16. Filtros alfa para logo

16.1. Introdução

Figura 17.369. O menu de filtros Alfa para logo

O menu de filtros Alfa para logo

These filters correspond to the logo-generating Script-Fu scripts. They add all kinds of special effects to the alpha channel of the active layer (that is, to the pixels with a non-zero alpha value).

[Nota] Nota

Os itens de menu e as funções correspondentes somente são habilitados se a camada ativa tiver um canal alfa. Se os itens de menu são exibidos em cinza, tente adicionar um canal alfa.

O efeito do filtro sempre será aplicado de acordo com os valores do canal alfa. O alfa de qualquer pixel tem um valor que varia de 0 (transparente) a 255 (totalmente opaco). É possível aplicar um filtro apenas parcialmente para alguns (ou todos) os pixels usando os valores de alfa de 1 a 254.

Você vai notar que esse efeito é semelhante a selecionar pixels parcialmente. Na verdade, internamente estes filtros sempre criam uma seleção a partir do canal alfa, transferindo os valores alfa para o canal que representa a seleção e em seguida, trabalham na seleção.

Como aplicar um filtro Alfa para Logo em uma seleção?

  1. Se a camada ativa é a camada de fundo, certifique-se de que um canal alfa existe, adicione um canal alfa se for necessário.

    [Dica] Dica

    Se o nome de uma camada na caixa de diálogo de Camadas está em negrito, então esta camada não tem canal Alfa.

  2. Inverta a seleção: SelecionarInverter.

  3. Remova o conteúdo da seleção (invertida): EditarLimpar.

  4. Aplique o filtro desejado dentre os que estão em Alfa para logo (O filtro ignora a seleção, você não precisa reinverter a seleção).