7.7. Diálogo de Ponteiro

Figura 15.130. Diálogo de ponteiro

Diálogo de ponteiro

Este diálogo oferece, na mesma janela, em tempo real, a posição do ponteiro do mouse, e os valores de canal do pixel apontado, no modelo de cor escolhido.

7.7.1. Ativando o diálogo

O diálogo de Buffers é um diálogo de encaixe;veja a seção Seção 2.3, “Caixas de diálogo e de encaixe” para mais informações sobre como gerenciá-lo.

Você pode acessa-lo:

  • from the main menu: WindowsDockable DialogsPointer.

  • Do menu de guias de qualquer diálogo de encaixe, clicando em e selecionando Adicionar abaPonteiro.

7.7.2. Opções do diálogo de Ponteiro

Pixels

Exibe a posição do pixel apontado em coordenadas X (horizontais) e Y (verticais), marcadas em pixels a partir da origem (canto superior esquerdo da tela de pintura).

Unidades

Exibe a distância da origem, em polegadas.

Retângulo de Contorno da Seleção

Esta informação fica ativa quando existe uma seleção. X e Y são as coordenadas do canto superior esquerdo do retângulo que compreende a seleção. L e A são a largura e a altura desse retângulo.

Esta informação existe para todos os tipos de seleção, mas é mais útil para as seleções feitas com as ferramentas de seleção retangular e elíptica, uma vez que correspondem ao retângulo desenhado pela ferramenta.

A informação a respeito da seleção é exibida independente da ferramenta que está ativa.

Valores de canal

Os valores de canal para o modelo de cores selecionado são exibidos abaixo. Os dois menus contém as mesmas opções, o que torna mais fácil comparar os valores de cor de um pixel particular usando modelos de cor diferentes. Hexa é anotação HTML da cor do pixel, em hexadecimal. As opções dos menus são (Pixel é o padrão):

Pixel

Os valores RGB do canal. Esta opção exibe os valores Vermelho, Verde, Azul e Alfa do pixel como números entre 0 e 255.

RGB

Os valores RGB do canal. Esta opção exibe os valores Vermelho, Verde, Azul e Alfa do pixel como porcentagens. Ela também exibe o valor hexadecimal da cor do pixel.

HSV

Os componentes HSV. Esta opção exibe o valor do Matiz, em graus, bem como os valores de Saturação, Valor e Alfa do pixel, como porcentagens.

CMYK

Os valores de canal CMYK. Esta opção exibe os valores Ciano, Magenta, Amarelo e Alfa do pixel, como porcentagens.

Usar amostra combinada

Se esta opção está ligada (padrão), a amostragem é feita usando-se todas as camadas visíveis. Se estiver desligada, somente o objeto desenhável (camada, máscara ou canal) ativo é mostrado.