Ao usar o comando
, você pode converter todas as cores na camada ativa para as tonalidades correspondentes de cinza. Isto se diferencia da conversão da imagem para Tons de cinza em dois pontos. Primeiro, o comando só opera na camada ativa, e segundo, as cores na camada ainda são valores RGB com três componentes, com R=G=B, que produz cinza. Isto significa que você pode então pintar sobre a camada, ou em partes individuais dela, usando cores não-cinzentas.Nota | |
---|---|
Este comando só funciona em camadas de imagens RGB. Se a imagem estiver no modo Tons de Cinza ou Indexada, ele não consegue fazer nada. |
Modo: Cinco opções são disponibilizadas para converter de colorido para preto-e-branco:
Os tons de cinza serão calculados usando-se sRGB linearizado como
Os tons de cinza serão calculados usando-se sRGB não-linearizado
Os tons de cinza serão calculados como
Os tons de cinza serão calculados como
Os tons de cinza serão calculados como
Figura 16.179. Usando os cinco modos para converter duas imagens coloridas muito diferentes para preto-e-branco
O grau e direção a partir dos quais os vários modos de converter uma imagem para preto-e-branco divergem de uma conversão direta de Luminância para preto-e-branco dependem de:
O método de conversão que você escolher.
O espaço de cores RGB no qual a conversão é feita.
Quão saturadas as cores na imagem original são, com cores iniciais mais saturadas (como o globo vermelho e o girassol amarelo brilhante) produzindo desvios mais intensos em relação a uma conversão de Luminância direta.
Os matizes (por exemplo, amarelos vs. vermelhos) das várias cores saturadas em uma imagem também fazem diferença.
Sendo o máximo dos valores dos canais RGB para cada pixel, uma conversão por Valor HSV para preto-e-branco é sempre mais clara do que a imagem colorida original, e também mais clara do que todos os outros modos de conversão para preto-e-branco.
Comparação entre o globo vermelho e o girassol amarelo:
Para o globo vermelho, a Luminosidade (HSL) produz um resultado muito similar à Luminância, e Luma produz uma conversão que é muito mais escura.
Para o girassol, Luma produz um resultado muito similar à Luminância, e Luminosidade (HSL) produz uma conversão que é muito mais escura.
Observe que as partes menos saturadas de cada imagem parecem mais ou menos as mesmas, independentemente de qual método é escolhido para converter de colorido para preto-e-branco.
Mais informação sobre Luminância:
"Luminância" é o único modo com significado físico para converter uma imagem colorida em preto-e-branco, já que a imagem em preto-e-branco resultante tem a mesma luminância relativa (reflete a mesma porcentagem de luz dos vários tons de cinza) que as cores na imagem colorida original.
Luminância deve ser calculada usando-se valores RGB linearizados.
Por conveniência, dizemos "Luminância", mas, na verdade, queremos dizer "Luminância Relativa". Para mais informação, veja Luminância Relativa e Espaço de cores CIE 1931 [XYZ].
GIMP uses hard-coded sRGB values to do Luminance conversions to black and white. "Future GIMP" will support correct conversions for images in other color spaces.
"Luma" is what you get if you use the formula for Luminance on RGB values that haven't been properly linearized.
The multipliers have been properly Bradford-adapted to D50, which is required for use in an ICC profile color-managed editing application (at least until the next version of the ICC specs is released and people figure out how to deal with the new freedom to use non-D50 reference white points).
GIMP uses hard-coded sRGB values to do Luma conversions to black and white. "Future GIMP" will support correct conversions for images in other color spaces.
Mais informação sobre Luminosidade, Média e Valor:
Os modos "Luminosidade (HSL)", "Média (Intensidade HSI)" e "Valor (HSV)" para converter uma imagem colorida para preto-e-branco usam modelos de espaços de cores que foram inventados para processamento rápido em computadores em nível de consumidor dos anos 90. Para detalhes, veja HSL e HSV, prestando atenção em particular à seção em Desvantagens.
Caso você esteja se perguntando por que Luminosidade LAB não está entre as opções para conversão de imagem RGB em preto-e-branco, uma conversão apropriadamente calculada de RGB para Luminosidade LAB, e então de volta para RGB, produz exatamente o mesmo resultado que a conversão por Luminância para preto-e-branco. Eis o porquê:
No espaço de cores XYZ, Y é a Luminância. Então, se você converter uma imagem colorida em RGB para XYZ, o "Y" em XYZ é o mesmo número que os valores R=G=B que você teria ao calcular Luminância RGB.
LAB é uma transformação perceptivamente uniforme de XYZ. Se você converter de RGB para XYZ e então para LAB, e definir A=B=0,0 (ou 0,5 para editores de imagem que colocam o ponto médio dos eixos A e B em 0,5 em vez de 0,0), e então converter de volta para XYZ, os valores X e Z mudarão, mas Y não.
Tutoriais que produzem qualquer coisa que não Luminância Relativa ao converter uma imagem RGB em preto-e-branco usando Luminosidade LAB, muito infelizmente estão lidando com diversos erros matemáticos nas rotinas de conversão.