8.15. O submenu Automático

Figura 16.151. O submenu CoresAutomático

O submenu Cores → Automático

The Auto submenu contains operations which automatically adjust the distribution of colors in the active layer, without requiring any input from the user. Several of these operations are actually implemented as plug-ins.

8.15.1. Ativando o submenu

  • Você pode acessar o submenu a partir do menu da janela de imagem em CoresAutomático.

8.15.2. Esticamento Automático das Cores

O GIMP tem vários comandos automáticos para esticar as colunas de histograma para os canais de cor da camada ativa. Ao puxar os pixels claros para a direita e os pixels escuros para a esquerda, eles tornam os pixels claros mais claros e os pixels escuros mais escuros, o que aumenta o contraste na camada.

Alguns dos comandos esticam os três canais de cor por igual, de forma que os matizes não são alterados. Outros comandos modificam cada um dos canais separadamente, o que altera os matizes.

A forma como o esticamento é feito varia com os diferentes comandos e os resultados parecem diferentes. Não é fácil prever exatamente o que cada comando fará. Se você souber exatamente o que está fazendo, você pode conseguir os mesmos resultados, e ainda mais, com a ferramenta Níveis.

Aqui estão os exemplos dos resultados desses comandos, todos juntos em uma única página, de forma que você possa compara-los mais facilmente. O comando mais apropriado depende da sua imagem, então você pode experimentar com cada um deles para achar qual é mais apropriado para ela.

Figura 16.152. A camada original e seus histogramas

A camada original e seus histogramas

Esta camada não tem nenhum pixel nem muito claro, nem muito escuro, então ela é uma boa candidata ao uso desses comandos.


Figura 16.153. O comando Equalizar

O comando Equalizar

Exemplo de Equalizar


Figura 16.154. O comando Equilíbrio de branco

O comando Equilíbrio de branco

Exemplo de Equilíbrio de branco


Figura 16.155. O comando Esticar Contraste

O comando Esticar Contraste

Exemplo de Esticar contraste


Figura 16.156. O comando Esticar contraste HSV

O comando Esticar contraste HSV

Exemplo de Esticar Contraste HSV


Figura 16.157. O comando Realce de Cor

O comando Realce de Cor

Exemplo de Realce de cor