13.6. Chama

13.6.1. Visão geral

Figura 17.288. Exemplo de imagem criada como filtro Chama

Exemplo de imagem criada como filtro Chama
Exemplo de imagem criada como filtro Chama

Filtro Chama aplicado


Com o filtro Chama, você pode criar padrões fractais gerados aleatoriamente. Você não pode controlar os fractais como você pode com o filtro Fractal IFS filtro, mas você pode dirigir o gerador aleatório em uma determinada direção e escolher variações de um tema que você goste.

[Atenção] Atenção

Infelizmente esse filtro não está funcionando corretamente para imagens grandes - o desenvolvedor original desligou-se do projeto, e não há uma correção a vista. Ele funciona bem para imagens até 1024x768, mas pode ter problemas com imagens maiores, por exemplo com 2500x2500px.

[Nota] Nota

Este plug-in foi dado ao GIMP por Scott Draves em 1997. Ele também detém os direitos autorais para o plug-in. Uma página descritiva para o plug-in, fornecida pelo autor podem ser encontrada na internet em [PLUGIN-FLAMES].

13.6.2. Ativar o filtro

You can find this filter through FiltersRenderNatureFlame….

13.6.3. Opções

Figura 17.289. Opções para o filtro Chama

Opções para o filtro Chama

Na janela principal, você pode definir os parâmetros da câmera e de renderização.Os três primeiros parâmetros na tela de renderização são brilho, contraste e gama. O resultado dessas opções é visível na janela de pré-visualização, mas é geralmente melhor ficar com os valores padrão, e corrigir a imagem renderizada mais tarde no menu Imagem->Cores.

Os outros três parâmetros afetam o processo de renderização e não são mostrados na janela de pré-visualização. A densidade da amostra, controla a resolução do padrão representado, é a mais importante delas. Os parâmetros da câmera permitem que você mude o fator de zoom e deslocamentos para compensar o padrão de chama, até que você esteja satisfeito com o enquadramento obtido na pré-visualização. Este plug-in também oferece a possibilidade de salvar e carregar os seus modelos preferidos.

Editar

Ao se pressionar este botão, abre-se a caixa de diálogo principal deste filtro:

Figura 17.290. A caixa de diálogo Editar Chama

A caixa de diálogo Editar Chama

O diálogo mostra nove janelas diferentes. O padrão apresentado no centro é o padrão atual, e os oito janelas que o rodeiam são variações aleatórias do mesmo. Ao clicar na imagem central, oito novas variações são criadas. A quantidade de diferenças entre o modelo atual e as variações podem ser ajustadas com o controle de velocidade. Você seleciona uma variação clicando sobre a mesma, e ela substitui instantaneamente a imagem do meio. Para escolher uma determinada personalidade ou tema para as variações, você pode escolher entre nove temas diferentes no menu Variação. Você também pode usar o botão Randomizar, que substitui o padrão atual com um novo padrão aleatório.

Abrir

Este botão abre um seletor de arquivos que permite que você abra um arquivo de configurações de Chama salvo anteriormente.

Salvar

Este botão abre um diálogo de salvar arquivo, que permite que você salve o modelo e as configurações atuais do plug-in, para que você possa recriá-los mais tarde.

Renderização

Brilho

Controla o brilho do objeto chama.

Contraste

Controla o contraste entre as partes mais claras e as mais escuras da chama.

Gama

Define uma correção de gama para as partes com brilho intermediário.

Densidade da amostra

Controla a resolução do padrão criado. (Não tem efeito sobre a pré-visualização.) Uma densidade de amostragem alta resulta numa renderização suave e macia (como uma teia de aranha), enquanto que valores mais baixos lembram spray ou nuvens de partículas.

Super-amostragem espacial

O que isso faz? Nem os autores do manual sabem!

Raio do filtro espacial

O que isso faz? Nem os autores do manual sabem!

Mapa de cores

Este menu apresenta várias opções para definir a mistura de cores no padrão da chama:

  • O degradê atual, como mostrado na caixa de ferramentas, ou selecionado no diálogo de degradês.

  • Um certo número de mapas de cores pré-definidos.

  • As cores de imagens que estão abertas no GIMP.

Câmera

Zoom

Permite aproximar ou diminuir o desenho da chama

X, Y

Permite que você mova a chama na área da imagem