2. Criando e usando seleções

2.1. Movendo uma seleção

Rectangular and elliptical selections have two modes. The default mode has handles on the selection. If you click the selection or press the Enter key, the handles disappear leaving only the dotted outline (marching ants). The other selection tools have different behaviour.

2.1.1. Movendo as seleções retangular e elíptica

Se você clicar e arrastar uma seleção com alças, você pode mover a linha de contorno da seleção, mas sem mover a parte da imagem dentro da mesma.

Select the Move tool and set the options to move the selection; the tool supports moving the selection, path, or layer.

Figura 7.5. Movendo a linha de seleção

Movendo a linha de seleção

A maior parte dos sistemas permite que a seleção seja movida usando-se as teclas-seta. O comportamento preciso depende do sistema. Se as teclas seta sozinhas não fizerem a seleção se mover, tente manter o ponteiro do mouse sobre a seleção, sem clicar em nada. Tente pressionar e manter as teclas Shift (ou Ctrl+Alt, Shift+Alt, ou Alt), enquanto pressiona as setas. Uma combinação pode mover a seleção de um em um pixel e outra de 25 em 25 pixels. Se você mantiver o cursor sobre uma das alças do canto ou um lado da seleção, as teclas seta podem mudar o seu tamanho.

Se você clicar e arrastar em uma seleção que esteja sem as alças, você irá criar uma nova seleção. A anterior será perdida. Para mover a seleção você tem que

  • segurar as teclas Ctrl+Alt pressionadas, e clicar-e-arrastar a seleção. Isso torna o lugar original na imagem vazio (transparente ou preenchido com a cor de fundo). Uma seleção flutuante é criada. Os comandos de tecla requeridos podem diferir no seu sistema. Acompanhe a barra de estado do GIMP para ver se alguma outra combinação é especificada, por exemplo, Shift+Ctrl+Alt.

    Figura 7.6. Movendo uma seleção e seu conteúdo, esvaziando á área de origem.

    Movendo uma seleção e seu conteúdo, esvaziando á área de origem.

  • Segure Shift+Alt para clicar e arrastar a seleção sem apagar a área selecionada originalmente. Uma seleção flutuante é criada.

    Figura 7.7. Mover uma seleção e seu conteúdo sem apagar a área originalmente selecionada.

    Mover uma seleção e seu conteúdo sem apagar a área originalmente selecionada.

[Nota] Nota

Em alguns sistemas, você precisa apertar Alt antes de pressionar o Shift ou o Ctrl. Nesses sistemas, se você pressionar o Shift ou o Ctrl primeiro, fará o GIMP entrar no modo que adiciona ou subtrai à seleção atual, e depois disso, a tecla Alt se torna inefetiva.

2.1.2. Movendo as demais seleções

As seleções criadas de outra forma (ferramenta de laço, varinha mágica, por cor), não tem alças. Clicar e arrastar não move as mesmas. Para mover seus conteúdos, você pode fazer como fez para as seleções retangular e elípticas — segure as teclas Ctrl+Alt ou Shift+Alt e clique e arraste.

Se você usar as teclas-seta do teclado em vez de clicar e arrastar, você moverá o contorno da seleção.

2.1.3. Outro método

[Nota] Nota

Você também pode usar um método mais consistente para mover uma seleção com seus conteúdos. Torne a uma seleção flutuante. Então você pode mover seu conteúdo, apagando a origem, clicando e arrastando, ou usando as teclas seta do teclado. Para mover sem apagar o conteúdo original, use Copiar-e-Colar. Para transformar uma seleção em seleção flutuante sem mágica de teclas modificadoras, vá em Selecionar->Flutuar, no menu da janela de imagens.