12. Paletas

A paleta é um conjunto de cores distintas. No GIMP, as paletas são usadas principalmente para duas finalidades:

Na verdade, nenhuma dessas funções são muito usadas no uso corrente do GIMP: é possível fazer coisas muito sofisticadas no GIMP sem nunca lidar com paletas. Ainda assim, elas são algo que um usuário avançado deve compreender, e até mesmo um usuário menos avançado pode ter de pensar sobre elas em algumas situações, como por exemplo, quando se trabalha com arquivos GIF.

Figura 7.28. A caixa de diálogo de paletas

A caixa de diálogo de paletas

Quando você instala o GIMP, ele fornece algumas dezenas de paletas pré-definidas, e você também pode criar novas. Algumas das paletas pré-definidas são bastante úteis, tais como a paleta Web, que contém o conjunto de cores considerado seguro para a web (nos anos 90), e muitas das paletas parecem ter sido escolhidas mais ou menos caprichosamente. Você pode acessar todas as paletas disponíveis usando o diálogo de Paletas. Este é também o ponto de partida se você quer criar uma nova paleta.

Figura 7.29. O editor de paleta

O editor de paleta

Clicar duas vezes em uma paleta no diálogo Paletas traz o Editor de paleta, mostrando as cores da paleta em que você clicou. Você pode usar isso para pintar com a paleta: clicando em uma cor para que o GIMP defina a cor de primeiro plano, como mostrado na área de cor da caixa de ferramentas. Segurando a tecla Ctrl enquanto clica, por outro lado, GIMP define que a cor de fundo é a cor que você clicar.

Você também pode, como o nome indica, utilizar o editor de paleta para alterar as cores em uma paleta, desde que seja uma paleta que você mesmo criou. Você não pode editar as paletas que são fornecidas com o GIMP, no entanto você pode duplicá-las e, em seguida, editar as cópias.

Quando você criar paletas usando o editor de paleta, elas são salvas automaticamente, logo que você sair do GIMP, na pasta palettes do seu diretório pessoal do GIMP. Os arquivos de paleta neste diretório, ou no diretório de paletas do sistema, são automaticamente carregados e as paletas exibidas no diálogo de paletas da próxima vez que você executar o GIMP. Você também pode adicionar outras pastas para o caminho de busca de paletas usando a guia pastas de Paleta da caixa de diálogo de Preferências.

Paletas do GIMP são armazenadas usando um formato de arquivo especial, em arquivos com a extensão . gpl. É um formato muito simples, e eles são arquivos em texto puro, por isso, se acontecer de você obter paletas de outra fonte, que gostaria de usar no GIMP, provavelmente não vai ser muito difícil de converte-los: basta dar uma olhada em qualquer arquivo gpl e você vai entender o que tem que fazer..

12.1. Mapa de cores indexadas

De forma confusa, o GIMP faz uso de dois tipos de paletas. O mais usado é do tipo mostrado na janela de paletas: paletas que existem independentemente de qualquer imagem. O segundo tipo, paletas indexadas, formam os mapas de cores de imagens indexadas. Cada imagem tem seu mapa de cores privativo, definindo o conjunto de cores disponíveis na imagem: o número máximo de cores permitidas em uma mapa de cores é 256. Estas paletas são chamadas de indexadas porque cada cor está associada a um número de índice. (Na verdade, as cores nas paletas comuns são numeradas também, mas esses números não têm significado funcional algum.)

Figura 7.30. A caixa mapa de cores

A caixa mapa de cores

O mapa de cores de uma imagem indexada é mostrado no diálogo de mapa de cores, o qual não deve ser confundido com o diálogo de paletas. O diálogo Paletas mostra uma lista de todas as paletas disponíveis, o diálogo de mapa de cores mostra o mapa de cores da imagem que está ativa, se for uma imagem indexada – caso contrário, não mostra nada.

Você pode, entretanto, criar uma paleta normal a partir das cores de uma imagem Indexada—na verdade, a partir das cores de qualquer imagem. Para fazer isso, escolha Importar paleta no botão direito do menu pop-up na janela Paletas: isso faz aparecer uma caixa de diálogo que lhe dá várias opções, incluindo a opção de importar a paleta de uma imagem. (Você também pode importar qualquer um dos degradês do GIMP como uma paleta). Essa possibilidade torna-se importante se você quiser criar um grupo de imagens indexadas que usem todas o mesmo conjunto de cores (para temas de sites web, jogos, etc)

Quando você converter uma imagem para modo indexado, uma parte importante do processo é a criação de uma paleta indexada para a imagem. Como isto acontece é descrito em detalhe em Secção 6.6, “Indexed mode”. Resumidamente, há vários métodos à escolha, um dos quais é a utilização de uma paleta especificada do diálogo de Paletas.

Assim, para resumir, paletas comuns podem ser transformadas em paletas indexadas (mapas de cores) ao converter uma imagem em modo indexado; paletas indexadas podem ser transformadas em paletas comuns importando-as para o diálogo de Paletas.

Figura 7.31. Diálogo de mapa de cores (1) e o diálogo de Paletas (2)

Diálogo de mapa de cores (1) e o diálogo de Paletas (2)