12.2. Mapa de relevo

12.2.1. Visão geral

Figura 17.246. Exemplo de Mapa de relevo

Exemplo de Mapa de relevo

À esquerda, a imagem original que queremos deixar em relevo: um azul sólido. No meio, o mapa de relevo: uma imagem em tons de cinza, onde pixels da cor preta vai dar um relevo afundado e a pixels brancos vão resultar em um relevo levantado (para fora da tela). Este filtro adiciona um efeito de sombra.


Esse filtro cria um efeito 3D ao carimbar uma imagem (o cartão) e então mapea-la em uma outra imagem. A altura de uma ondulação depende da luminosidade de um pixel, e você pode configurar a direção da luz. Consulte Esculpir para maiores informações sobre o processo de relevo. Você pode aplicar o mapa de relevo a qualquer tipo de imagem, ao contrário do que acontece com o filtro Esculpir. Note que se a imagem a ser mapeada tiver a cor em qualquer dos canais em seu limite máximo (por exemplo um amarelo puro com RGB (0,255,255)), essas cores não podem mais ser clareadas, então o filtro só atuará com sombras, ou distorcendo as cores. Para melhores resultados, diminua o brilho da imagem antes de aplicar o mapeamento.

12.2.2. Ativando o filtro

This filter is found in the image window menu under FiltersMapBump Map….

12.2.3. Opções

Figura 17.247. Opções do filtro Mapa de relevo

Opções do filtro Mapa de relevo

Pré-visualização

Se marcado, os resultados das alterações nos parâmetros serão mostrados na pré-visualização. Barras de rolagem permite que você caminhe pela imagem para visualiza-la por inteiro.

Mapa de relevo

Esta lista flutuante permite que você escolha qual imagem será usada como mapa para o mapa de relevo. A lista contém camadas de imagens abertas no GIMP quando o filtro for chamado. As imagens abertas depois que a janela estiver aberta não estarão presentes na lista.

Tipo de mapa

Esta opção permite selecionar o método que será usado ao criar a imagem mapeada:

Linear

A altura das ondulações é uma função direta da luminosidade.

Sinusoidal

A altura das ondulações é uma função sinusoidal (aplicação do seno) à luminosidade.

Esférica

A altura das ondulações é a aplicação de uma função esférica (um quarto de círculo) à luminosidade.

Compensar escurecimento

O mapeamento de relevo tende a escurecer a imagem. Você pode compensar o escurecimento marcando esta opção.

Inverter o relevo

Por padrão, pixels claros são partes altas do relevo, e pixels escuros são partes fundas. Você pode inverter esse comportamento marcando esta opção.

Ladrilhar mapa de relevo

Se você marcar esta opção, caso a imagem de mapa de relevo seja menor que a imagem alvo, será considerado como se houvesse várias cópias dela colocadaslado a lado, para criar o relevo. Caso contrário, o efeito de relevo será centralizado na imagem de destino, e as partes que ficarem para fora do mapa de relevo permanecerão inalteradas.

Azimute

Este valor configura a direção da iluminação, como se fosse a direção dada por uma bússola (0° até 360°). Leste (0°) é à esquerda, e aumentar o valor faz a direção girar no sentido anti-horário.

Elevação

Essa é a altura do horizonte (0,5°) até o zênite (90°). Quanto menor o ângulo, maior o contraste entre luz e sombra na imagem resultante.

Profundidade

Com esse controle, você pode variar a altura e profundidade das ondulações do relevo. Quanto maior o valor, maior a diferença entre ambos. Os valores vão de 1 até 65.

Deslocamento X, Deslocamento Y

Com esses controles você pode ajustar a posição da imagem de mapa em relação com a imagem de origem, tanto na horizontal(X) quanto na vertical(Y).

Nível d'água

Se sua imagem de mapa tem áreas transparentes, elas serão tratadas como áreas escuras, e vão aparecer como áreas afundadas depois do mapeamento. Com esse controle, você pode reduzir o efeito dessas partes baixas, como se o nível do mar estivesse subindo. O afundamento para as áreas transparentes desaparecerá quando esse valor for 255. Se a opção de inverter o relevo estiver marcada, a áreas transparentes serão tratadas como se fossem áreas claras, e então o controle de nível d'água as deixará mais baixas.

Ambiente

Esse controle afeta a intensidade da luz ambiente: a luz que não sofre interferência do relevo. Com valores altos, as sombras e pontos claros do mapa de relevo ficarão menos intensas.