2.2. Guias

Figura 12.37. Imagem com quatro guias

Imagem com quatro guias

Além da grade de imagem, o GIMP fornece também um tipo mais flexível de posicionamento auxiliar: as guias. Estas são linhas horizontais ou verticais, que você pode exibir temporariamente em uma imagem enquanto você está trabalhando nela.

To create a guide, simply click on one of the rulers in the image window and pull out a guide, while holding the mouse Left Button pressed. The guide is then displayed as a blue, dashed line, which follows the pointer. As soon as you create a guide, the Move tool is activated and the mouse pointer changes to the Move icon.

Você também pode criar uma guia com o comando Nova Guia, que permite colocar a guia precisamente sobre a imagem, o comando Nova guia (por percentagem)ou com o comando Novas guias a partir da seleção.

You can create as many guides as you like, positioned wherever you like. To move a guide after you have created it, activate the Move tool in the Toolbox (or press the M key), you can then click and drag a guide; click-and-drag the intersection of two guides to move them together. To delete a guide, simply drag it outside the image. Holding down the Shift key, you can move everything but a guide, using the guides as an effective alignment aid.

O comportamento das guias depende da opção de modo Mover da ferramenta de Mover, na caixa de Opções de ferramenta. Quando o modoCamada é selecionado, o ponteiro do mouse se transforma em uma pequena mão, logo que ele fica perto de uma guia. Em seguida, a guia é ativada e fica vermelha, e você pode mover a guia ou excluí-la movendo-ade volta para a régua. Se o modo de seleção, ou de Vetor está ativoselecionado, você pode posicionar uma guia, mas você não pode movê-la.

Tal como acontece com a grade, você pode fazer com que o ponteiro seja atraído para as guias próximas, marcando a opção VisualizarAtrair para as guias no menu de imagem. Se você tem um número grande de guias e elas estão tornando difícil para para visualizar a imagem corretamente, você pode escondê-las, alternando a opção de VisualizarExibir as guias. Sugere-se que você só faça isso temporariamente, caso contrário, você pode ficar confuso na próxima vez que você tentar criar uma guia e parecer que não aconteceu nada. A opçãoImagemGuiasRemover todas as guias também é bastante efetiva se as guias estiverem atrapalhando seu trabalho.

Se isso tornar as coisas mais fáceis para você, você pode alterar o comportamento padrão das guias na página de aparência da Janela Imagem da caixa de diálogo de Preferências. Entretanto, desativar a opção de Exibir as guias provavelmente não é uma boa ideia, pela razão acima.

Você pode remover as guias com o comando ImagemGuiasRemover todas as guias.

[Nota] Nota

Another use for guides: the Slice Using Guides plugin can use guides to slice an image into a set of sub-images.