6. O que há de novo no GIMP 2.4?

Visual renovado

Um tema de ícones padrão completamente novo foi criado para a 2.4. Os ícones seguem o padrão de estilo Tango, o que faz com que o GIMP não esteja fora de lugar em nenhuma das plataformas suportadas. Não importa se você roda o GIMP no Microsoft Windows, Mac OS X ou Linux (GNOME, KDE, ou Xfce), o GIMP proporciona um visual polido e consistente.

Figura A.1. Novo visual da caixa de ferramentas no GIMP 2.4

Novo visual da caixa de ferramentas no GIMP 2.4

Além do mais, os ícones também tiveram melhora na usabilidade em temas escuros, o que é uma configuração comum entre artistas digitais.

For artists preferring more desaturated color theme for their icons is an alternative icon theme available for download (download not available anymore).

Pinceis dimensionáveis

As opções da ferramenta agora incluem um controlador de tamanho de pincel que afeta pincéis paramétricos e bitmap. Essa era uma ferramenta muito requisitada tanto por pintores digitais quanto por editores de fotografias.

Figura A.2. Pincéis dimensionáveis no GIMP 2.4

Pincéis dimensionáveis no GIMP 2.4

Diferente de versões anteriores do GIMP, independente de se você está usando um pincel de bitmap, paramétrico ou até mesmo uma imagem de tubo (múltiplos bitmaps), você pode facilmente determinar o tamanho do pincel tanto através da janela encaixável de opções de ferramentas quando através de um dispositivo como um controlador MIDI, knob ou um dispositivo USB como o Griffin Powermate.

Ferramentas de seleção

As ferramentas de seleção foram totalmente reescritas para permitir o redimensionamento de seleções existentes. Adicionalmente a ferramenta de seleção retangular inclui uma configuração para criação de cantos arredondados, algo identificado como uma tarefa muito comum entre os web designers.

Figura A.3. Ferramentas de seleção no GIMP 2.4

Ferramentas de seleção no GIMP 2.4

A curva de aprendizagem das ferramentas foi diminuída, uma vez que esta funcionalidade chave está disponível sem atalhos obscuros que confundiam os iniciantes no GIMP. A maioria dos atalhos existentes continuam a funcionar, mas a funcionalidade pode ser usada tanto através das opções da ferramenta ou se tornou obsoleta devido a interatividade possibilitada por mover e redimensionar diretamente na tela.

Embora as ferramentas tenham sido redesenhadas para tornar o entendimento mais fácil para os novatos, todas as demais funcionalidades continuam lá. Você ainda pode definir proporções ou tamanhos específicos.

Ferramenta de seleção de frente

Agora é mais fácil selecionar objetos individuais em imagens com a nova ferramenta de seleção de frente. Isso funciona em dois passos. Primeiro, você seleciona a região de interesse que contém o objeto por inteiro. Então você pinta a área desejada com um pincel, sem ultrapassar as bordas do objeto. Solte o mouse quando você tiver acabado e verifique se há pontos em azul escuro no seu objeto. Se houver, pinte com o pincel novamente e solte para que a seleção fique mais refinada. Quando não houverem mais áreas azuis dentro do objeto, pressione Enter e então você tem um objeto perfeitamente selecionado.

Ferramenta de alinhamento

While GIMP has provided a grid and guideline functionality, the actual alignment of objects had to be done manually. The new Align tool comes at rescue.

Mudanças nos menus

A mais notável é o novo menu de Cores, no topo, que contém a maioria das ferramentas, plug-ins e scripts de ajuste de cores, nos modos RGB / Tons de cinza e no modo cores indexadas em paletas. Então agora você pode alcançar funções como Níveis e Curvas com muito mais velocidade que antes, a menos que você defina os seus próprios atalhos de teclado para as mesmas através do gerenciador de atalhos de teclado melhorado.

Na nova versão do GIMP, algumas entradas de menu tiveram seus nomes e posições alteradas. Isso foi feito principalmente para simplificar a curva de aprendizado e melhorar a experiência do usuário. Afinal, "Ruído HSV" e "Ruído RGB" soa com mais sentido do que "Espalhar HSV" e "Espalhar RGB", não é? E as dicas na barra de status para todos os plug-ins e scripts são de muita ajuda também.

Suporte para formatos de arquivos
  • Suporte para o ABR, formato de pincel do Photoshop;

  • Leitura/escrita de informações EXIF em JPEG melhorada;

  • Importação de caminhos de recorte em TIFF;

  • Máscaras de camadas podem ser salvas em PSD;

  • Bitmaps de 16/32 bits e canal alfa agora são suportados em BMP;

  • Ícones de 24 bits e do Vista agora podem ser abertos e salvados.

Edição em tela cheia

O modo de tela cheia foi melhorado para não apenas permitir uma visualização do seu trabalho em escala completa, como também para se ter uma edição confortável. O artista tem o máximo de tela disponível enquanto que todas as funcionalidades são rapidamente acessíveis pressionando a tecla Tab (permite a visualização de todas as janelas encaixáveis) enquanto se trabalha em tela cheia.

Ao pintar ou retocar fotos, a edição em tela cheia mantém todos os elementos distrativos fora da vista com o toque de uma tecla. É como observar estrelas em um campo ao invés de em uma cidade com poluição luminosa.

Gerenciamento de cores e prova de cores

Agora o GIMP providencia um suporte completo para perfis de cores permitindo uma modificação precisa de cores durante todo o processo de Câmara escura digital.

Figura A.4. Gerenciamento de cores no GIMP 2.4

Gerenciamento de cores no GIMP 2.4

Nova ferramenta de corte

Assim como as ferramentas de seleção, a nova ferramenta de corte foi melhorada desde a última versão. Os cantos de redimensionar de fato redimensionam o retângulo ao invés de permitir a dupla função de mover e redimensionar. A ferramenta se comporta de forma mais natural e consistente com as outras ferramentas do GIMP. Para mais detalhes, veja Seção 4.4, “Cortar”.

Para mover, simplesmente arraste o retângulo clicando sobre a área selecionada. Redimensionar é possível em um ou dois eixos da mesma forma que arrastar as barras nas laterais e cantos do retângulo. A área exterior se escurece com um excelente efeito de passepartout para dar uma ideia melhor de como imagem ficará com o corte final.

Remoção de olho vermelho

Apesar de já existirem diversos tutoriais para remoção de olho vermelho, o GIMP agora possui um filtro muito conveniente capaz de tirar os olhos vermelho de suas fotos.

Ferramenta de restauração

A ferramenta de restauração é uma nova ferramenta, similar a ferramenta de clonagem, que permite corrigir rapidamente pequenos defeitos ou imperfeições devido a arranhões ou poeira. Na verdade a ferramenta é inteligente o bastante para compreender onde e como modificar uma imagem para recuperar seus defeitos baseada nas cores em contexto.

Clonagem em perspectiva

Aqui temos outra ferramenta nova do mesmo estilo que a de clonagem que é capaz de adaptar a geometria de destino, ao invés de cores como faz a ferramenta de recuperação, essa se baseia em configurações de distorção pré-selecionadas. Como o nome sugere, é perfeita para copiar blocos de imagens com algum tipo de mudanças de perspectiva.

Distorção de lente

Um problema muito comum de exposição, especialmente ao usar lentes baratas, são os efeitos de distorção de barril e vinheta. Por sorte o GIMP proporciona um filtro totalmente novo para compensar ambos os problemas. Salvar o bolso dos fotógrafos é a nossa missão!

Várias outras melhoras

Complementando o que foi dito acima, o GIMP foi melhorado em outras áreas como:

  • Melhor informação sobre as ferramentas na barra de estados da janela.

  • Vários incrementos de velocidade nas funções de composição e desenhos de degradês.

  • Widget de pré-visualização com zoom para plug-ins.