2.4. Seleção Livre (Laço)

Figura 14.18. Ícone de Seleção Livre na Caixa de ferramentas

Ícone de Seleção Livre na Caixa de ferramentas

A ferramenta de Seleção Livre, ou Laço, permite que você crie uma seleção desenhando a mão livre com o ponteiro, enquanto mantém pressionado o botão esquerdo do mouse (ou, para uma caneta de mesa digitalizadora, pressionando-a contra a superfície). Quando você soltar o botão do mouse, a seleção será fechada, ligando a localização atual do ponteiro para o local de partida com uma linha reta. Você pode ir para fora da borda da tela da imagem e voltar se você quiser. O Laço é uma ferramenta muito boa para ser usada para desbaste em uma seleção, mas não é tão boa para a definição precisa. Os usuários experientes acham que muitas vezes é conveniente começar com a ferramenta Laço, mas, em seguida, mudam para o modo Máscara rápida para detalhes do trabalho .

Para obter informações sobre as seleções e como elas são usadas no GIMP veja Seleções. Para obter informações sobre as características comuns a todas as ferramentas de seleção veja Ferramentas de seleção.

[Nota] Nota

A ferramenta Seleção Livre é muito mais fácil de usar com um tablet do que com um mouse.

Uma nova possibilidade surgiu no GIMP-2.6: a seleção poligonal. Em vez de clicar e arrastar para desenhar uma seleção a mão livre, você pode clicar apenas. Isso cria um ponto de ancoragem. Então, movendo o ponteiro do mouse desenha uma linha com um novo ponto de ancoragem que você pode mover, desde que você não clique novamente (o ponteiro do mouse vem com a cruz em movimento). Clicar novamente ancora este ponto e cria um segmento. Pressionar a tecla Ctrl ao mover o ponteiro do mouse restringe os ângulos do movimento para múltiplos de 15°.

Assim, você pode misturar segmentos a mão livre e segmentos poligonais.

Figura 14.19. Misturando segmentos a mão livre e segmentos poligonais

Misturando segmentos a mão livre e segmentos poligonais

2.4.1. Ativando a ferramenta

Você pode acessar a ferramenta Laço de diferentes maneiras:

  • A partir da barra de menu FerramentasFerramentas de SeleçãoSeleção Livre,

  • clicando no ícone da ferramenta na Caixa de ferramentas,

  • usando a tecla de atalho F.

2.4.2. Teclas Modificadoras

A ferramenta Seleção Livre não possui modificadores de teclas especiais, apenas os que afetam todas as ferramentas de seleção da mesma forma. Veja Ferramentas de Seleçãopara obter mais ajuda.

2.4.3. Manuseando a ferramenta

Para mover a seleção, consulte Movendo seleções.

Figura 14.20. Seleção grosseira com a ferramenta seleção livre.

Seleção grosseira com a ferramenta seleção livre.

2.4.4. Opções

Figura 14.21. Opções de ferramentas para a ferramenta Laço

Opções de ferramentas para a ferramenta Laço

Normalmente, as opções da ferramenta são exibidas assim que você ativa uma ferramenta em uma caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas. Se isso não acontecer, você pode acessar as mesmas através do menu na janela da imagem emJanelasDiálogos de EncaixeOpções de ferramentas

A ferramenta de Seleção Livre não tem opções de ferramentas especiais, apenas as que afetam todas as ferramentas de seleção da mesma forma. Veja Ferramentas de Seleção para obter ajuda.