Capítulo 7. Painting with GIMP

Índice

1. A Seleção
1.1. Suavização (Enevoar)
1.2. Tornando uma seleção parcialmente transparente
2. Creating and Using Selections
2.1. Moving a Selection
2.2. Adding or subtracting selections
3. A Máscara Rapida
3.1. Visão geral
3.2. Propriedades
4. Using QuickMask Mode
5. Paths
5.1. Path Creation
5.2. Path Properties
5.3. Paths and Selections
5.4. Transforming Paths
5.5. Stroking a Path
5.6. Paths and Text
5.7. Paths and SVG files
6. Pincéis
7. Adding New Brushes
8. The GIH Dialog Box
9. Changing brush size
9.1. How to change the size of a brush
9.2. Creating a brush quickly
10. Gradientes
11. Texturas
12. Paletas
12.1. Mapa de cores indexadas
13. Predefinições
14. Drawing Simple Objects
14.1. Drawing a Straight Line
14.2. Creating a Basic Shape

1. A Seleção

Eventualmente pode acontecer de você estar trabalhando numa imagem, e querer que apenas uma parte da imagem seja afetada. No GIMP, você pode fazer isso acontecer selecionando a região desejada. Cada imagem tem uma seleção associada a ela. A maioria, mas não todas, as operações do GIMP funcionam apenas em partes selecionadas da imagem.

Figura 7.1. Como você isola a árvore?

Como você isola a árvore?

Há muitas, muitas situações em que a criação de apenas uma seleção certa é a chave para obter o resultado desejado, e muitas vezes isso não é fácil fazer. Por exemplo, na imagem acima, suponha que eu queira cortar a árvore separando-a do fundo, e colando-a em uma imagem diferente. Para fazer isso, eu preciso criar uma seleção que contenha a árvore e mais nada. É difícil porque a árvore tem uma forma complexa, e em vários pontos é difícil distinguir os objetos por trás dela.

Figura 7.2. Seleção mostrada como de costume, com uma linha tracejada.

Seleção mostrada como de costume, com uma linha tracejada.

Agora aqui está um ponto muito importante, e é crucial entender isso. Normalmente, quando você cria uma seleção, você a vê como uma linha tracejada contendo uma parte da imagem. Uma ideia comum, mas não muito correta, mas que serve como ideia inicial, é que a seleção é uma espécie de recipiente, com as partes selecionadas da imagem dentro, e as partes não selecionadas fora. Embora este conceito de seleção seja bom para muitos propósitos, não é inteiramente correto.

Na verdade, a seleção é implementada como um canal. Em termos da sua estrutura interna, ela é idêntica aos canais vermelho, verde, azul, e alfa de uma imagem. Assim, a seleção tem um valor definido em cada pixel da imagem, variando entre 0 (não selecionado) e 255 (totalmente selecionado). A vantagem desta abordagem é que ela permite que alguns pixels sejam selecionados parcialmente, dando-lhes valores intermediários entre 0 e 255. Como você poderá ver, há muitas situações onde é desejável ter transições suaves entre as regiões selecionadas e não selecionadas.

O que, então, é a linha tracejada que aparece quando você cria uma seleção?

A linha tracejada é uma linha de contorno, dividindo as áreas que são selecionadas com mais da metade do valor (128) de áreas que são menos selecionadas.

Figura 7.3. Mesma seleção no modo de Máscara Rápida.

Mesma seleção no modo de Máscara Rápida.

While looking at the dashed line that represents the selection, always remember that the line only tells part of the story. If you want to see the selection in full detail, the easiest way is to click the QuickMask button in the lower left corner of the image window. This causes the selection to be shown as a translucent overlay atop the image. Selected areas are unaffected; unselected areas are reddened. The more completely selected an area is, the less red it appears.

Many operations work differently in QuickMask mode, as mentioned in the QuickMask overview. Use the QuickMask button in the lower left corner of the image window to toggle QuickMask mode on and off.

Figura 7.4. A mesma seleção no modo de Máscara Rápida depois de enevoar.

A mesma seleção no modo de Máscara Rápida depois de enevoar.

1.1. Suavização (Enevoar)

Com as configurações padrão, as ferramentas de seleção básicas, tais como a ferramenta seleção retangular, criam seleções bruscas. Pixels dentro da linha tracejada são totalmente selecionados, e os pixels fora completamente desmarcados. Você pode verificar isso alternando a máscara rápida: você vê um retângulo com bordas bem definidas, rodeado por vermelho uniforme. Use a opção Enevoar bordas nas opções de ferramentas para alternar entre seleções enevoadas e seleções nítidas. O raio de enevoar, que você pode ajustar, determina a distância sobre a qual ocorre a transição.

Se você estiver acompanhando, tente fazer isso com a ferramenta de seleção Retangular, e ative o modo de Máscara rápida. Você irá ver claramente um retângulo com a borda enevoada.

Enevoar é muito útil quando você precisa cortar e colar, pois o objeto colado se combina suavemente com o entorno.

É possível enevoar uma seleção a qualquer momento, mesmo se ela foi criada originalmente sem a opção estar ativada. Para isso vá em SelecionarEnevoar no menu da janela da imagem, para abrir o diálogo Enevoar a seleção. Selecione o raio de enevoar e clique em OK. Vá em SeleçãoTornar nítida para fazer o oposto — tornar nítida uma seleção que estava enevoada.

[Nota] Nota

Explicando para os leitores mais técnicos: enevoar aplica uma desfocagem gaussiana no canal da seleção, com o nível de desfocagem igual ao raio selecionado. Você pode obter o mesmo efeito usando o filtro de desfocagem gaussiana com a Máscara Rápida ativa.

1.2. Tornando uma seleção parcialmente transparente

Você pode escolher a opacidade da camada, mas não pode fazer o mesmo para uma seleção diretamente. Isso é muito útil para tornar a imagem de um vidro transparente ou translúcida. Use os métodos a seguir para alterar a opacidade da camada:

  • Para seleções simples, use a ferramenta Borracha com a opacidade desejada.

  • For complex selections: use SelectFloat to create a floating selection. This creates a new layer with the selection called Floating Selection (Secção 4.5, “Float”). Set the opacity slider in the Layer Dialog to the desired opacity. Then anchor the selection: outside the selection, the mouse pointer includes an anchor. When you click while the mouse pointer includes the anchor, the floating selection disappears from the Layer Dialog and the selection is at the right place and partially transparent (anchoring works this way only if a selection tool is activated: you can also use the Anchor Layer command in the context menu by right clicking on the selected layer in the layer dialog).

    And, if you use this function frequently: Ctrl-C to copy the selection, Ctrl-V to paste the clipboard as a floating selection, and LayerNew Layer… to turn the selection into a new layer. You can adjust the opacity before, or after creating the new layer.

  • Another way: use LayerMaskAdd Layer Masks… to add a layer mask to the layer with the selection, initializing it with the selection. Then use a brush with the desired opacity to paint the selection with black, i.e. paint it with transparency. Then LayerMaskApply Layer Mask. See Secção 2.1.4, “Layer masks”.

  • Para o fundo sólido de uma imagem se tornar transparente, adicione um canal alfa, e use a ferramenta de seleção contígua (varinha mágica) para selecionar o fundo. Então, use a ferramenta Seletor de cores para selecionar a cor de fundo, o que fará com que ela seja a cor de frente na caixa de ferramentas. Use então a ferramenta de Preenchimento (baldinho) com a cor selecionada. Use a ferramenta de Preenchimento no modo Apagar cor, o que fará com que os pixels com a cor selecionada sejam apagados; outros pixels serão parcialmente apagados e a cor será alterada.

    Outro método simples está em EditarLimpar, o que deixará a seleção completamente transparente, se a camada tiver um canal alfa.