2.3. Desfocagem gaussiana

2.3.1. Visão-geral

Figura 17.9. Exemplo para o filtro Desfocagem gaussiana

Exemplo para o filtro Desfocagem gaussiana

Original

Exemplo para o filtro Desfocagem gaussiana

Desfocagem aplicada


O plug-in de desfocagem gaussiana IIR atua em cada pixel da camada ativa ou seleção, mudando sua cor de acordo com a média de todos os valores de pixel presentes em um raio definido na janela de diálogo. Um valor alto irá produzir uma maior desfocagem. A desfocagem pode agir mais em uma direção do que em outra ao clicar no botão de corrente, abrindo-a, e assim alterando o raio. O GIMP suporta duas implementações de desfocagem gaussiana: D.G. IIR. e D.G. RLE. Ambas produzem os mesmos resultados, mas cada uma pode ser mais rápida em algumas situações.

2.3.2. Ativar o filtro

You can find this filter in the image menu under FiltersBlurGaussian Blur…

2.3.3. Opções

Figura 17.10. Parâmetros de configuração do filtro Desfocagem gaussiana

Parâmetros de configuração do filtro Desfocagem gaussiana

Raio de desfocagem

Aqui você pode definir a intensidade da desfocagem. Ao alterar o raio da desfocagem horizontal ou vertical separadamente, você pode criar um efeito de um borrão de movimento. Você pode escolher a unidade na lista suspensa.

Método de desfocagem
IIR

IIR é a sigla de resposta infinita a impulso (infinite impulse response), em inglês. Essa desfocagem trabalha melhor com grandes valores de raio e para imagens que não são geradas por computador.

RLE

RLE é a sigla de codificação de execução de comprimento (run-length encoding), em inglês. A desfocagem gaussiana RLE é melhor usada em imagens geradas por computador ou aquelas com grandes áreas de intensidade constante.