16.10. Cromar

16.10.1. Visão geral

Figura 17.394. Exemplo para o filtro Cromar

Exemplo para o filtro Cromar

Filtro Cromar aplicado

Exemplo para o filtro Cromar

O logotipo Cromar


Este filtro é derivado do script para logo Cromo (ArquivoCriarLogosCromar), que — de acordo com o autor do script — cria um efeito cromado simplista, mas bem legal (veja acima).

O filtro adiciona este efeito de cromo simples ao alfa, que é a área da camada ativa definida pelos pixels que não são transparentes (pense nisso como uma seleção por visibilidade). O efeito do filtro sempre será aplicado de acordo com os valores do alfa.

Aparentemente o efeito só fica bom quando o filtro é aplicado a áreas finas. Para figuras mais largas, você pode tentar aumentar o valor do Deslocamento; veja os exemplos abaixo.

[Atenção] Atenção

A imagem sempre será redimensionada para o tamanho da camada ativa.

16.10.2. Ativar o filtro

This filter is found in the image window menu under FiltersAlpha to LogoChrome….

16.10.3. Opções

Figura 17.395. Opções para Cromar

Opções para Cromar

Deslocamento (pixels * 2)

Esta opção é usada ao criar o efeito de cromo e para colocar a sombra:

Figura 17.396. Exemplos de Deslocamento

Exemplos de Deslocamento

Deslocamento 25

Exemplos de Deslocamento

Deslocamento 50

Exemplos de Deslocamento

Deslocamento 75


O filtro cria uma sombra na forma do alfa. Essa sombra será movida de acordo com o especificado no deslocamento em relação ao alfa: de 40% do deslocamento para a direita e 30% do deslocamento para baixo. E será enevoada em 50% do valor do deslocamento.

O efeito de cromo será obtido utilizando algumas camadas temporárias. Estas camadas são movidas pela mesma quantidade (40% e 30% do deslocamento especificado) e também enevoado por 50% do valor do deslocamento. Assim, a aparência do canal alfa também é determinada pelo valor do deslocamento.

Cor de fundo

Esta cor é usada para preencher a camada de fundo criada pelo filtro. O padrão é cinza claro. Quando você clica no botão de cor, um seletor de cores aparece onde você pode selecionar qualquer outra cor.