFlutuar para fazer uma seleção flutuar. Isso criará uma nova camada com a seleção chamada Seleção flutuante. Altere o nível de opacidade na janela de camadas até obter a opacidade desejada. Para ancorar a seleção: fora da seleção, o cursor do modem aparecerá com uma âncora. Ao clicar com o cursor enquanto a âncora aparece, a seleção flutuante desaparecerá da janela de camadas e a seleção irá para o lugar certo e será parcialmente transparente (a ancoragem funcionará desse jeito apenas se uma ferramenta de seleção estiver ativada: você também pode usar o comando de Ancorar camada no diálogo de camadas, clicando no ícone de âncora, na parte inferior).

    E, caso você use essa função frequentemente: Ctrl-C para copiar a seleção, Ctrl-V para colar a área de transferência como uma seleção flutuante, e CamadaNova camada para transformar a seleção em uma nova camada. Você pode ajustar a opacidade antes, ou depois criando uma nova camada.

  • Outra forma de fazer isso: vá em CamadaMáscaraAdicionar máscara à camada para adicionar uma máscara de camada à camada usando a seleção. Comece criando uma seleção, então use um pincel com a opacidade desejada para pintar a seleção com preto, ou seja, pintá-la com transparência. Então vá em Camada/Máscara/Aplicar máscara à camada. Veja a seção Seção 2.1.3, “Máscaras de camada”.

  • Para o fundo sólido de uma imagem se tornar transparente, adicione um canal alfa, e use a ferramenta de seleção contígua (varinha mágica) para selecionar o fundo. Então, use a ferramenta Seletor de cores para selecionar a cor de fundo, o que fará com que ela seja a cor de frente na caixa de ferramentas. Use então a ferramenta de Preenchimento (baldinho) com a cor selecionada. Use a ferramenta de Preenchimento no modo Apagar cor, o que fará com que os pixels com a cor selecionada sejam apagados; outros pixels serão parcialmente apagados e a cor será alterada.

    Outro método simples está em EditarLimpar, o que deixará a seleção completamente transparente, se a camada tiver um canal alfa.