2.2. Seleção Retangular

Figura 14.10. Ícone de Seleção Retangular na Caixa de ferramentas

Ícone de Seleção Retangular na Caixa de ferramentas

A ferramenta de seleção retangular é projetada para selecionar regiões retangulares da camada ativa: é a mais básica das ferramentas de seleção, mas muito comumente utilizada. Para obter informações sobre as seleções e como elas são usadas no GIMP veja, Seleções para obter informações sobre as características comuns a todas as ferramentas de seleção veja Ferramentas de seleção.

Esta ferramenta também é utilizada para a desenhar um retângulo em uma imagem. Para renderizar um retângulo preenchido, crie uma seleção retangular, e, em seguida, preencha-o usando a ferramenta de Preenchimento. Para criar um contorno retangular, a abordagem mais simples e mais flexível é criar uma seleção retangular e, em seguida, contorná-la.

2.2.1. Ativando a ferramenta

Você pode acessar a Ferramenta de Seleção de formas diferentes:

  • a partir da barra menu FerramentasFerramentas de SeleçãoSeleção Retangular,

  • clicando no ícone da ferramenta na Caixa de ferramentas.

  • utilizando a tecla de atalho R.

2.2.2. Teclas Modificadoras

[Nota] Nota

Veja Ferramentas de Seleção para obter ajuda com teclas modificadoras que afetam todas essas ferramentas da mesma forma. Apenas as opções que são específicas para esta ferramenta são explicadas aqui.

Ctrl

Pressionar a tecla Ctrl após o início da sua seleção, e segura-la pressionada até você terminar, faz com que o ponto de partida seja usado como o centro do retângulo selecionado, em vez de um canto. Note que, se você pressionar a tecla Ctrl antes de começar a fazer a seleção, a seleção resultante será subtraída da seleção existente. O cursor se transforma no símbolo

Shift

Se você pressionar a tecla Shift antes de iniciar a seleção, a seleção resultante será adicionada à já existente. O cursor se transforma

Pressionar a tecla Shift depois de começar sua seleção, inverte a opção fixa, e mantendo-a pressionada, vai restringir a seleção a um quadrado, se é sua primeira seleção. Se estiver alterando uma seleção, e no menu fixa estiver selecionada a opção Proporção, sua alteração irá respeitar a proporção da seleção anterior.

Ctrl+Shift

Pressionar ambas as teclas depois de iniciar sua seleção combina os dois efeitos, dando-lhe uma seleção quadrada centrada no ponto inicial. Repare que pressionar essas teclas antes de iniciar a sua seleção cria uma intersecção da seleção resultante com a existente e o ponteiro do mouse se modifica de acordo:

2.2.3. Manipulação de ferramentas

Figura 14.11. Exemplo de seleção retangular

Exemplo de seleção retangular

Quando esta ferramenta é selecionada, o ponteiro do mouse é exibido assim: assim que ele estiver sobre a imagem. Um arrastar e soltar permite obter uma forma retangular (ou quadrada). Quando você soltar o botão do mouse, uma linha pontilhada (formigas marchando) define a seleção. Não é necessário ajustar a seleção com cuidado, você pode redimensioná-la depois facilmente.

Quando o ponteiro está se movendo na tela, os aspectos do ponteiro de seleção modificam:

- fora da seleção que parece anteriormente, permite criar uma nova seleção, mas irá apagar a existente se esta não for combinada com uma tecla modificadora para adicionar ou subtrair outra seleção conforme descrito acima.

- Na seleção, em suas partes periféricas, o ponteiro do mouse se transforma em várias formas quando passa por cima das áreas retangulares sensíveis e claramente marcadas. Esses identificadores permitem que você redimensione a seleção. Nos cantos de seleção o ponteiro modifica a forma de acordo com o contexto, por exemplo, no canto direito abaixo torna-se: . Então, clicando e arrastando estas áreas, você pode ampliar ou diminuir o tamanho da seleção. Sobre as partes medianas das bordas da seleção, sejam laterais, abaixo ou acima, o ponteiro modifica sua forma apropriadamente de acordo com o contexto. Por exemplo, quando o ponteiro do mouse está sobre o meio do lado direito, o ponteiro parece: . Então você pode clicar e arrastar para ampliar ou diminuir o tamanho da seleção movendo o limite escolhido.

- No interior da area central da seleção o ponteiro do mouse parece o usual para manipulação de objetos, ou seja: . Então você pode mover toda a seleção clicando e arrastando.

Além disso, se você não tiver desmarcado a opção Destaque, o seu trabalho será mais fácil, porque o que está fora da seleção será mais escuro do que o que está na seleção, e então a seleção aparece destacada.

[Dica] Dica

Se você usar as setas do teclado você pode mover a seleção ou modificar seu tamanho com passo de um pixel. Se você usá-las em combinação com Shift você pode movê-la em passos de 25 pixels.

Figura 14.12. Áreas sensíveis da seleção

Áreas sensíveis da seleção

Exibição de todos os ponteiros possíveis em função de sua localização em relação à área da seleção


Depois de criar e modificar a seleção, você vai ter que sair deste modo de edição (e fixar todas as mudanças). Você pode fazer isso com um único clique dentro da seleção ou pressionando a tecla Enter. Ou você pode simplesmente usar uma ferramenta que não seja de seleção e, por exemplo, preencher ou pintar a seleção.

2.2.4. Opções da ferramenta

Figura 14.13. Opções da Ferramenta para a ferramenta de Seleção Retangular

Opções da Ferramenta para a ferramenta de Seleção Retangular

Normalmente, as opções da ferramenta são exibidas assim que você ativa uma ferramenta em uma caixa localizada abaixo da caixa de ferramentas. Se isso não acontecer, você pode acessar as mesmas através do menu na janela da imagem emJanelasDiálogos de EncaixeOpções de ferramentas

[Nota] Nota

Veja Ferramentas de Seleção para obter ajuda com opções que são comuns a todas essas ferramentas. Apenas as opções que são específicas para esta ferramenta são explicadas aqui.

Modo; Anti-serrilhamento; Enevoar bordas

Opção seleção comum.

Cantos arredondados

Se você ativar esta opção, aparece um controle deslizante. Você pode usar isso para ajustar o raio que é usado para arredondar os cantos da seleção.

Expandir a partir do centro

Se você ativar esta opção, a seleção é iniciada pressionando o botão do mouse que é usado como centro da área selecionada.

Fixa

Este menu permite-lhe a opção de restringir a forma do retângulo de várias maneiras.

Proporção

Esta opção permite que você crie e redimensione a seleção, mantendo a proporção fixa conforme descrita na caixa de entrada logo abaixo: você pode escrever a proporção lá e apertar Enter. Por padrão, a proporção é de 1:1 (portanto, temos um quadrado) mas ela pode ser alterada. Com os dois pequenos botões de paisagem e de imagens ícones, você pode inverter essa relação.

Largura

Com esta opção você pode manter fixa a largura da seleção.

Altura

Com esta opção você pode fixar a altura da seleção.

Tamanho

Com esta opção você pode manter fixas a altura e a largura da seleção: a ferramenta passa simplesmente a Carimbar retângulos do mesmo tamanho.

Posição

Estes dois campos de texto contém as coordenadas horizontais e verticais atuais do canto superior esquerdo da seleção. Você pode usar esses campos para ajustar a posição de seleção com precisão.

Tamanho

Estes dois campos de texto contém a altura e a largura da seleção. Você pode usar esses campos para ajustar o tamanho da seleção com precisão.

Destaque

Se você ativar esta opção, a área selecionada é realçada com uma máscara em torno para tornar a seleção visual muito mais fácil.

Guias

Com este menu, você pode selecionar o tipo de guias que são mostradas dentro da seleção para tornar a criação de uma seleção mais fácil, respeitando regras de composição fotográficas.

Seis opções estão disponíveis:

  • Sem Guias

  • Linha central

  • Regra dos terços

  • Regra de quintos

  • Seções áureas

  • Linhas diagonais

Encolher automaticamente

This option is active when a rectangle selection is drawn. Clicking on the Auto Shrink Selection button will make the selection automatically shrink to the nearest rectangular shape including elements in the selection. The algorithm for finding the best rectangle to shrink to is intelligent, which in this case means that it sometimes does surprisingly sophisticated things, and sometimes does surprisingly strange things. In any case, if the region that you want to select has a solid-colored surround, auto-shrinking will always pick it out correctly. Note that the resulting selection does not need to have the same shape as the one you sweep out.

Figura 14.14. Auto Shrink example

Auto Shrink example

Image with two distinct elements selected

Auto Shrink example

Auto Shrink applied


Amostragem combinada

Se Amostragem combinada também estiver ativa, a função de Encolher automaticamente irá utilizar a informação de pixels da tela visível da imagem, ao invés de apenas a camada ativa. Para mais informações sobre Amostra combinada, consulte a expressão no glossário, em Amostra Combinada.