Capítulo 12. Enriqueça meu GIMP

Índice

1. Grades e guias
1.1. A Grade da imagem
1.2. Guias
2. Renderizando uma grade
3. Como configurar seu cache de fragmentos
4. Creating Shortcuts to Menu Commands
5. Personalizar a imagem de abertura (Splash)

1. Grades e guias

Provavelmente vai acontecer muitas vezes de você precisar colocar algo em uma imagem muito precisamente, e descobrir que não é fácil fazer usando um mouse ou mesmo uma mesa digitalizadora. Muitas vezes você pode obter melhores resultados utilizando as teclas de seta do teclado (que movem o objeto afetado um pixel de cada vez, ou 25 pixels se você segurar a tecla Shift), mas o GIMP também oferece mais duas maneiras de tornar mais fácil o posicionamento: grades e guias.

Figura 12.1. Imagem usada para os exemplos abaixo

Imagem usada para os exemplos abaixo

1.1. A Grade da imagem

Figura 12.2. Imagem com grade padrão

Imagem com grade padrão

Each image has a grid. It is always present, but by default it is not visible until you activate it by toggling ViewShow Grid in the image menu. If you want grids to be present more often than not, you can change the default behavior by checking "Show grid" in the Image Window Appearance page of the Preferences dialog. (Note that there are separate settings for Normal Mode and Fullscreen Mode.)

A aparência da grade padrão, criada quando você instala GIMP, consiste em cruzes na forma de + nas intersecções das linhas da grade, com linhas de grade espaçadas a cada 10 pixels verticalmente e horizontalmente. Você pode personalizar a grade padrão usando a página de Grade de Imagem padrão da caixa de diálogo Preferências. Se você quiser apena alterar a aparência da grade para a imagem atual, você pode ir em ImagemConfigurar grade a partir do menu da janela imagem: isso exibe o diálogo de Configurar grade.

Figura 12.3. Um estilo diferente de grade

Um estilo diferente de grade

Uma grade pode ser útil não só para julgar distâncias e relações espaciais, como pode também permitir que você alinhe as coisas exatamente com a grade, se você ligar a opção VisualizarAtrair para a grade no menu de imagem: isso faz com que o ponteiro "deforme" seu movimento seguindo qualquer linha de grade localizada dentro de uma certa distância. Você pode personalizar o limite de distância de atração através da opção "distância de atração " na guia opções da ferramentas da caixa de diálogo de Preferências , mas a maioria das pessoas parece gostar do valor padrão de 8 pixels. (Note que é perfeitamente possível atrair para a grade, mesmo que esta não esteja visível. No entanto, não é fácil de imaginar por que você pode querer fazer isso)

1.2. Guias

Figura 12.4. Imagem com quatro guias

Imagem com quatro guias

Além da grade de imagem, o GIMP fornece também um tipo mais flexível de posicionamento auxiliar: as guias. Estas são linhas horizontais ou verticais, que você pode exibir temporariamente em uma imagem enquanto você está trabalhando nela.

To create a guide, simply click on one of the rulers in the image window and pull out a guide, while holding the mouse Left Button pressed. The guide is then displayed as a blue, dashed line, which follows the pointer. As soon as you create a guide, the Move tool is activated and the mouse pointer changes to the Move icon.

Você também pode criar uma guia com o comando Nova Guia, que permite colocar a guia precisamente sobre a imagem, o comando Nova guia (por percentagem)ou com o comando Novas guias a partir da seleção.

You can create as many guides as you like, positioned wherever you like. To move a guide after you have created it, activate the Move tool in the Toolbox (or press the M key), you can then click and drag a guide; click-and-drag the intersection of two guides to move them together. To delete a guide, simply drag it outside the image. Holding down the Shift key, you can move everything but a guide, using the guides as an effective alignment aid.

O comportamento das guias depende da opção de modo Mover da ferramenta de Mover, na caixa de Opções de ferramenta. Quando o modoCamada é selecionado, o ponteiro do mouse se transforma em uma pequena mão, logo que ele fica perto de uma guia. Em seguida, a guia é ativada e fica vermelha, e você pode mover a guia ou excluí-la movendo-ade volta para a régua. Se o modo de seleção, ou de Vetor está ativoselecionado, você pode posicionar uma guia, mas você não pode movê-la.

Tal como acontece com a grade, você pode fazer com que o ponteiro seja atraído para as guias próximas, marcando a opção VisualizarAtrair para as guias no menu de imagem. Se você tem um número grande de guias e elas estão tornando difícil para para visualizar a imagem corretamente, você pode escondê-las, alternando a opção de VisualizarExibir as guias. Sugere-se que você só faça isso temporariamente, caso contrário, você pode ficar confuso na próxima vez que você tentar criar uma guia e parecer que não aconteceu nada. A opçãoImagemGuiasRemover todas as guias também é bastante efetiva se as guias estiverem atrapalhando seu trabalho.

Se isso tornar as coisas mais fáceis para você, você pode alterar o comportamento padrão das guias na página de aparência da Janela Imagem da caixa de diálogo de Preferências. Entretanto, desativar a opção de Exibir as guias provavelmente não é uma boa ideia, pela razão acima.

Você pode remover as guias com o comando ImagemGuiasRemover todas as guias.

[Nota] Nota

Another use for guides: the Slice Using Guides plugin can use guides to slice an image into a set of sub-images.