6.12. Perspectiva

6.12.1. Visão geral

Figura 17.137. Exemplo para o filtro de Perspectiva

Exemplo para o filtro de “Perspectiva”

A imagem original

Exemplo para o filtro de “Perspectiva”

Perspectiva aplicado


Esse filtro adiciona uma sombra em perspectiva para região selecionada ou canal alfa. A sombra é criada como uma camada abaixo da camada ativa. Você pode selecionar a cor, o comprimento e a direção da sombra, bem como a distância do horizonte.

Se necessário, o filtro pode redimensionar a imagem. Mas isso não vai acrescentar um fundo para tornar a sombra visível.

6.12.2. Activating the Filter

This filter is found in the main menu under FiltersLight and ShadowPerspective….

6.12.3. Opções

Figura 17.138. Opções para Perspectiva

Opções para “Perspectiva”

Ângulo

O ângulo determina a direção da sombra ou a fonte de luz imaginária, respectivamente. Os valores variam de 0° a 180 , onde 90° representa uma fonte de luz bem de frente para a seleção ou camada. Para ângulos inferiores a 90°, a sombra fica a direita, de modo que a fonte de luz estaria do lado esquerdo. Para ângulos superiores a 90°, ocorre o contrário. Dica: image o controle deslizante do ângulo como se fosse a posição da fonte de luz.

Figura 17.139. Exemplo de ângulo

Exemplo de “ângulo”

Ângulo de 15°

Exemplo de “ângulo”

Ângulo de 45° (padrão)

Exemplo de “ângulo”

Ângulo de 105° (90° + 15°)


Distância relativa do horizonte

Esta opção determina o quanto longe o horizonte imaginário está. A Distância relativa é a distância entre a linha de base da seleção ou camada, a unidade de medida é a altura da seleção ou camada.

A faixa de valores varia entre 0,1 e 24,1, onde 24,1 significa (quase) infinito. Note-se que o Comprimento relativo da sombra não deve exceder a distância do horizonte.

Figura 17.140. Exemplo para Distância do horizonte

Exemplo para “Distância do horizonte”

Ângulo = 45°. Distância = 2,4. Comprimento = 1,8.


No exemplo acima, a área em amarelo é a seleção ao qual o filtro é aplicado. A linha azul no topo representa o horizonte imaginário. O ângulo entre a linha de base da seleção e a linha vermelha é de 45°. O comprimento da linha vermelha é de 1,8 vezes a altura da seleção em amarelo. Prolongado até o horizonte, o comprimento é de 2,4 vezes a altura da seleção.

Comprimento relativo da sombra

Com esta opção você pode definir o comprimento da sombra em relação à altura da seleção ou camada. No exemplo acima, a linha vermelha representa o comprimento da sombra, o seu comprimento é de 1,8 vezes à altura da seleção, em amarelo.

A faixa de valores varia entre 0,1 e 24,1, embora o comprimento da sombra não deva exceder a Distância relativa do horizonte - você não pode ir além do horizonte.

Figura 17.141. exemplo para Comprimento da sombra

exemplo para “Comprimento da sombra”

Comprimento = 1,0 (padrão)

exemplo para “Comprimento da sombra”

Comprimento = 1,5


Raio do desfocamento

After creating the shadow, a Gaussian blur with the specified radius is applied to the shadow layer, resulting in the realistic appearance of the shadow.

Figura 17.142. Exemplo de desfoque

Exemplo de desfoque

Raio de desfoque = 3 (padrão)

Exemplo de desfoque

Sem desfoque (Raio do desfoc. = 0)


Cor

É claro que a cor padrão da sombra é preto. Mas um clique no botão abre o seletor de cores, onde você pode escolher qualquer outra cor.

Opacidade

A opacidade da sombra é a opacidade da nova camada contendo a sombra (veja Seção 1.1, “Propriedades das Camadas”). O padrão é 80%, mas você pode selecionar qualquer outro valor de 0 (totalmente transparente) até 100 (totalmente opaco) aqui. Depois de aplicar o filtro para uma imagem você pode mudar a opacidade no diálogo de Camadas.

Interpolação

Esta lista flutuante permite que você escolha o método de interpolação usado quando a camada de sombra é transformada, por exemplo, quando é giradapelo ângulo especificado. Usar Nenhum normalmente resultarão em serrilhado, e qualquer outro método de interpolação pode mudar a cor da sombra, ligeiramente em algumas áreas. Linear é uma boa escolha.

Permitir redimensionamento

Se ativado, o filtro irá redimensionar a imagem, se isso fornecessário para dar lugar à sombra.

No exemplo abaixo, a área amarela é a seleção ativa, o fundo é azul claro. A área branca foi adicionada após o redimensionamento para tornar a sombra visível.

Figura 17.143. Exemplo de Permitir redimensionamento

Exemplo de “Permitir redimensionamento”

Permitir redimensionamento

Exemplo de “Permitir redimensionamento”

Não permitindo o redimensionamento