5.11. Filtros para a tela

This command shows a dialog window when executed. This window can be used to manage the display filters and their options. Display filters are not to be confused with the filters in the filters-menu. Display filters do not alter the image data, but only one display of it. You can imagine display filters like big panes before your screen. They change your perception of the image. This can be useful for things like soft-proofing prints, controlling the color management but also simulation of color deficient vision.

5.11.1. Ativando o comando

You can access this command from the main menu through ViewDisplay Filters….

5.11.2. Descrição da janela de diálogo de Filtros para a tela

Figura 16.47. The Color Display Filters dialog

The “Color Display Filters” dialog

Essa janela possui duas pequenas caixas de seleção. A caixa de seleção da esquerda exibe os filtros disponíveis. Você pode mover um filtro da caixa da direita ao selecionando-a e clicando no botão seta para direita. A janela filtros ativos na direita mostra os filtros que você escolheu e que serão aplicados caso a caixa de seleção ao lado do nome esteja marcada. Você pode mover filtros da caixa da direita pra a da esquerda usando o botão seta para a esquerda. Se você selecionar um filtro ao clicar no seu nome, suas opções serão exibidas abaixo em duas caixas de seleção, na área de configuração do filtro selecionado

5.11.3. Visão com deficiência de cor

A imagem que você criará, nós esperamos, será vista por muitas pessoas em muitos sistemas diferentes. A imagem que parece incrível na sua tela pode parecer diferente para pessoas com deficiências de visão ou em uma tela com configurações diferentes da sua. Algumas informações podem até mesmo não serem visíveis.

Figura 16.48. Descrição do diálogo de Visão com deficiência de cor

Descrição do diálogo de “Visão com deficiência de cor”

5.11.3.1. Opções
Tipo de deficiência de cor

Neste menu em lista você pode selecionar entre:

Protanopia[6] (insensibilidade ao vermelho)

A protanopia é uma deficiência visual da cor vermelha. É o conhecido daltonismo (incapacidade de enxergar as cores vermelho e verde). O daltonismo ocorre com bastante frequência na população.

Já a Protanopia é mais complexa; uma pessoa com esse problema não consegue enxergar tanto a cor vermelha ou verde, mas ainda continua sendo sensível ao amarelo e azul. Inclusive, essa pessoa perde a percepção à luminosidade e às mudanças de tons em comprimentos de onda curtas.

Deuteranopia (insensitivity to green)

Com a deuteranopia, a pessoa possui uma deficiência de visão verde. Deuteranopia é na verdade como a protanopia, pois a pessoa perde a percepção ao vermelho e verde, mas não perde a percepção de luminosidade ou mudanças de tom.

Trinatopia (insensibilidade ao azul)

Com a tritanopia, a pessoa possui deficiência na percepção de azul e amarelo, apesar de ainda ser sensível ao vermelho e verde. A pessoa ainda possui alguma percepção de luminosidade, e mudanças de tonalidade devido ao longo comprimento de ondas.

5.11.3.2. Exemplos

Figura 16.49. Exemplo de protanopia

Exemplo de protanopia

Imagem original

Exemplo de protanopia

Uma pessoa cega para o vermelho não pode enxergar o texto vermelho (255,0,0) em um fundo preto (0,0,0).


Figura 16.50. Exemplos de três tipos de deficiência em uma imagem

Exemplos de três tipos de deficiência em uma imagem

Visão normal

Exemplos de três tipos de deficiência em uma imagem

Protanopia

Exemplos de três tipos de deficiência em uma imagem

Deuteranopia; na deuteranopia, o amarelo é trocado pelo vermelho.

Exemplos de três tipos de deficiência em uma imagem

Tritanopia; na tritanopia, o verde é levemente representado na extensão do azul.


5.11.4. Gama

Figura 16.51. O diálogo de Gama

O diálogo de “Gama”


A relação entre a intensidade do sinal elétrico e o brilho da cor não é exato e depende do dispositivo (da câmera, da scanner, do monitor, etc.) O Gama é um coeficiente usado para corrigir essa relação. A sua imagem deve ser visível tanto em áreas escuras quanto claras, mesmo que ela sejaexibida num monitor com muita luminosidade ou, ao contrário, com pouca. O filtro de tela Gama permite que você tenha uma ideia da aparência da sua imagem sob essas condições.

[Dica] Dica

No caso de você desejar não apenas alterar o gama da visualização atual, mas alterar o gama da imagem em si, então pode encontrar uma descrição para isso em Seção 8.10, “Níveis”.

5.11.5. Contraste

Figura 16.52. O diálogo de Contraste

O diálogo de “Contraste”


Aqui voltamos ao campo médico. A Sensibilidade ao contraste é a capacidade do sistema visual de distinguir pequenas diferenças no contraste. Algumas pessoas com catarata (que significa que a lente possui cristais opacos, que dispersa a luz sobre a retina) ou doença na retina (por exemplo, devido à diabetes, que destrói os bastões e cones da retina) possuem uma deficiência na sensibilidade ao contraste: por exemplo, elas possuem dificuldades em distinguir pontinhos em um vestido.

Se você ficou interessado nesse assunto, você pode pesquisar na internet por sensibilidade ao contraste.

5.11.5.1. Opções
Ciclos de contraste

Com o filtro de contraste, você pode ver a imagem como se estivesse sofrendo de catarata. Você pode precisar aumentar o contraste da imagem para que a sua avó possa ve-la bem. Na maioria dos casos, apenas pequenos valores de Ciclos de contraste são interessantes. Valores altos criam um efeito lateral que não tem interesse para nós aqui: se você aumenta a luminosidade para valores acima de 255, as cores complementares aparecerão.

5.11.6. Clip Warning

Figura 16.53. The Clip Warning dialog

The “Clip Warning” dialog

This filter allows to visualize underexposed and overexposed areas of a photo with user-configurable colors. For now, it’s mostly geared towards images where colors are stored with floating point precision. You will mostly benefit from this, if you work on 16-/32-bit per channel float images such as EXR and TIFF.

5.11.6.1. Opções
Show shadows

Enable visualization for underexposed pixels (less than 0 in 32-bit float mode).

Shadows color

User-configurable color that will be used to fill underexposed pixels.

Show highlights

Enable visualization for overexposed pixels (more than 1 in 32-bit float mode).

Highlights color

User-configurable color that will be used to fill overexposed pixels.

Show bogus

Enable visualization for not-a-number (NaN) pixels, only visible when there is a division by zero error and suchlike.

Bogus color

User-configurable color that will be used to fill NaN pixels.

Include alpha component

When enabled, include the alpha component in the warning.

Include transparent pixels

When enabled, include fully transparent pixels in the warning.



[6] Do grego: proto: primeira (cor no Sistema de cor RGB): an: negação; op: olho, visão.