16.14. Brilhante

16.14.1. Visão geral

Figura 17.404. Exemplo para o filtro Brilhante

Exemplo para o filtro Brilhante

O filtro Brilhante

Exemplo para o filtro Brilhante

O logotipo Brilhante


Este filtro aplica degradês e textura ao alfa. Um pequeno efeito 3D será adicionado usando um mapa de relevo e, opcionalmente, o filtro adiciona uma sombra.

[Nota] Nota

Aqui, como uma atalho de linguagem, usamos alfa para denotar a área da camada ativa definida por pixels não transparentes. Você pode pensar nela como uma seleção por visibilidade. Ou seja, quando dizemos que estamos aplicando algum efeito ao alfa, significa aplicar este efeito para todos os pixels visíveis da camada ativa.

O filtro é derivado do script Brilhante (ArquivoCriarLogosBrilhante na janela de imagem), que cria um logotipo (veja acima) imitando um objeto 3D recortado de algum material brilhante ou acetinado, quando é usado com as opções padrão, daí o seu nome.

Este filtro trabalha apenas se a camada ativa tiver um canal alfa. Do contrário, a entrada do menu estará insensível e acinzentada.

[Atenção] Atenção

A imagem sempre será redimensionada para o tamanho da camada ativa.

16.14.2. Ativar o filtro

This filter is found in the image window menu under FiltersAlpha to LogoGlossy….

16.14.3. Opções

Figura 17.405. Opções para Brilhante

Opções para Brilhante

Degradê para misturar (texto)

Por padrão, o filtro vai preencher o alfa com um degradê para misturar. Ao clicar no botão de amostra será aberto abrirá uma lista de degradês simples, onde você pode selecionar qualquer degradê. Texto refere-se ao logotipo Brilhante, que cria um logotipo a partir de um texto, aqui especifica simplesmente a área desenhada, que não precisa conter texto.

Quando o Inverter o degradê do texto está marcado, o alfa será preenchido com um degradê começando pela parte de baixo.

Textura (texto)

Quando Usar textura para texto em vez do degradê estiver marcado, o alfa será preenchido com uma textura. Você pode abrir o diálogo de texturas para selecionar a textura de sua escolha, clicando no botão Procurar. A área de visualização do lado esquerdo vai produzir uma pré-visualização da textura atual, se você mantiver o botão do mouse pressionado sobre ela.

Tamanho do contorno

Este é o tamanho de um tipo de borda, criada com uma camada contendo uma cópia ampliada do alfa (ver detalhes abaixo).

Degradê para misturar (contorno); Textura (contorno)

Assim como as opções de texto para a camada ativa, essas opções especificam o degradê ou textura usados (quando Usar textura de contorno em vez de degradê estiver marcado) para preencher a área de contorno.

Use textura para cobertura

Quando marcada, a versão original, sem ampliação, da camada com o alfa será preenchida com a textura especificada, usando o modo sobrepor, de forma que a textura e o conteúdo anterior (seja textura ou degradê) sejam combinados.

Clicar no botão Procurar irá abrir um diálogo de texturas.

Configurações padrão do mapa de relevo

Esta opção não faz nada, o filtro irá sempre aplicar um mapa de relevo.

Cor de fundo

A cor da camada de fundo adicionada pelo filtro. Quando você clica no botão de cor, um diálogo de seleção de cores aparece.

Sombra

Opcionalmente, o filtro cria uma camada contendo uma sombra projetada. A camada de sombra será posicionada de acordo com a posição especificada em Deslocamento X pixels da sombra e Deslocamento Y da sombra, em pixels. Se isso for fazer a sombra cair fora da imagem, isso poderá aumentar o tamanho da imagem (mas você terá que aumentar manualmente o tamanho da camada de fundo depois).

16.14.4. Detalhes do filtro

O grande número de opções podem dar a impressão de que este é um filtro muito complicado, mas na verdade é bastante simples. A parte interessante é a forma como o filtro processa a camada ativa e a camada de contorno:

Na camada ativa, o filtro cria uma seleção a partir canal alfa e preenche a seleção com o degradê ou textura especificados.

Em seguida, uma nova camada de contorno abaixo da camada ativa será criada de forma semelhante: Primeiro, o alfa da camada ativa será usado para fazer uma seleção. Mas antes de preencher a seleção com um degradê ou uma textura, a seleção será aumentada por um valor, em pixels, igual ao colocado em tamanho do Contorno.

Ao preencher as duas camadas com a mesma textura ou degradê, você ainda verá uma borda (contorno), pois

  • um efeito 3D será aplicado à camada de contorno utilizando a camada ativa como um mapa de relevo;

  • O modo de camada da camada ativa será configurado para Esconder.

O último passo (opcional) é preencher a camada de contorno com uma textura, usando o modo de camada sobreposição. Isso irá combinar a textura com a textura ou degradê usado antes. Para saber mais sobre o resultado do uso do modo de sobreposição, consulte a descrição em Seção 2, “Modos de Camada”.