8.58. Reticular

Este filtro pode reduzir o número de cores numa imagem pela redução de níveis por canal (cores e alfa). Diferentes métodos de reticulação podem ser especificados para contrabalançar bandeamento induzido por quantização.

8.58.1. Ativando o filtro

This filter is found in the main menu under ColorsDither….

8.58.2. Opções

Figura 16.243. Diálogo do filtro Reticular

Diálogo do filtro Reticular

Predefinições

Predefinições são uma funcionalidade comum a vários comandos de Cores. Você pode encontrar sua descrição em Seção 8.1.1, “Funcionalidades Comuns de Cores”.

Níveis de Vermelho, níveis de Verde, níveis de Azul, níveis de Alfa

Estes controles deslizantes lhe permitem definir o número de níveis para os respectivos canais vermelho, verde, azul e alfa.

Método de reticulação

Aqui você pode especificar o método de reticulação a se usar.

Nenhum

Nenhuma reticulação será realizada na imagem.

Floyd-Steinberg

Este é o método de reticulação mais comumente usado e o padrão para este filtro. Para mais informações, veja Reticulação Floyd-Steinberg na Wikipedia.

Bayer

A Matriz Bayer é outro método comum de reticulação usado para reduzir o número de cores. O algoritmo é caracterizado por padrões hachurados perceptíveis no resultado. Para mais informações, veja Reticulação ordenada na Wikipedia.

Aleatório, Covariante aleatória

Estes métodos de reticulação usam aleatorização dos valores de pixel para reduzir o número de cores.

Soma aritmética, Covariante de soma aritmética, XOR aritmético, Covariante de XOR aritmético

Estes métodos de reticulação são espacialmente estáveis, baseados em números mágicos e aritmética. Para mais informações, veja uma reticulação.

Ruído Azul, covariante de Ruído Azul

Estes métodos de reticulação usando o tal ruído azul foram percebidos como sendo os menos feios e distrativos. Para mais informações, veja Reticulação em processamento de imagem na Wikipedia.

Semente aleatória, Nova Semente

A caixa Semente aleatória lhe permite escolher uma nova semente para o algoritmo de aleatorização usado nos dois métodos de reticulação aleatórios. O botão Nova Semente escolhe por você uma nova semente aleatória.

Tipo de Entrada, Corte, Opções de Mistura, Pré-visualização e Visão dividida

Estas são funcionalidades comuns descritas em Seção 8.1.1, “Funcionalidades Comuns de Cores”.