4.3. Mover

A ferramenta de Mover é usada para mover camadas, seleções, vetores guias e outros itens na imagem. Ela também funciona em textos.

4.3.1. Ativando a ferramenta

There are different possibilities to activate the tool:

  • From the main menu: ToolsTransform ToolsMove.

  • By clicking the tool icon in the Toolbox.

  • By pressing the M keyboard shortcut.

  • A ferramenta de Mover é ativada automaticamente quando você cria uma guia.

    [Nota] Nota

    If the function of the Space bar is set to Activate the Move tool (which is not the default, but can be changed in your Preferences, see below), then holding down the Space bar temporarily changes the active tool to Move. The Move tool remains active as long as the space bar is held down. The original tool is reactivated after releasing the space bar.

    To enable this behavior you have to change the setting called While space bar is pressed to Switch to Move tool. This setting can be changed in the Preferences dialog: EditPreferencesImage WindowsSpace Bar.

4.3.2. Opções

Figura 14.99. Opções da ferramenta mover

Opções da ferramenta mover

Normally, tool options are displayed in a window attached under the Toolbox as soon as you activate a tool. If they are not, you can access them from the main menu through WindowsDockable WindowsTool Options which opens the option window of the selected tool.

Mover
[Nota] Nota

Essas opções estão descritas em Opções em comum das ferramentas de transformação

Tenham em mente que essas opções continuam valendo se você sai da ferramenta de Mover.

Modo da ferramenta (Shift)

Se a opção Mover está em Camada

Pegue uma camada ou guia

Em uma imagem com várias camadas, o ponteiro do mouse vira uma cruz quando ele passa sobre um elemento pertencente à camada ativa. Nesse ponto você pode clicar e arrastá-la. Se o ponteiro do mouse tem o formato de uma mão (mostrando que você não vai pegar um elemento da camada ativa), você irá mover uma outra camada, em vez da que está ativa. (Ela se torna a camada ativa enquanto estiver sendo movida).

Se existe uma guia na sua imagem, ela se tornará vermelha quando o ponteiro do mouse passar por cima dela. Nesse momento ela está ativa, e você poderá move-la.

At the point of intersection of two guides, you can click-and-drag to move them together. This is useful when the guides are used to mark a point, rather than a pair of lines (e.g, as is the case for the mandala symmetry guides, which mark the symmetry point of origin).

Mover a camada atual

Only the current layer will be moved (if smaller than canvas). This may be useful if you want to move a layer with transparent areas, where you can easily pick the wrong layer through these transparent areas.

[Nota] Nota

You also can move the active layer by setting its offset in the Edit Layer Attributes dialog.

Se a opção de Mover está em Seleção

A linha pontilhada da seleção será movida (veja Seção 2.1, “Moving or Resizing a Selection”).

Se a opção mover estiver em Vetor

Pegar um vetor

Esta é a opção padrão. O ponteiro do mouse se torna uma pequena mão quando ele está sobre um vetor visível. Então você pode move-lo clicando e arrastando o mesmo na imagem (ele será o vetor ativo enquanto estiver sendo movido)

Mover o vetor ativo

Somente o vetor ativo será movido, mesmo que ele não seja visível. Você pode escolher o vetor ativo no Diálogo de vetores

4.3.3. Sumário das ações da ferramenta Mover

Movendo uma seleção

A ferramenta de mover permite que você mova apenas o contorno da seleção (internamente, todos os valores representando a máscara de seleção). Se o modo de Mover estiver em Camada, você deve manter as teclas Ctrl+Alt pressionadas.

Se o modo de Mover for Seleção, você pode clicar e arrastar em qualquer ponto na tela de pintura para mover a seleção. Você também poderá usar as teclas seta para mover a seleção com precisão. E então, se mantiver a tecla Shift pressionada, o movimento ocorre em incrementos de 25 pixels.

Quando você move uma seleção com a ferramenta Mover, o centro da seleção é marcado com uma pequena cruz. Tanto essa cruz quanto as bordas da seleção são atraídas para guias ou linhas da grade, se as opções de VisualizarAtrair para as guias (ou grade) estiverem ligadas. Isso faz com que alinhar seleções seja mais fácil.

Consulte Movendo seleções para outras possibilidades.

Movendo uma camada

O modo de Mover deve estar em Camada. Então você pode escolher entre Mover a camada ativa e, se você tiver mais de uma camada Pegue uma camada ou guia

Movendo camadas vinculadas

Se as camadas estiverem vinculadas (com o ícone de corrente, não em um mesmo grupo de camadas), todas serão movidas, não importando qual é a camada ativa. Para camadas no mesmo grupo, o grupo deve estar ativo no diálogo de camadas, e a ferramenta de Mover deve usar o modo de Mover a camada atual

Movendo uma guia

Quando você puxa uma guia de uma régua, a ferramenta de Mover é ativada automaticamente (se você não desejar esse efeito, por estar pintando próximo das bordas da janela com outra ferramenta, a solução é desligar temporariamente a visualização das réguas no menu Visualizar). Se a guia já existe na imagem, para move-la, você deve ativar a ferramenta de mover você mesmo. Quando o ponteiro do mouse passa sobre uma guia, ela fica vermelha, então você pode clicar e arrastar para posicionar a guia na imagem, ou remove-la (bastando move-la para fora da área da tela de pintura).

Movendo um vetor

O diálogo da ferramenta de vetores tem sua própria funcionalidade de mover: veja Seção 5.2, “Vetores”. Mas você também pode usar a ferramenta de Mover. O modo de Mover deve estar marcado como Vetor. Note que se você estava editando um vetor, ele fica invisível: torne o visível no Diálogo de vetores. Você pode escolher o vetor a ser movido, ou mover o vetor ativo.

Movendo texto

Todo texto criado no GIMP fica em sua própria camada, e pode ser movido como uma camada. Consulte Seção 5.3, “Texto”.