5.8. Perspectiva

5.8.1. Visão geral

Figura 17.115. Exemplo para o filtro de Perspectiva

Exemplo para o filtro de Perspectiva

A imagem original

Exemplo para o filtro de Perspectiva

Perspectiva aplicado


Esse filtro adiciona uma sombra em perspectiva para região selecionada ou canal alfa. A sombra é criada como uma camada abaixo da camada ativa. Você pode selecionar a cor, o comprimento e a direção da sombra, bem como a distância do horizonte.

Se necessário, o filtro pode redimensionar a imagem. Mas isso não vai acrescentar um fundo para tornar a sombra visível.

5.8.2. Ativar o filtro

You can access this filter in the image window menu through FiltersLight and ShadowPerspective….

5.8.3. Opções

Figura 17.116. Opções para Perspectiva

Opções para Perspectiva

Ângulo

O ângulo determina a direção da sombra ou a fonte de luz imaginária, respectivamente. Os valores variam de 0° a 180 , onde 90° representa uma fonte de luz bem de frente para a seleção ou camada. Para ângulos inferiores a 90°, a sombra fica a direita, de modo que a fonte de luz estaria do lado esquerdo. Para ângulos superiores a 90°, ocorre o contrário. Dica: image o controle deslizante do ângulo como se fosse a posição da fonte de luz.

Figura 17.117. Exemplo de ângulo

Exemplo de ângulo

Ângulo de 15°

Exemplo de ângulo

Ângulo de 45° (padrão)

Exemplo de ângulo

Ângulo de 105° (90° + 15°)


Distância relativa do horizonte

Esta opção determina o quanto longe o horizonte imaginário está. A Distância relativa é a distância entre a linha de base da seleção ou camada, a unidade de medida é a altura da seleção ou camada.

A faixa de valores varia entre 0,1 e 24,1, onde 24,1 significa (quase) infinito. Note-se que o Comprimento relativo da sombra não deve exceder a distância do horizonte.

Figura 17.118. Exemplo para Distância do horizonte

Exemplo para Distância do horizonte

Ângulo = 45°. Distância = 2,4. Comprimento = 1,8.


No exemplo acima, a área em amarelo é a seleção ao qual o filtro é aplicado. A linha azul no topo representa o horizonte imaginário. O ângulo entre a linha de base da seleção e a linha vermelha é de 45°. O comprimento da linha vermelha é de 1,8 vezes a altura da seleção em amarelo. Prolongado até o horizonte, o comprimento é de 2,4 vezes a altura da seleção.

Comprimento relativo da sombra

Com esta opção você pode definir o comprimento da sombra em relação à altura da seleção ou camada. No exemplo acima, a linha vermelha representa o comprimento da sombra, o seu comprimento é de 1,8 vezes à altura da seleção, em amarelo.

A faixa de valores varia entre 0,1 e 24,1, embora o comprimento da sombra não deva exceder a Distância relativa do horizonte - você não pode ir além do horizonte.

Figura 17.119. exemplo para Comprimento da sombra

exemplo para Comprimento da sombra

Comprimento = 1,0 (padrão)

exemplo para Comprimento da sombra

Comprimento = 1,5


Raio do desfocamento

Depois de criar a sombra, uma Desfocagem gaussiana com o raio especificado é aplicada à camada de sombra, resultando na aparência realista da sombra.

Figura 17.120. Exemplo de desfoque

Exemplo de desfoque

Raio de desfoque = 3 (padrão)

Exemplo de desfoque

Sem desfoque (Raio do desfoc. = 0)


Cor

É claro que a cor padrão da sombra é preto. Mas um clique no botão abre o seletor de cores, onde você pode escolher qualquer outra cor.

Opacidade

A opacidade da sombra é a opacidade da nova camada contendo a sombra (veja Seção 1.1, “Propriedades das Camadas”). O padrão é 80%, mas você pode selecionar qualquer outro valor de 0 (totalmente transparente) até 100 (totalmente opaco) aqui. Depois de aplicar o filtro para uma imagem você pode mudar a opacidade no diálogo de Camadas.

Interpolação

Esta lista flutuante permite que você escolha o método de interpolação usado quando a camada de sombra é transformada, por exemplo, quando é giradapelo ângulo especificado. Usar Nenhum normalmente resultarão em serrilhado, e qualquer outro método de interpolação pode mudar a cor da sombra, ligeiramente em algumas áreas. Linear é uma boa escolha.

Permitir redimensionamento

Se ativado, o filtro irá redimensionar a imagem, se isso fornecessário para dar lugar à sombra.

No exemplo abaixo, a área amarela é a seleção ativa, o fundo é azul claro. A área branca foi adicionada após o redimensionamento para tornar a sombra visível.

Figura 17.121. Exemplo de Permitir redimensionamento

Exemplo de Permitir redimensionamento

Permitir redimensionamento

Exemplo de Permitir redimensionamento

Não permitindo o redimensionamento