Este plug-in para desenhar um fractal é verdadeiramente maravilhoso! Com este instrumento versátil, você pode criar formas orgânicas surpreendentemente naturais, como folhas, flores, ramos, ou até mesmo árvores inteiras. (“IFS” é a sigla em inglês para “Sistema de funções interativas”.)
A chave para usar esse plug-in está em fazer movimentos muito pequenos e precisos no espaço do fractal. O resultado é sempre difícil de prever, e você tem que ser extremamente gentil ao mudar o padrão. Se deixar um dos triângulos componentes muito grande, ou se você movê-lo longe demais (mesmo que só passe um pouco dos limites), a tela de pré-visualização poderá ficar preta, ou mais, como é mais comum, você ficará preso com a nuvem de partículas sem forma.
Uma conselho: Quando você encontrar um padrão próximo do que você quer obter, faça apenas pequenas mudanças, e fique com variações desse padrão. É muito fácil perder uma coisa boa. Ao contrário do que você pode acreditar, é realmente muito mais fácil criar uma folha ou uma árvore com o Fractal IFS do que criar um padrão geométrico definido (onde você realmente sabe o que está fazendo, até obter o padrão que você tinha em mente).
Para uma breve introdução ao IFS ver Foley e van Dam et al,. Computer Graphics, Principles and Practice [FOLEY01].
A interface do plug-in consiste de uma área de composição a esquerda, uma tela de pré-visualização a direita e algumas guias e botões de opção na parte inferior da janela. A configuração padrão (na área de pré-visualização) usar três triângulos equiláteros - que gera um Fractal conhecido como Triângulo de Sierpinski.
Barra de ferramentas
Clique nos botões da barra de ferramentas para utilizar as seguintes ferramentas, ou abra o menu de contexto da área de composição.
Selecione a ação a ser executada usando o ponteiro do mouse.
Adicione ou remova fractais.
Padrão.
Vincula os Fractais e permite que as ações e alterações sejam aplicadas a todos eles.
Recalcula o centro dos fractais. Isto não tem qualquer efeito visível no fractal resultante.
Permite acelerar o tempo de renderização. Isto é especialmente útil quando se trabalha com um grande raio de manchas, apenas lembre-se de usar múltiplos do valor padrão: 4096, 8192, 16384, ...
Determina quantas vezes o fractal se repetirá. (Um valor muito alto para as operações de subdivisão e interações é, por razões óbvias um desperdício de tempo de processo, a menos que a sua imagem seja muito grande.)
Controla o nível de detalhe.
Determina a densidade das “pinceladas” na imagem renderizada. Um valor pequeno para o raio é bom para nuvens de partículas finas, tipo spray, enquanto que um valor maior para o raio produz traços grossos, similares a aquarela. Tenha cuidado para não usar raio de manchas muito grande — pode levar muito tempo para renderizar.
Transformação espacial
Dá a você informações sobre o componente ativo, e permite que você digite um valor em vez de mudá-lo manualmente. Alterar parâmetros com o mouse não é muito preciso, por isso, esta é uma opção útil quando você precisa ser mais exato, por exemplo, para aplicar pequenas variações a um fractal que esteja quase bom.
Move, redimensionar ou inclina o componente ativo do fractal.
Estica o componente ativo do fractal.
Reflete o componente ativo do fractal.
Transformação de Cor
Muda a cor do componente de fractal atualmente selecionado para uma cor de sua escolha. (o padrão é a cor de frente na caixa de ferramentas)
Como a transformação de cor simples, mas desta vez você pode gerenciar a transformação de cor para cada canal de cor e para o canal alfa (mostrado como um canal em preto).
Quando você tem muitos fractais com cores diferentes, as cores misturam-se umas as outras. Assim, mesmo se você definir “vermelho” puro para um componente do fractal, ele pode se tornar azul em alguns lugares, enquanto outro componente vermelho acumular a cor amarela com as transformações. O redimensionamento de matiz/valor altera a força da cor do componente atual, ou seja, quanto influente este componente vai ser na composição geral do fractal.
Outro
Determina influência ou impacto total de um determinado componente do fractal.
Este é um plug-in bastante complexo, por isso, para ajudar você a entendê-lo, vamos guiá-lo através de um exemplo onde você vai criar uma folha ou ramo.
Muitas formas de vida e, principalmente plantas, tem formas que podem ser representadas por fractais matemáticos, ou seja, uma forma que reproduz em escalas diferentes a sua forma básica, começando com a forma geral e descendo até os menores detalhes. Você pode facilmente reproduzir a forma de uma folha ou um ramo por meio de quatro (ou mais) componentes de fractal. Três componentes geram a forma da ponta e dos lados da folha, e o quarto representa a haste.
Antes de chamar o filtro: Selecione
→ . Adicione uma camada transparente com → , Defina a cor de frente na caixa de ferramentas para preto, e defina a cor fundo para branco.Abra o Fractal IFS. Comece pela rotação dos triângulos direito e inferior de modo que eles apontem para cima. Você vai agora ser capaz de ver o esboço do que virá a ser a ponta e os lados da folha. (Se você tiver problemas, pode ajudar saber que os três vértices de um triângulo desses não são equivalentes.)
Para deixar a folha simétrica, ajuste o triângulo de baixo de forma que aponte ligeiramente para a esquerda, e o triângulo da direita apontar ligeiramente para a direita.
Pressione o botão
para adicionar um componente à composição. Este vai ser a haste da folha, então precisamos torná-lo longo e fino. Pressione o botão e arraste para esticar o novo triângulo. Não se assuste se isso bagunçar demais a imagem, basta usar o controle de para ajustar o tamanho do triângulo longo demais. Provavelmente você também terá que mover e girar o novo componente de fractal para torná-lo convincente.Você ainda tem que tornar o fractal mais parecido com uma folha. Aumente o tamanho do triângulo superior, até que você ache que está espessa e frondosa o bastante. Ajuste todos os fractais até que esteja feliz com a forma. Use o botão direito do mouse para abrir o menu de contexto e escolha
. Agora, todos os componentes estão selecionados, e você pode redimensionar e rotacionar a folha como um todo.O passo final é ajustar a cor. Clique na guia de
e escolha uma cor diferente para cada fractal. Para fazer isso, selecione e pressione o o botão de cor à direita. Aparece um diálogo de escolha de cores.Pressione OK para aplicar a imagem, e lá está: você acabou de criar uma folha fractal perfeita! Agora que você pegou o jeito, deve experimentar e fazer seus próprios projetos. Todos os fractais imitando plantas(sejam elas carvalhos, arbustos ou capim) são feitos mais ou menos dessa forma: folhas em torno de um tronco (ou várias hastes). Você apenas tem que girar de outra forma, esticar e aumentar um pouco ou adicionar mais alguns fractais para obter uma planta totalmente diferente.