2.5. Borrão de movimento

2.5.1. Visão-geral

Figura 17.13. Exemplo inicial para o filtro de borrão de movimento

Exemplo inicial para o filtro de borrão de movimento

Imagem original

Exemplo inicial para o filtro de borrão de movimento

Borrão linear


Figura 17.14. Exemplo de uso do filtro de borrão de movimento

Exemplo de uso do filtro de borrão de movimento

Borrão radial

Exemplo de uso do filtro de borrão de movimento

Borrão de zoom


O filtro borrão de movimento mancha a imagem, imitando a movimentação do objeto quando uma foto é tirada. O filtro é capaz de criar movimentos lineares, radiais e de zoom. Cada um desses tipospode ser melhor ajustado com as configurações de comprimento ou ângulo disponíveis.

2.5.2. Ativar o filtro

You can find this filter in the image menu under FiltersBlurMotion Blur…

2.5.3. Opções

Figura 17.15. Opções do filtro borrão de movimento

Opções do filtro borrão de movimento

Tipo de borrão
Linear

É um borrão que age em uma única direção, como por exemplo a horizontal. Neste caso, o comprimento tem o mesmo significado que o raio em outros filtros de desfocar: representa a intensidade da desfocagem. Maior comprimento irá resultar em uma área maior de mistura de cores. O ângulo descreve o ângulo que o movimento teria. Assim, configura-lo como 90° irá produzir um borrão vertical, e configura-lo como 0° irá produzir um borrão horizontal.

Radial

Borrão de movimento que gera um borrão circular. O controlador de comprimento não é importante nesse tipo de borrão. O ângulo, ao contrário, é a principal configuração que irá afetar o borrão. Mais ângulo irá resultar em mais borrão na direção circular. O movimento radial é similar ao efeito de um objeto girando. O centro de giro, nesse caso, é o centro da imagem.

Zoom

Produz um borrão que parte para fora a partir do centro da imagem. O centro da imagem continuará relativamente sem efeito, enquanto que as áreas exteriores se tornam borradas em direção ao centro. Essa opção do filtro produz um movimento para frente perceptível na imagem. O comprimento é a principal configuração aqui, e afeta a velocidade do borrão, por assim dizer, na direção do centro da imagem.

Parâmetros para o borrão de movimento
Comprimento

Este seletor controla a distância que os pixels serão movidos (1 - 256)

Ângulo

Como visto acima, o efeito de seletor de ângulo depende do tipo de borrão (0 - 360).

Centro do borrão

Com essa opção, você pode definir o ponto de início do movimento. O efeito é diferente de acordo com o tipo de borrão que você selecionou. Com o tipo radial por exemplo, você define o centro de rotação. Com o tipo de zoom, o ponto de desaparecimento. Essa opção fica acinzentada com o tipo linear.

[Dica] Dica

Você precisa definir as coordenadas do centro do borrão, você não pode fazer isso clicando na imagem. Mas, movendo o ponteiro do mouse sobre a imagem, você pode ver as suas coordenadas no canto inferior esquerdo da janela de imagem. Basta copia-las para as caixas de entrada de texto.