8.57. Cor para Alfa…

8.57.1. Visão geral

O comando Cor para Alfa deixa transparentes todos os pixels da camada ativa que possuem a cor selecionada. Ele tenta preservar a informação de antisserrilhamento usando um algoritmo parcialmente inteligente que substitui informação de cor fraca com informação de alfa fraca. Dessa forma, áreas que contêm um elemento da cor selecionada mantêm uma aparência misturada aos pixels do entorno.

8.57.2. Ativando o filtro

This filter is found in the main menu under ColorsColor to Alpha….

8.57.3. Opções

Figura 16.239. Diálogo do filtro Cor para Alfa

Diálogo do filtro “Cor para Alfa”

Predefinições

Predefinições são uma funcionalidade comum a vários comandos de Cores. Você pode encontrar sua descrição em Seção 8.1.1, “Funcionalidades Comuns de Cores”.

Cor

Clicar na amostra de cor providencia um diálogo de seleção de cor para que você escolha uma. Você também pode selecionar uma cor usando o conta-gotas à direita.

Cor para alfa vem com um diálogo de opção GEGL sob a Caixa de Ferramentas. Quando a opção Amostra da média estiver desmarcada, o conta-gotas seleciona somente uma cor de pixel. Quando a opção estiver marcada, o cursor do mouse receberá um quadrado limitando uma amostra de pixel que determina uma cor pela combinação de amostra. Você pode determinar o tamanho do quadrado diretamente na caixa de texto, usando setas, e as teclas Cima e Baixo.

Clicar com o botão direito na amostra de cor exibe um menu onde você pode selecionar as cores Frente e Fundo, Branco ou Preto.

Limiares de Transparência e Opacidade
  • Transparência: o limite abaixo do qual cores se tornam transparentes.

  • Opacidade: o limite acima do qual as cores se tornam opacas.

Cor para Alfa modifica a transparência (e cor) dos pixels baseado na sua distância da cor de fundo selecionada (a opção Cor) — quanto mais próximos estiverem da cor de fundo, mais transparentes ficarão, com a cor de fundo se tornando totalmente transparente.

Os limiares de transparência e opacidade controlam o quão próximas as cores devem estar da cor de fundo antes de se tornarem totalmente transparentes, e quão distantes elas devem estar da cor de fundo antes de permanecerem totalmente opacas, respectivamente. Com os valores padrão de 0 e 1, apenas a cor de fundo se torna totalmente transparente, e somente as cores mais distantes dela permanecem totalmente opacas.

Por exemplo, enquanto os valores padrão funcionam bem para remover um fundo branco de um objeto preto, se o objeto em vez disso for cinza [fig. 1], ele se tornará semi-transparente [fig. 2], uma vez que cinza é o meio-termo entre branco e preto. Baixar o limiar de opacidade para 0,5 corrige isso, mantendo todos os pixels que forem cinza ou mais escuros (todos os pixels cuja distância do branco for de 0,5 ou mais, numa escala [0,1]) totalmente opacos [fig. 3].

O limiar de transparência funciona de forma similar: aumentá-lo faz com que mais cores na vizinhança da cor de fundo se tornem totalmente transparentes. Isto é mais útil em imagens com muito ruído, nas quais o plano de fundo não é totalmente sólido. No entanto, diferentemente de outros casos, quando o limiar de transparência é maior que zero, recompor o resultado contra a cor de fundo não reproduzirá mais exatamente a mesma imagem.

Correndo o risco de ser um pouco técnico, isto pode ser visualizado pensando-se no cubo RGB. A cor de fundo é um ponto dentro do cubo, e os limiares de transparência e opacidade são dois sub-cubos centrados ao redor da cor de fundo. Tudo dentro do cubo do limiar de tranparência se torna totalmente transparente, tudo fora do cubo do limiar de opacidade permanece totalmente opaco, e tudo entre eles gradualmente transita de transparente para opaco. Na imagem [fig. 4] você pode ver a face Vermelho-Verde do cubo RGB. (1) é a cor de fundo (Vermelho = 0,5, Verde = 0,5, Azul = 0,0),(2) é o limiar de transparência (definido como 0,1) e (3) é o limiar de opacidade (definido como 0,4).

Figura 16.240. Exemplos de Limiares de Cor para Alfa

Exemplos de Limiares de Cor para Alfa

fig. 1

Exemplos de Limiares de Cor para Alfa

fig. 2


Figura 16.241. Exemplos de Limiares de Cor para Alfa

Exemplos de Limiares de Cor para Alfa

fig. 3

Exemplos de Limiares de Cor para Alfa

fig. 4


Opções de Mistura, Pré-visualização e Visão dividida

Estas são funcionalidades comuns descritas em Seção 8.1.1, “Funcionalidades Comuns de Cores”.

8.57.4. Usando Cor para Alfa

  1. Adicione um canal alfa à sua imagem se necessário pelo menu da janela de imagem em CamadaTransparênciaAdicionar Canal Alfa.

  2. Abra Cor para alfa.

    Figura 16.242. Cor para alfa aberto com a opções padrão

    Cor para alfa aberto com a opções padrão

    Imagem original com canal alfa

    Cor para alfa aberto com a opções padrão

    Imagem original com um canal alfa. Cor para alfa com opções padrão: Cor é branco. Limiar de opacidade = 1,00 é o máximo, e então apenas as cores mais longes da Cor permanecem totalmente opacas. Limiar de transparência = 0 e então a Cor é totalmente transparente.


  3. Desmarque a opção Pré-visualização.

  4. Escolha a cor, aqui o céu.

  5. Remarque a opção Pré-visualização.

    Cor do céu. Limiares padrão.

  6. Adapte os limiares Transparência e Opacidade por meio de tentativa e erro.

    Apenas o céu é transparente. Limiar de opacidade diminuído para tornar cores mais distantes (monumento, árvores e estrada) totalmente opacas. Limiar de transparência aumentado para tornar Cor totalmente transparente e remover algumas imperfeições no céu.