7. Adicionando novos pincéis

Para adicionar um novo pincel, depois de criar ou baixar um, você precisa salva-lo num formato que o GIMP possa usar. O arquivo de pincel deve ser colocado no caminho de buscas de pincéis do GIMP, de forma que o GIMP possa acha-lo e mostra-lo no diálogo de pincéis. Você pode clicar no botão de atualizar, que reindexa as pastas de pincel. O GIMP usa três formatos de arquivo para pincéis:

GBR

O formato .gbr (gimp brush - Pincel do GIMP) é usado para pinceis normais e coloridos. Você pode converter muitos outros tipos de imagens, inclusive pinceis do GIMP abrindo-os no GIMP e exportando-os para arquivos com a extensão .gbr. Isso traz uma caixa de diálogo em que você pode configurar o espaçamento padrão para o novo pincel. Uma descrição mais completa do formato de arquivo GBR pode ser encontrada no arquivo gbr.txt na pasta devel-docs da distribuição em código fonte do GIMP.

Figura 7.17. Salvar um pincel .gbr

Salvar um pincel .gbr

GIH

O formato .gih (gimp image hose - Tubo de imagens do GIMP) é usado para pincéis animados. Esses pincéis são construídos de imagens contendo múltiplas camadas, e cada camada pode conter múltiplas imagens para o pincel, arranjadas numa grade. Quando você exporta uma imagem para um arquivo .gih. aparece um diálogo que lhe permite descrever o formato do pincel. Veja na caixa exportar como tubo de pincéis

VBR

O formato .vbr é usado para pincéis paramétricos, i.e., pincéis criados usando o editor de pincéis do GIMP. Não há outra forma que valha a pena de se obter arquivos nesse formato (mas você mudar seus parâmetros diretamente com um editor de textos se desejar)

Para tornar um pincel disponível, coloque sob uma das pastas no caminho de busca de pincéis do GIMP. Por padrão, o caminho de busca de pincéis inclui duas pastas, a pasta brushes do sistema, que você não deveria usar ou alterar, e a pasta brushes na sua pasta pessoal do GIMP. Você pode adicionar novas pastas ao caminho de busca de pincéis, usando a guia Pastas de pincéis do diálogo de Preferências. Qualquer arquivo do tipo GBR, GIH, ou VBR incluído numa dessas pastas vai aparecer na caixa de pinceis da próxima vez que você iniciar o GIMP, ou assim que você pressionar o botão de Atualizar no diálogo de pinceis.

[Nota] Nota

Quando você cria um novo pincel paramétrico com o editor de pincéis, ele é salvo automaticamente na sua pasta de pincéis pessoais (a pasta tem o nome em inglês: brushes)

Há várias páginas na web com coleções de pincéis do GIMP para baixar. No lugar de suprir uma lista links que logo estaria desatualizada, a sugestão é fazer uma busca em sua página de buscas favorita com os termos GIMP brushes (se você colocar em inglês devem aparecer pincéis de todo o mundo - mas pode tentar procurar por pincéis do GIMP também e ver o que aparece). Também há muitas coleções de pincéis de outros programas de pintura. Alguns desses pincéis podem ser convertidos facilmente em pincéis do GIMP, e alguns não poderão ser convertidos de jeito algum. Se você precisar saber, procure na Internet - e se não encontrar algo, peça ajuda a um expert. (Sugestão: pergunte no canal de IRC do GIMP, ou em algum fórum)