5.6. Zoom

A ferramenta de Zoom é usada para alterar o nível de ampliação da imagem em quevocê está trabalhando. Se você clicar sobre a imagem, o zoom será aplicado em toda a imagem. Porém, você também pode clicar e arrastar o ponteiro do mouse para criar um retângulo de zoom. Você entenderá melhor o funcionamento desse retângulo se a opção Redimensionar janela automaticamente estiver desmarcada: você poderá ver que o conteúdo do retângulo irá ser afastado ou aproximado, de forma que ele preencha todo o tamanho da janelade imagem (se a maior dimensão do retângulo for a largura, então ele irá preencher toda a largura da janela de imagem).

5.6.1. Ativando a ferramenta

There are different possibilities to activate the tool:

  • From the main menu: ToolsZoom.

  • By clicking the tool icon in the Toolbox.

5.6.2. Teclas Modificadoras (por padrão)

Ctrl

Segurar a tecla Ctrl enquanto se clica em um ponto qualquer da imagem fará com que o tipo de zoom mude de aproximação para afastamento.

Ctrl+Roda do mouse

Girar a roda do mouse, enquanto se pressiona Ctrl, altera o nível de zoom — com qualquer ferramenta selecionada, não é necessário que seja escolhida a ferramenta de Zoom.

5.6.3. Opções

Figura 14.142. Opções da ferramenta de zoom

Opções da ferramenta de zoom

Redimensionar janela automaticamente

Essa opção permitirá que a janela de imagem se redimensione de acordo com o nível de zoom escolhido (pode ser útil no modo multi-janelas, mas é sempre uma ideia muito ruim no modo de janela única).

Direção

As duas opções da ferramenta de direção são usadas para alterar o tipo de zoom entre aproximação e afastamento.

5.6.4. Menu de zoom

A ferramenta de zoom não é o único meio de aplicar zoom em uma imagem. O Menu de zoom permite a você acessar diversas funções para alterar o nível de zoom da imagem. Por exemplo, você pode facilmente escolher um nível exato de zoom através deste menu.