8.17. Equilíbrio de branco

O comando Equilíbrio de Branco ajusta automaticamente as cores da camada ativa esticando os canais Vermelho, Verde e Azul separadamente. Para fazer isso, ele descarta as cores de pixel em ambas as extremidades do histogramas Vermelho, Verde e Azul que são usadas por apenas 0,05% dos pixels na imagem e estica o intervalo restante tanto quanto possível. O resultado é que as cores de pixel pouco frequentes nas extremidades dos histogramas (talvez pontos de poeira, etc) não influenciam negativamente nos valores mínimos e máximo usados para esticar os histogramas, comparando com Esticar Contraste. Assim como o Esticar Contraste, entretanto, é possível haver mudanças de tonalidade na imagem resultante.

Esse comando é apropriado para as imagens com pouco nível de branco ou preto. Já que ele tende a criar branco (e preto) puro, pode ser útil, por exemplo, para melhorar fotografias.

[Nota] Nota

Este comando funciona somente em imagens RGB. Se a imagem estiver em Tons de Cinza ou for Indexada, a entrada do menu será desativada.

8.17.1. Ativando o comando

  • You can access this command from the main menu through ColorsAutoWhite Balance.

8.17.2. Exemplo de Equilíbrio de Branco

Figura 16.160. Imagem original

Imagem original

A camada ativa e seus histogramas Vermelho, Verde e Azul antes do Equilíbrio de Branco.


Figura 16.161. Imagem após o comando

Imagem após o comando

A camada ativa e seus histogramas Vermelho, Verde e Azul após o Equilíbrio de Branco. Áreas de branco fraco na imagem se tornaram branco puro.

Esticar o histograma cria lacunas entre as colunas de pixels, dando a ele um visual listrado.