8.11. Curvas

A ferramenta Curvas é a ferramenta mais sofisticada para mudar a cor, brilho, contraste ou transparência da camada ou seleção ativa. Enquanto a ferramenta Níveis lhe permite trabalhar em Sombras e Destaques, a ferramenta Curvas lhe permite trabalhar em qualquer intervalo tonal. Funciona em imagens RGB.

8.11.1. Ativando a ferramenta

Há diferentes formas de ativar a ferramenta:

8.11.2. Opções de Curvas

Figura 16.144. O diálogo Curvas

O diálogo “Curvas”

Predefinições

Predefinições são uma funcionalidade comum a vários comandos de Cores. Você pode encontrar sua descrição em Seção 8.1.1, “Funcionalidades Comuns de Cores”.

Canal

Há cinco opções:

Valor

Esta curva representa o Valor, i.e. o brilho de pixels como pode ser visto na imagem composta.

Vermelho; Verde; Azul

A curva representa a quantidade de cor em cada um dos três canais RGB. Aqui, escuro significa pouca cor. Claro significa muita cor.

Alfa

A curva representa a opacidade dos pixels. Escuro significa muito transparente. Claro significa muito opaco. Sua imagem ou camada ativa precisa ter um canal alfa para esta opção estar disponível.

Redefinir Canal

Este botão apaga todas as mudanças feitas ao canal selecionado e o retorna aos valores padrão.

Quatro botões à direita do Redefinir canal

Usando os dois botões à esquerda, você pode alternar entre os modos linear e perceptivo (não-linear).

Os dois botões mais à direita lhe permitem alternar entre exibir o histograma no modo Linear e Logarítmico. Você também pode usar as mesmas opções no diálogo Opções de Ferramentas se Curvas foi habilitada como uma ferramenta. Este histograma acinzentado não é exibido por padrão.

Área de Edição Principal
  • O gradiente horizontal: ele representa a escala tonal da entrada. Ele também vai de 0 (preto) a 255 (branco), de Sombras a Destaques. Quando você ajusta a curva, ela se divide em duas partes; a parte superior, então, representa o balanço tonal da camada ou seleção.

  • O gradiente vertical: ele representa o destino, a escala tonal da saída. Ele vai de 0 (preto) a 255 (branco), de Sombras a Destaques.

  • O gráfico: A curva é desenhada numa grade e vai do canto inferior esquerdo para o canto superior direito. A posição x/y do cursor é permanentemente exibida na parte superior esquerda da grade. Por padrão esta curva é reta, porque todo nível da entrada corresponde ao mesmo tom de saída. O GIMP automaticamente coloca um ponto em ambas as pontas da curva, para preto (0) e branco (255).

    Se você clicar na curva, um novo ponto é criado. Quando o cursor do mouse passa sobre um ponto, ele se transforma numa pequena mão. Você pode clicar e arrastar o ponto para dobrar a curva.

    Se você clicar fora da curva, um ponto também é criado, e a curva automaticamente o inclui. Se você clicar enquanto aperta Ctrl fora da curva, a coordenada Y é atraída para a curva original: isto é particularmente útil para adicionar pontos ao longo da curva.

    Pontos inativos são brancos. O ponto ativo é preto. Você pode ativar um ponto ao clicar nele. Você também pode alternar a ativação do ponto usando as setas direcionais Esquerda e Direita do seu teclado.

    Dois pontos definem um segmento de curva que representa um intervalo tonal na camada. Você pode clicar e arrastar este segmento (o que criará um novo ponto). Logicamente, você não pode arrastar para além dos pontos extremos.

    Para mover um ponto, há várias possibilidades para um fino ajuste da posição do ponto:

    • Clique e arraste o ponto.

    • Usar as setas direcionais Cima e Baixo (segurar Shift pressionado lhe permite mover em incrementos de 15 pixels) para mover o ponto verticalmente.

    • Ctrl + click-and-drag allows you to move the point along the curve in its segment, independently of the pointer position.

    • Outro modo de mover pontos é usando os botões giratórios Entrada e Saída, que estão disponíveis no GIMP 2.10.12 e versões mais recentes: veja abaixo.

    Para apagar todos os pontos (exceto os dois extremos, que não podem ser removidos), clique no botão Redefinir Canal. Para apagar somente um ponto, mova-o além de qualquer ponto adjacente horizontalmente.

    Enquanto isso, na tela de pintura, o cursor do mouse tem a forma de um conta-gotas. Se você clicar num pixel, uma linha vertical aparece no gráfico, na posição do valor de referência para este pixel no canal selecionado. Se você segurar Shift e clicar, você criará um ponto no canal selecionado. Se você segurar Ctrl e clicar, você criará um ponto em todos os canais, possivelmente incluindo o canal Alfa. Você também pode apertar Shift e arrastar e apertar Ctrl e arrastar: isto moverá a linha vertical e o ponto aparecerá ao soltar o botão esquerdo do mouse.

    O histograma da camada ou seleção ativa para o canal selecionado é representado em cinza no gráfico. É apenas uma referência e não é atualizado durante o tratamento.

Entrada, Saída

Estes botões giratórios permitem definir numérica e precisamente as coordenadas do ponto selecionado caso preciso.

Tipo

Os pontos de controle podem ser ou pontos Suaves (padrão: todos os pontos são suaves) ou Cantos. Estes pontos de canto resultam em ângulos duros. Eles são exibidos por meio de um formato de losango. Você pode alternar entre Suave e Canto para o ponto selecionado.

Tipo de curva
Suave

Esta opção Suave afeta a curva inteira, não apenas o ponto selecionado como acima.

Mão Livre

Com este modo, você pode desenhar à mão livre uma linha que pode ser suavizada clicando no tipo de Curva Suave.

Opções de Mistura, Pré-visualização e Visão dividida

Estas são funcionalidades comuns descritas em Seção 8.1.1, “Funcionalidades Comuns de Cores”.

8.11.3. Usando Curvas

8.11.3.1. Sumário e formas básicas

Nós criamos pontos e segmentos na curva e os movemos para moldar a curva. Esta curva mapeia os tons de entrada da camada ou seleção ativa para tons de saída.

8.11.3.1.1. Como a ferramenta Curvas funciona

Movendo o ponto um pixel para cima torna este pixel mais claro.

Movendo o ponto para cima

8.11.3.1.2. Tornando a curva mais horizontal

Tornar a curva mais horizontal força todo o intervalo tonal de entrada a ocupar um intervalo tonal de saída reduzido.

O histograma mostra a compressão dos pixels dentro do intervalo de saída. Pixels mais escuros e mais claros desapareceram: o contraste diminui.

Figura 16.145. Tornando a curva mais horizontal

Tornando a curva mais horizontal

Tornar a curva mais horizontal

Tornando a curva mais horizontal

O histograma resultante


8.11.3.1.3. Tornando a curva mais vertical

Mover o ponto extremo superior para a esquerda e o ponto extremo inferior para a direita é o mesmo que mover o botão deslizante branco para a esquerda e o botão deslizante preto para a direita na ferramenta Níveis: todos os pixels cujo valor for superior ao ponto branco (porção achatada da curva) são tornados brancos (mais coloridos/opacos de acordo com o canal selecionado). Todos os pixels cujo valor for inferior ao ponto preto (a curva inferior achatada) são tornados pretos (preto/totalmente transparente). Pixels correspondentes aos pontos da curva que foram movidos para cima ficam mais claros. Pixels correspondentes aos pontos da curva que foram movidos para baixo são tornados mais escuros (setas verdes). Todos estes pixels serão estendidos para o intervalo tonal de saída inteiro.

O histograma mostra a extensão dos valores, de preto (0) a branco (255): contraste é aumentado. Uma vez que o canal Valor foi selecionado, as mudanças afetam todos os canais de cor e as cores se intensificam.

Figura 16.146. Tornando a curva mais vertical

Tornando a curva mais vertical

Tornar a curva mais vertical

Tornando a curva mais vertical

Resultado e seu histograma


8.11.3.2. Casos práticos
8.11.3.2.1. Inverter cores

Curva invertida

Preto se torna branco (totalmente colorido/opaco). Branco se torna preto (preto, totalmente transparente). Todos os pixels adotam as cores complementares. Por quê? Porque subtrair os valores do canal de 255 dá a cor complementar. Por exemplo: 19;197;248, um azul celeste, dá 255-19;255-197; 255-248 = 236;58;7, um vermelho forte.

8.11.3.2.2. Melhorar contraste

Contraste melhorado

Contraste é melhorado em tons médios porque a curva é mais abrupta aqui. Destaques e Sombras são aumentados mas o contraste é menor nestas áreas porque a curva é mais achatada.

8.11.3.2.3. Trabalhando em canais de cor

Para cada canal, movemos o ponto branco horizontalmente para a esquerda, para o primeito tom claro. Isto clareia os Destaques. Então, moldamos a curva para clarear os Tons Médios e Sombras enquanto mantemos o preto.

A imagem original e o resultado