Esse filtro cria um efeito 3D ao carimbar uma imagem (o cartão) e então mapea-la em uma outra imagem. A altura de uma ondulação depende da luminosidade de um pixel, e você pode configurar a direção da luz. Consulte Esculpir para maiores informações sobre o processo de relevo. Você pode aplicar o mapa de relevo a qualquer tipo de imagem, ao contrário do que acontece com o filtro Esculpir. Note que se a imagem a ser mapeada tiver a cor em qualquer dos canais em seu limite máximo (por exemplo um amarelo puro com RGB (0,255,255)), essas cores não podem mais ser clareadas, então o filtro só atuará com sombras, ou distorcendo as cores. Para melhores resultados, diminua o brilho da imagem antes de aplicar o mapeamento.
Se marcado, os resultados das alterações nos parâmetros serão mostrados na pré-visualização. Barras de rolagem permite que você caminhe pela imagem para visualiza-la por inteiro.
Esta lista flutuante permite que você escolha qual imagem será usada como mapa para o mapa de relevo. A lista contém camadas de imagens abertas no GIMP quando o filtro for chamado. As imagens abertas depois que a janela estiver aberta não estarão presentes na lista.
Esta opção permite selecionar o método que será usado ao criar a imagem mapeada:
A altura das ondulações é uma função direta da luminosidade.
A altura das ondulações é uma função sinusoidal (aplicação do seno) à luminosidade.
A altura das ondulações é a aplicação de uma função esférica (um quarto de círculo) à luminosidade.
O mapeamento de relevo tende a escurecer a imagem. Você pode compensar o escurecimento marcando esta opção.
Por padrão, pixels claros são partes altas do relevo, e pixels escuros são partes fundas. Você pode inverter esse comportamento marcando esta opção.
Se você marcar esta opção, caso a imagem de mapa de relevo seja menor que a imagem alvo, será considerado como se houvesse várias cópias dela colocadaslado a lado, para criar o relevo. Caso contrário, o efeito de relevo será centralizado na imagem de destino, e as partes que ficarem para fora do mapa de relevo permanecerão inalteradas.
Este valor configura a direção da iluminação, como se fosse a direção dada por uma bússola (0° até 360°). Leste (0°) é à esquerda, e aumentar o valor faz a direção girar no sentido anti-horário.
Essa é a altura do horizonte (0,5°) até o zênite (90°). Quanto menor o ângulo, maior o contraste entre luz e sombra na imagem resultante.
Com esse controle, você pode variar a altura e profundidade das ondulações do relevo. Quanto maior o valor, maior a diferença entre ambos. Os valores vão de 1 até 65.
Com esses controles você pode ajustar a posição da imagem de mapa em relação com a imagem de origem, tanto na horizontal(X) quanto na vertical(Y).
Se sua imagem de mapa tem áreas transparentes, elas serão tratadas como áreas escuras, e vão aparecer como áreas afundadas depois do mapeamento. Com esse controle, você pode reduzir o efeito dessas partes baixas, como se o nível do mar estivesse subindo. O afundamento para as áreas transparentes desaparecerá quando esse valor for 255. Se a opção de inverter o relevo estiver marcada, a áreas transparentes serão tratadas como se fossem áreas claras, e então o controle de nível d'água as deixará mais baixas.
Esse controle afeta a intensidade da luz ambiente: a luz que não sofre interferência do relevo. Com valores altos, as sombras e pontos claros do mapa de relevo ficarão menos intensas.