8.54. Limiar

O filtro Limiar transforma a camada ou seleção atual em uma imagem em preto e branco, na qual pixels brancos representam os pixels da imagem em que o valor para o Canal escolhido está dentro do intervalo do limiar, e pixels pretos representam pixels com valor fora deste intervalo.

Você pode usá-lo para melhorar uma imagem em preto e branco (texto escaneado, por exemplo) ou para criar máscaras de seleção.

[Nota] Nota

Como este filtro cria uma imagem em preto e branco, o antisserrilhamento da imagem original desaparece. Se isto for um problema, use a ferramenta Níveis no lugar.

8.54.1. Ativando o filtro

Há diferentes possibilidades para ativá-lo:

  • This filter is found in the main menu under ColorsThreshold…,

  • or by clicking the icon in the Toolbox if Threshold has been enabled as a tool (which is disabled by default). For this, please refer to Seção 6.13, “Caixa de ferramentas”.

8.54.2. Opções

Figura 16.231. Diálogo do filtro Limiar

Diálogo do filtro Limiar

Predefinições

Predefinições são uma funcionalidade comum a vários comandos de Cores. Você pode encontrar sua descrição em Seção 8.1.1, “Funcionalidades Comuns de Cores”.

Canal

Isto lhe permite selecionar qual(is) canal(is) será(ão) usado(s) para aplicar o Limiar. O padrão é Valor, que usará todos os canais de cor, mas você também pode escolher usar um único canal: Vermelho, Verde, Azul e Alfa (disponível apenas quando a camada possui canal alfa), Luminância, ou RGB.

Histograma Linear, Histograma Logarítmico

Estes dois botões à direita da seleção de Canal lhe permitem escolher o tipo de histograma exibido.

Intervalo do limiar

A ferramenta Limiar providencia um gráfico visual, um histograma, do valor da intensidade da camada ou seleção ativa. Você pode definir o intervalo do limiar usando as caixas de entrada para mínimo e máximo ou clicando e arrastando no gráfico. Isto lhe permite separar uma parte da imagem com uma dada intensidade de um fundo com outra intensidade. Pixels dentro do intervalo são brancos, e os outros são pretos. Ajuste o intervalo para obter a seleção desejada em branco com fundo preto. O botão Automático pode ser usado para automaticamente ajustar o limiar.

Opções de Mistura, Pré-visualização e Visão dividida

Estas são funcionalidades comuns descritas em Seção 8.1.1, “Funcionalidades Comuns de Cores”.

8.54.3. Usando Limiar e Máscara Rápida para criar uma máscara de seleção

Não é sempre o caso, mas um elemento que você queira extrair de uma imagem pode se destacar bem do plano de fundo. Neste caso, você pode usar a ferramenta Limiar para selecionar este elemento inteiro. Grokking the GIMP descreveu um método baseado numa máscara de canal, mas agora, usar a Máscara rápida é mais fácil.

  1. Primeiro, comece decompondo sua imagem em seus componentes RGB e HSV usando o filtro Decompor. Uma nova imagem em escala de cinza é criada e os componentes são exibidos como camadas no diálogo Camadas. Estas camadas vêm com uma miniatura, mas é muito pequena para uma análise fácil. Você pode, é claro, aumentar o tamanho desta prévia com o menu do diálogo (o pequeno botão triangular), mas brincar com os olhos é mais simples para exibir a camada desejada na imagem decomposta. Selecione a camada que melhor isola o elemento.

    Figura 16.232. A imagem original, a imagem decomposta e seu Diálogo de Camada

    A imagem original, a imagem decomposta e seu Diálogo de Camada
    A imagem original, a imagem decomposta e seu Diálogo de Camada
    A imagem original, a imagem decomposta e seu Diálogo de Camada

  2. Use a ferramenta Limiar na imagem decomposta. Movendo o cursor preto, ajuste o limiar para melhor isolar o elemento que você queira extrair. Isto provavelmente não será perfeito: melhoraremos o resultado com a máscara de seleção que vamos criar.

    [Atenção] Atenção

    Certifique-se de ter selecionado a camada certa ao usar a ferramenta Limiar: quando ela estiver aberta, você não poderá trocar para outra camada.

    Figura 16.233. A camada selecionada após o ajuste do limiar

    A camada selecionada após o ajuste do limiar

    Conseguimos o melhor contorno para nossa flor. Há vários objetos vermelhos que precisamos remover.


  3. Certifique-se de que a imagem exibindo a camada selecionada está ativa e copie-a para a área de transferência com Ctrl+C.

  4. Agora, torne ativa a imagem original. Clique no botão Máscara Rápida no canto inferior esquerdo da janela da imagem: a imagem fica encoberta com uma máscara translúcida vermelha (padrão). Esta cor vermelha não é apropriada para nossa imagem com bastante vermelho: vá para o Diálogo de Canais, ative o canal Máscara rápida e mude sua cor com o Editar Atributos do Canal. Volte para a imagem original. Pressione Ctrl+V para colar a camada previamente copiada.

    Figura 16.234. A máscara

    A máscara

  5. Voilà. Sua máscara de seleção está pronta: você pode melhorar a seleção como de costume. Quando a seleção estiver pronta, desabilite a Máscara Rápida clicando novamente em seu botão: você verá o tracejado ao redor da seleção.

    Figura 16.235. O resultado

    O resultado
    O resultado

    Usamos a Ampliação para trabalhar em nível de pixel, Seleção Livre para remover grandes áreas indesejadas, o lápis (para obter limites duros), tinta preta para remover áreas selecionadas, tinta branca para adicionar áreas selecionadas, especialmente para o caule.