When exporting an image, most file formats have additional options that can be set. If that is the case, then a new dialog will open after you have selected the filename and export file format. This section will document the dialogs for all export file formats.
Atenção | |
---|---|
O formato de arquivo GIF não suporta algumas propriedades básicas de imagem como a resolução para impressão. Também só suporta imagens indexadas, com no máximo 256 cores no total, e não suporta meios-tons nas áreas transparentes: apenas transparência total em um pixel. Se você precisar dessas coisas, use um formato diferente, tal como o PNG. |
Escolher “entrelaçar” intercala os dados da imagem dentro de um arquivo. Numa conexão lenta de internet, isso pode permitir que o conteúdo da imagem vá aparecendo progressivamente conforme ela vai baixando. Isso pode ser interessante em conexões bem lentas, por que o usuário pode interromper o download se a imagem não for do interesse dele. Isso pouco útil hoje em dia, com conexões mais rápidas à Internet.
Comentários de GIF suportam apenas caracteres ASCII de 7 bits. Se você usar um caractere fora dessa faixa (tal como qualquer letra acentuada, ou ce-cedilha em português), o GIMP vai exportar essa imagem sem o comentário, e informa-lo que o comentário não foi salvo.
When this option is checked, the image will be exported as an animation. Note that this option will be disabled (and the animation options will not be visible) if the image has only one layer.
You can set how many times the animation will repeat before it stops. This value is ignored if Loop forever is checked.
Quando esta opção está selecionada, a animação se repetirá indefinidamente, até sair da tela.
You can set the delay, in milliseconds, between frames if it has not been set before. In this case, you can modify every delay in the Layers dialog. Note that some operating systems and applications may override with a lower frame rate due to computer speed, performance, or other technical limitations.
If this has not been set before, you can set how frames will be superimposed. You can select among three options:
Não importa Você pode usar esta opção se todas as suas camadas forem opacas e ocuparem a imagem toda. Cada quadro vai sobrepor o que existia antes.
Cumulative layers (combine): previous frames will not be deleted when a new one is displayed.
Um quadro por camada (substituir): as camadas anteriores serão apagadas antes de se exibir uma nova camada.
The Delay between frames when unspecified value will be used for all frames.
The Frame disposal when unspecified value will be used for all frames.
HEIF stands for High Efficiency Image File Format. Also known as HEIC High Efficiency Image Coding.
Twice as much information can be stored in a HEIF image as in a JPEG image of the same size, resulting in a better quality. As of September 2022, no browser supports HEIF natively.
More information in Wikipedia.
When checked, the image will be exported with lossless compression. This will create a higher quality image at the cost of a larger file size.
If Lossless is not checked, this value determines the quality of the image compression. 100 provides the best quality image and lowest compression, while 0 provides the highest compression and worst quality image.
Defines what pixel format the exported image should use for color sub-sampling. There are three options:
YUV420: Suitable for photographs with lossy compression. This format is most compatible with other software that uses HEIF.
YUV444: When used with a high Quality setting, this format exports a visually lossless image.
RGB: Useful when exporting images with true lossless quality.
Determines if the pixel data should be stored using 8 bits, 10 bits, or 12 bits per color channel.
The tradeoff between speed and compression. Slow will provide a smaller filesize but takes longer to encode.
If checked, the color profile is embedded in the exported image.
If checked, the Exif metadata is embedded in the exported image.
If checked, the XMP metadata is embedded in the exported image.
Arquivos JPEG em geral tem uma extensão .jpg, .JPG ou .jpeg. É um formato amplamente utilizado, por que ele comprime as imagens de forma bastante eficiente ao mesmo tempo em que minimiza a perda de qualidade. Nenhum outro formato chega próximo ao mesmo nível de compressão. No entanto, ele não suporta transparência ou multi-camadas.
O formato JPEG é bastante complexo, e envolve um grande número de opções que vão além do escopo desta documentação. A não ser que você seja um especialista em JPEG, o parâmetro “Qualidade” é provavelmente o único que você precisa ajustar.
Quando você exporta uma imagem no formato JPEG, surge um diálogo que permite que você configure o nível de qualidade, que vai de 0 a 100. Entretanto, valores acima de 95 em geral não são muito úteis: você vai ter um mínimo de perda de qualquer forma. Se quiser a imagem exata pixel-a-pixel como foi salva, é melhor usar um outro formato, sem perda nenhuma. A qualidade padrão, 85, em geral produz excelentes resultados, mas em geral é possível diminuir bastante esse valor sem degradar a imagem de maneira perceptível. Você pode testar o efeito de diferentes qualidades ativando a opção de Exibir pré-visualização na janela de imagem, no diálogo de JPEG.
Nota | |
---|---|
Por favor note que os números usados para o nível de qualidade do JPEG tem um significado diferente dependendo do aplicativo usado. Salvar uma imagem com qualidade 80 no GIMP pode ser diferente de fazer o mesmo em uma outra aplicação de imagens. |
Se uma configuração particular de qualidade (ou da “tabela de quantização”) estava salva com a imagem quando ela foi importada, então esta opção permite que você use essas opções em vez das opções padrão.
Se você fez apenas algumas modificações na imagem, então re-utilizar a mesma configuração de qualidade vai resultar na mesma qualidade de imagem e tamanho de arquivo que a imagem original. Isso pode minimizar as perdas causadas pelo passo de quantização, comparado com o que aconteceria se você usar uma configuração de qualidade diferente.
Se a qualidade que existia no arquivo original não for melhor que a sua configuração padrão de qualidade, então a opção de “Utilizar configurações de qualidade da imagem original” vai estar disponível, mas não vai estar ligada por padrão. Isso assegura que você sempre vai ter pelo menos a qualidade especificada por padrão. Se você não fez maiores mudanças na imagem e quiser exporta-la usando a mesma qualidade que a original, então você pode ligar esta opção.
Marcar esta opção faz com que cada mudança na Qualidade (ou qualquer outro parâmetro do JPEG) seja exibida na janela de imagem. Isso não altera a imagem: ela é revertida para o estado anterior quando o diálogo de JPEG for fechado. Se você não estiver vendo a imagem, arraste a janela de exportação para um canto da tela, de forma que você possa ver a janela do GIMP onde está sua imagem.
Alguma informação sobre as configurações avançadas:
A compressão do JPEG cria artefatos — ruído na imagem. Ao usar esta opção, você pode suavizar a imagem ao exportar, reduzindo-os. Mas sua imagem fica um pouco desfocada.
Com esta opção habilitada, os trechos de imagem são guardados no arquivo de uma forma que se torna possível um refinamento progressivo quando a imagem é carregada - em geral em uma conexão lenta à Internet. O propósito desta opção é o mesmo que a opção de entrelaçar do GIF. Infelizmente, arquivos JPEG progressivos ficam um pouco maiores do que arquivos sem essa opção.
Nota | |
---|---|
Beware that certain older TVs and photo frames (and maybe other devices) may not be able to show jpeg images that have been exported with the progressive setting enabled (which is the default). |
Whether to export using a CMYK Color Profile.
Arithmetic encoding is a form of entropy encoding (a lossless data compression scheme) that can be used in exporting as JPEG. Images using arithmetic encoding can be 5 - 10 % smaller. But older software may have trouble opening these images.
Se você habilitar esta opção, a otimização dos parâmetros de codificação de entropia será usada. O resultado é um arquivo tipicamente menor, mas que leva mais tempo para ser gerado.
O arquivo de imagem pode incluir marcadores que permitem que uma imagem seja carregada como segmentos. Se uma conexão for perdida enquanto a imagem estiver sendo carregada numa página Web, o carregamento pode continuar a partir do próximo marcador.
JPEG images are stored as a series of compressed square tiles named MCU (Minimum Coding Unit). You can set the size of these tiles (in pixels).
The human eye is not sensitive in the same way over the entire color spectrum. The compression can use this to treat slightly different colors that the eye perceives as very close, as identical colors. Three methods are available:
4:4:4 (melhor qualidade) normalmente chamada de sem “sub-amostragem”, ela produz a melhor qualidade, preservando as bordas e contrastando as cores, mas a compressão é menor.
(4:2:2) na vertical (chroma pela metade): Essas opções normalmente dão um bom meio termo entre qualidade da imagem e tamanho do arquivo. Em geral, no entanto, não usar nenhuma sub-amostragem (4:4:4) dá uma melhora perceptível na qualidade da imagem, por exemplo, quando há texto sobre um fundo uniforme, ou em imagens com cores quase chapadas (embora nesses casos a melhor coisa a fazer seja não usar JPEG para começar).
(4:2:2) na horizontal (chroma pela metade): esta configuração é similar a outra (4:2:2), mas a amostragem de chroma é feita na direção horizontal, em vez de na direção vertical, como se alguém tivesse rotacionado a imagem.
4:2:0 (chroma em um quarto): Esta configuração produz os menores arquivos. Funciona bem para imagens com bordas pouco marcadas, mas tende a desnaturar as cores.
DCT é a sigla em inglês para “transformada discreta de cosseno”, e é o primeiro passo no algoritmo de JPEG, que passa os dados do domínio espacial para o domínio de frequência. as opções são “Ponto flutuante”, “Inteiro>” (o padrão), e “Inteiro rápido”.
“Ponto flutuante”: este método é um pouco, bem pouco, mas preciso do que o método inteiro, mas é muito mais lento, a não ser que sua máquina tenha hardware de ponto flutuante muito bom —. em computadores modernos (2013), isso não faz tanta diferença assim. Perceba também que os resultados de salvar com a opção de Ponto flutuante podem variar ligeiramente entre máquinas distintas, enquanto que o método inteiro vai ter os mesmos resultados em qualquer parte.
Inteiro: O padrão, este método é mais rápido que o de “Ponto flutuante”, mas não é tão preciso.
fast integer: The fast integer method is much less accurate than the other two.
You can click the “(edit)” link to open the metadata editor to change or add any metadata that you want to be included in the image. Note: you will also still need to enable the relevant metadata saving options listed below.
If the image you loaded has Exif, XMP, IPTC metadata, select which metadata you want to preserve keep when exporting.
You can also save the color profile, a custom comment to be shown in the Image Properties, and include a small preview thumbnail of the image when exporting.
By default your PNG image is exported in a pixelformat that resembles the settings of your image in GIMP. This is usually what you want, but when you need a specific output format you can change this here to 8 or 16 bits per channel RGB or Grayscale, with or without alpha channel.
Uma vez que a compressão do PNG não tem perdas, a única razão para usar um fator de compressão menor que 9 é se estiver levando muito tempo para salvar um arquivo, num computador lento. Quanto a descompressão: sua velocidade não muda, independente do nível de compressão usado.
Escolher “entrelaçar” intercala os dados da imagem dentro de um arquivo. Numa conexão lenta de internet, isso pode permitir que o conteúdo da imagem vá aparecendo progressivamente conforme ela vai baixando. Isso pode ser interessante em conexões bem lentas, por que o usuário pode interromper o download se a imagem não for do interesse dele. Isso pouco útil hoje em dia, com conexões mais rápidas à Internet.
When this option is checked, the color values are saved even if the pixels are completely transparent. But this is possible only with a single layer, not with a merged composition. When a multi-layer image gets exported to a single-layer file format, there is no way GIMP could preserve the color values in the transparent pixels.
You can click the “(edit)” link to open the metadata editor to change or add any metadata that you want to be included in the image. Note: you will also still need to enable the relevant metadata saving options listed below.
If your image has many transparency levels, the Internet browsers that recognize only two levels, will use the background color of your Toolbox instead.
Arquivos PNG suportam um valor de deslocamento chamado “bloco oFFs”, que provê dados de posicionamento. Infelizmente o suporte de PNG no GIMP não funciona bem, ou pelo menos, é incompatível com outros aplicativos, e isso tem sido assim por bastante tempo. Não ligue esta opção, deixe o GIMP achatar as camadas antes de salvar, e você não vai ter problemas.
Salva a resolução da imagem, em PPI (Pixels por Polegada)
A data e hora em que o arquivo foi salvo
You can read this comment in the Image Properties.
If the image you loaded has Exif, XMP, IPTC metadata, select which metadata you want to preserve keep when exporting.
You can also save the color profile, a custom comment to be shown in the Image Properties, and include a small preview thumbnail of the image when exporting.
Click to save the current settings. Later, you can use
to load the saved settings.Nota | |
---|---|
O formato PNG suporta imagens indexadas. Isso usa menos cores, e apenas um byte de informação por pixel, resultando num arquivo menor. Isso é especialmente útil para salvar imagens para Web. Veja Seção 6.6, “modo indexado”. Computadores trabalham com blocos de 8 bits chamados de “Byte”. Um byte pode guardar informação sobre até 256 cores. Reduzir o número de cores para menos que 256 pode resultar em arquivos menores, mesmo assim, já que a compressão do PNG tira proveito de ter menos cores diferentes para guardar a informação sobre a imagem — e mais, você pode obter estilos interessantes, a título de efeitos especiais, com imagens com poucas cores. O formato“PNG8”, como o GIF, usa só um bit para marcar a transparência: cada pixel pode ser opaco ou não. A especificação do PNG pode permitir níveis de transparência em arquivos de PNG indexados, entretanto isso nunca foi implementado no GIMP. |
This option allows you to specify the algorithm used to compress the image.
None: is fast, and lossless, but the resulting file can be very large.
LZW: The image is compressed using the “Lempel-Ziv-Welch” algorithm, a lossless compression technique. This is efficient and fast. More information at [WKPD-LZW].
Empacotar bits: é um algoritmo rápido, simples, para codificação de “comprimento de repetição” (“run length”) dos dados. A Apple introduziu o formato Empacotar Bits (“PackBits”) com o lançamento do MacPaint para o Macintosh original (1984). Um fluxo de dados de bits empacotados consiste de um byte de cabeçalho seguido por dados. (Fonte: [WKPD-PACKBITS])
Deflate: is a lossless data compression algorithm that uses a combination of the LZ77 algorithm and Huffman coding. It is also used in Zip and Gzip files and PNG images. Source: [WKPD-DEFLATE].
JPEG: is a very good compression algorithm but lossy. This is the same compression as used in JPEG images. Since it is lossy, you should not use this when image quality is important. This compression can not be used when your image is in indexed mode.
CCITT Group 3 fax and CCITT Group 4 fax are black and white formats developed to transfer images by FAX.
Nota | |
---|---|
These two compression modes can only be selected, if the image is in indexed mode and reduced to two colors. Use “Use black and white (1-bit) palette” is checked. → → to convert the image to indexed mode. Make sure that |
You can save layers when exporting to TIFF. Each layer will be a separate page in the TIFF image.
When Save layers is checked, this option, which is enabled by default, will resize all layers to the size of the image. TIFF images can not have negative offsets. This option enables you to import the TIFF again without having to change the position of layers that had a different size as the image in the original.
When this is enabled the color values are saved even if the pixels are completely transparent.
Whether to export using a CMYK Color Profile.
You can click the “(edit)” link to open the metadata editor to change or add any metadata that you want to be included in the image. Note: you will also still need to enable the relevant metadata saving options listed below.
When this option is enabled existing EXIF metadata will be saved in the exported TIFF image.
When this option is enabled existing IPTC metadata will be saved in the exported TIFF image.
When this option is enabled existing XMP metadata will be saved in the exported TIFF image.
When this option is enabled the color profile will be saved in the exported TIFF image.
When this option is enabled a thumbnail will be saved as the second page in the exported TIFF image. This will also cause certain EXIF tags to be saved even if you have disabled saving EXIF metadata.
When this option is enabled GeoTIFF metadata that was present in the original image will be saved in the exported TIFF image.
Here you can enable saving a comment that is associated with the image. The comment can be entered in the text box below this option.
This selects the type of image you are trying to export. Presumably this will help in deciding the best way to compress the image.
Choices are: Default, Picture for digital pictures, like portraits or inside shots, Photo for outdoor photography with natural lighting, Drawing for hand or line drawing, with high-contrast details, Icon for small-sized colorful images, and Text for images containing mostly text.
When checked, the image will be saved in a way that keeps the original quality. This disables the Image quality and Alpha quality settings. When unchecked, the image will be saved based on the quality settings below, which may cause some loss of quality, but at a better compression ratio. This is the default.
These settings determine at what quality the image will be saved. A higher image quality usually means a larger filesize. When filesize is important you can check if a lower quality is still good enough for your purposes.
When checked, a sharper and more accurate RGB to YUV conversion method is used to export the image. This can better preserve fine details like thin lines in the final image. Setting this option can increase the export time for an image, and it is only available when Lossless is not checked.
You can click the “(edit)” link to open the metadata editor to change or add any metadata that you want to be included in the image. Note: you will also still need to enable the relevant metadata saving options listed below.
When this option is enabled existing EXIF metadata will be saved in the exported image.
When this option is enabled existing IPTC metadata will be saved in the exported image.
When this option is enabled existing XMP metadata will be saved in the exported image.
When this option is enabled the color profile will be saved in the exported image.
When this option is enabled a thumbnail will be saved in the exported image.
MNG é uma sigla para “Multiple-Image Network Graphics” (Gráficos de Rede de imagens múltiplas - uma variação do PNG que significa Gráficos Portáteis para a Rede)
No common web browsers recognize the MNG animation format. See https://en.wikipedia.org/wiki/Multiple-image_Network_Graphics.