4.10. Separando um objeto do seu plano de fundo

Figura 3.39. Objeto com plano de fundo

Objeto com plano de fundo

Às vezes você precisa separar o sujeito de uma imagem de seu fundo. Você pode querer ter o objeto em uma cor lisa, ou manter o fundo transparente para que você possa usá-lo em um fundo já existente, ou qualquer outra coisa que você tenha em mente. Para fazer isso, você deve primeiro usar asferramentas de seleção do GIMP para desenhar uma seleção em torno de seu tema. Esta não é uma tarefa fácil, e selecionar a ferramenta correta é crucial. Você tem várias ferramentas para fazer isso.

A ferramenta de Seleção livre permite que você desenhe uma borda usando a mão livre ou linhas retas. Use-a quando o objeto tiver uma forma relativamente simples. Leia mais sobre esta ferramenta aqui: Seção 2.4, “Seleção Livre (Laço)”

Figura 3.40. Ferramenta de seleção livre

Ferramenta de seleção livre
Ferramenta de seleção livre

A ferramenta de Seleção com tesoura permite que você selecione uma borda à mão livre e utiliza algoritmos de reconhecimento de bordas para encaixar melhor a borda ao redor do objeto. Utilize esta opção quando o objeto é complexo, mas distinto o suficiente do seu contexto atual. Leia mais sobre esta ferramenta aqui: Seção 2.7, “Tesouras Inteligentes”

Figura 3.41. Ferramenta de seleção com tesoura

Ferramenta de seleção com tesoura
Ferramenta de seleção com tesoura

A ferramenta de Seleção de frente permite marcar áreas como frente ou fundo e refina a seleção automaticamente. Leia mais sobre esta ferramenta aqui: Seção 2.8, “Seleção de frente”

Figura 3.42. Ferramenta de seleção de frente

Ferramenta de seleção de frente
Ferramenta de seleção de frente

Assim que você tiver selecionado o objeto com sucesso, use SelecionarInverter. Agora, em vez do objeto, o fundo está selecionado. O que você fizer agora depende do que você pretende fazer com o fundo.