14.17. Seno

14.17.1. Visão geral

Figura 17.358. Exemplo de aplicação do filtro Seno

Exemplo de aplicação do filtro Seno

Filtro Seno aplicado


You can find this filter from the main menu through FiltersRenderPatternSinus….

O filtro seno permite fazer texturas baseadas em variações senoidais que parecem um pouco como seda molhada ou com uma chapa de compensado. Este plug-in funciona usando duas cores diferentes que você pode definir na guia Cores. Essas duas cores, em seguida, criarão padrões de ondas com base em uma função seno.

Você pode definir as escalas X e Y, que determinam o quanto a textura vai ser esticada ou compactada. Você também pode definir a complexidade da função: um valor elevado cria mais interferência ou repetição do padrão. Um exemplo é mostrado abaixo.

Results don't depend on the image you opened.

14.17.2. Opções

Figura 17.359. Opções para o filtro Seno (Configurações)

Opções para o filtro “Seno” (Configurações)

Presets, Input Type, Clipping, Blending Options, Preview, Split view
[Nota] Nota

These options are described in Seção 2, “Common Features”.

Escala X, Escala Y

Um valor baixo de X ou de Y irá maximizar o esticamento horizontal ou vertical da textura, enquanto que um valor elevado vai comprimi-la.

Complexidade

Este valor controla como as duas cores interagem entre si (a quantidade de interação ou repetição).

Semente aleatória

This option controls the random behavior of the filter. If the same random seed in the same situation is used, the filter produces exactly the same results. A different random seed produces different results. Random seed can be entered manually or generated randomly by pressing the New Seed button.

Force tiling

Se você marcar esta opção, será gerado um padrão que pode ser usado como uma textura encaixável. . Por exemplo, você pode usá-lo como plano de fundo em uma página HTML, e as bordas do padrão não serão visíveis quando a imagem fizer fronteira com ela mesma.

Deformado

This options give additional control of the interaction between the two colors.

Color 1, Color 2

Here, you set the two colors that make up your texture. Default colors are yellow and blue.

Blend Mode

Você pode escolher entre três funções para definir as formas das ondas que são produzidas: Linear, Bilinear e Sinusoidal.

Expoente

O expoente controla qual das duas cores é dominante, e quanto dominante ela é. Se você definir o expoente para -7.5, a cor esquerda vai dominar totalmente, e se você configurá-lo para 7,5 será o contrário. O valor zero é neutro.