12.3. Deslocar

12.3.1. Visão geral

Figura 17.248. Exemplos de deslocamento

Exemplos de deslocamento

Imagem original

Exemplos de deslocamento

O mapa de deslocamento tem quatro faixas cinzas, com valores 210, 160, 110 e 60, respectivamente.

Exemplos de deslocamento

O coeficiente do deslocamento X é 30, pixels vacantes se tornam pretos. As áreas na imagem correspondentes ao cinza claro (maiores que 128) foram deslocadas 19 e 8 pixels para a esquerda. As áreas da imagem correspondentes às áreas cinza escuro (menores que 128) foram deslocadas 4 e 15 pixels para a direita.


Esse filtro usa um mapa de deslocamento para deslocar ospixels correspondentes na imagem. O filtro desloca as partes da camada ou seleção ativas da imagem pelas quantidades definidas nas entradas X e Y (ou Afundar e Redemoinho). Ao contrário do filtro Deformar, o mapa não codifica a direção de deslocamento, apenas a intensidade. O deslocamento é multiplicado pelo valor (considerado como preto e branco) do pixel correspondente no mapa de deslocamento, com o cinza médio correspondendo a um deslocamento zero: ou seja pixels pretos tem um deslocamento negativo (para a esquerda, no caso de X), pixels brancos um deslocamento positivo. O mapa deve ter o mesmo tamanho da camada sendo afetada, ou não aparecerá na lista.

12.3.2. Ativando o filtro

You can find this filter through FiltersMapDisplace…

12.3.3. Opções

Figura 17.249. Opções do filtro deslocar

Opções do filtro deslocar

Pré-visualização

Desligue esta opção se sua CPU for muito lenta.

Modo de deslocamento

Você pode optar por trabalhar no modo de coordenadas cartesianas, onde os pixels são deslocados na direção X ou Y, ou no modo de coordenadas Polares, em que os pixels são afundados ou girados por deslocamento na direção tangente.

Veja as próximas seções para detalhes sobre essas opções.

Comportamento nas bordas

Essas opções permitem que você configure o comportamento do deslocamento na camada ativa ou nas bordas da seleção:

Dar a volta

Com esta opção, o que desaparece de um lado reaparece do lado oposto

Manchar

Com esta opção, os pixels tornados vagos pelo deslocamento são preenchidos por pixels esticados das partes adjacentes da imagem.

Preto

Com esta opção, os pixels tornados vazios são substituídos por preto.

12.3.3.1. Modo de deslocamento cartesiano

Figura 17.250. Opções do filtro Deslocar (Cartesiano)

Opções do filtro Deslocar (Cartesiano)

Modo de deslocamento: Cartesiano


Em ambos os modos, a direção e quantidade de deslocamento dependem da intensidade do pixel correspondente no mapa de intensidade.

O mapa, que é tratado como uma imagem em tons de cinza, mesmo que seja colorida, tem 256 níveis de cinza (de 0 até 255), e o valor médio teórico é 127,5. O filtro desloca pixels na imagem correspondentes a pixels no mapa com valores menores que 127,5 em uma direção, e pixels com valores entre de 128 até 255 na direção oposta.

Deslocamento x, Deslocamento y

Se a opção respectiva estiver ativada, os pixels correspondentes aos valores de 0 a 127 serão deslocados proporcionalmente para a direita, para X, e para baixo para Y, e valores entre 128 e 255 causarão um deslocamento para a direita para X e para cima para Y.

O que você digita nas caixas de entrada, diretamente ou usando os botões com as setinhas, não é o deslocamento final. É um coeficiente usado numa fórmula do tipo deslocamento = (intensidade × coeficiente), que dá o deslocamento real de acordo com a intensidade normalizada ( [17] ) do pixel correspondente no mapa. O uso da intensidade do mapa na fórmula é o que permite deslocamento variável de acordo com o tom de cinza no mapa.

Este valor pode ser positivo ou negativo. O valor varia em limites até o dobro das dimensões da imagem.

Quando você clica no botão da lista flutuante, surge uma lista onde você pode escolher um mapa de deslocamento. Para um objeto estar nessa lista, ele tem que respeitar essas condições: ela tem que ser uma camada ou canal em alguma imagem aberta no GIMP antes do filtro ser chamado, e tem que ter as mesmas dimensões que a camada ou desenhável sendo mapeado (o tamanho da seleção não é levado em conta). Com frequência, essa será uma outra camada com um degradê aplicado sobre a mesma. A imagem pode ser colorida, mas como só o a sua luminosidade é usada, isso não permite visualizar o que vai acontecer: o melhor é deixa-la em tons de cinza, com o uso de Cores->Dessaturar. O mapa pode ser diferente nas direções horizontal vertical.

12.3.3.2. Modo de deslocamento Polar

Figura 17.251. Opções do filtro Deslocar (Polar)

Opções do filtro Deslocar (Polar)

Modo de deslocamento: Polar


Afundar

Se esta opção estiver ativada, as coordenadas radiais (isso é, a distância de um ponto ao ponto central da imagem, o polo central) dos pixels serão alteradas. Os pixels correspondentes a pixels no mapa com intensidade entre 0 e 127 se deslocarão para fora, e os pixels mapeados para pontos com intensidade entre 128 e 255 se deslocarão em direção ao centro.

Para os valores do mapa de deslocamento, veja acima (Deslocamento X/Y)

O deslocamento é independente da distância polar, todos os pixels são deslocados pela mesma quantia. Então a imagem não será só esticada ou comprimida, mas também distorcida:

Distorção da imagem pela opção Afundar

Uma imagem de 160x120 pixels, um mapa de deslocamento em branco sólido, e coeficiente de deslocamento 20,0: isso resulta em 20 pixels de deslocamento em direção ao centro. O que acarreta uma redução no tamanho horizontal de 25%, tamanho vertical de 33% e diagonal de 20%, logo a imagem será distorcida.

Redemoinho

Se esta opção for ativada, as coordenadas angulares dos pixels da imagem serão deslocadas por um valor dependendo dos pixels do mapa. Para um mapa de deslocamento de cor sólida, a imagem será rotacionada. Para mapas mais complexos, o efeito será como na forma de um redemoinho.

Os pixels correspondentes a pixels no mapa com intensidade entre 0 e 127 se deslocarão no sentido anti-horário, e os pixels mapeados para pontos com intensidade entre 128 e 255 se deslocarão no sentido horário.

Para os valores e o mapa de deslocamento, veja acima.

[Nota] Nota

No caso de um mapa simples, de uma única cor sólida, se o modo de deslocamento for Polar esse filtro funciona como o filtro Redemoinhos e marteladas.

12.3.4. Usando um degradê para curvar um texto

Siga os seguintes passos:

  1. Comece criando uma nova imagem, do tamanho que quiser

  2. Crie ma nova camada nessa imagem - dê a ela um nome como Mapa de deslocamento Ative a nova camada, e preencha-a com um degradê usando preto e branco e os tons de cinza intermediários. Essa camada será seu Mapa de deslocamento

  3. Deixe essa camada com o degradê invisível, clicando no ícone de olho no diálogo de camadas. Pegue a ferramenta de texto, e clique na imagem para criar o texto que deseja curvar. Uma vez completo o texto, clique com o botão direito na camada de texto, no diálogo de camadas e deixe a camada de texto com o mesmo tamanho que a imagem, com a opção Camada para o tamanho da imagem. A área ao redor do seu texto ficam transparentes, e portanto o efeito final do filtro deslocar é como se tivesse deslocado só os pixels com texto.

  4. Com a camada de texto ativa, abra a janela do filtro de Deslocar. Ajuste os parâmetros — em particular, o coeficiente de deslocamento, de acordo com o resultado na pré-visualização. Clique em OK.

Esse método pode ser usado com camadas de outras imagens, ou simplesmente em camadas da mesma imagem:

[Dica] Dica

Para chegar ao degradê desejado, desenhe um degradê de preto para branco, e então use a ferramenta de Curvas para modificar as intensidades de deslocamento representadas pelo degradê. Lembre-se: Este é um bom exercício para aprender o que é possível fazer com o filtro de deslocamento, mas se você realmente deseja um texto curvo, tente usar o filtro em Filtros->Distorções->Dobrar em curva, ou fazer uso do comando Texto ao longo de vetor do menu de contexto da ferramenta de texto.

12.3.5. Cálculo do deslocamento

A seção seguinte vai lhe mostrar como calcular a quantidade de deslocamento, se você estiver interessado nesses detalhes. Se você não quiser saber mais sobre eles, simplesmente pule esta seção.

O exemplo da visão geral mostrou o deslocamento X usando um coeficiente de 30,0, 19, 8, 4 ou 15 pixels, dependendo do nível de cinza da cor do mapa de deslocamento.

Por que essas quantidades exatas? Isso é fácil:

Se você verificar essas equações, você notará que os valores que elas dão não dão os resultados exatos que colocamos no exemplo (usando números que não sejam inteiros, isso não é uma surpresa). Então, os resultados são arredondados para o inteiro mais próximo e os pixels são deslocados pelo número inteiro resultante? Não. Cada pixel é deslocado exatamente pela quantia calculada: um deslocamento por uma distância fracionária é feito por interpolação. Uma olhada de perto na imagem de exemplo pode ser o suficiente para perceber isso:

Figura 17.252. Uma olhada mais próxima no exemplo de deslocamento

Uma olhada mais próxima no exemplo de deslocamento

Uma pequena área com zoom de 800%


O deslocamento faz com que pequenas áreas (de 1 pixel de largura) de cores intermediárias nas bordas das áreas de cores sólidas. Por exemplo, a área em preto (no detalhe da imagem) é causada por um deslocamento de -4,12, então a cor intermediária é 12% preta e 88% dourada.

Portanto, se você selecionar um coeficiente de deslocamento de 30,01 em vez de 30,00, você, de fato, terá uma imagem diferente, embora você não seja possível notar a diferença sem um zoom muito alto, e comparando a diretamente a diferença entre as duas imagens.



[17] deslocamento final = deslocamento máximo * (intensidade - 127,5) / 127,5 ; veja Seção 12.3.5, “Cálculo do deslocamento”.