3. Filtros de desfocar

3.1. Introdução

Figura 17.2. Original para demonstração

Original para demonstração

Filtros de desfoque borram imagens, ou partes delas, de várias formas. Se houver uma seleção, apenas as partes selecionadas de uma imagem serão desfocadas. Pode haver, no entanto, algum vazamento de cores da área não borrada para a área borrada. Para lhe ajudar a escolher aquele que desejar, ilustraremos o que cada um faz quando aplicado à imagem exibida à direita. Estes são, é claro, apenas exemplos: a maioria dos filtros possui configurações de parâmetros que lhe permitem variar a magnitude ou tipo de desfoque.

Esta categoria descreve os seguintes filtros:

Figura 17.3. Desfoque Gaussiano (raio 10)

Desfoque Gaussiano (raio 10)

O mais útil desses é o desfoque Gaussiano. (Não deixe a palavra "Gaussiano" assustar você: este filtro produz um desfoque de imagem da forma mais básica.) Ele possui uma implementação eficiente que o permite criar um desfoque bastante intenso em um tempo relativamente curto.

Figura 17.4. Desfoque seletivo

Desfoque seletivo

O filtro de desfoque seletivo permite definir um limiar para que apenas pixels que são similares entre si sejam desfocados juntos. Isso é muito útil como uma ferramenta para reduzir ruído em fotos sem desfocar bordas nítidas. (Neste exemplo, perceba que o ruído do fundo foi reduzido.) A implementação é muito mais lenta que um desfoque Gaussiano, no entanto, então você não deve usá-lo a menos que você realmente precise dessa seletividade.

Figura 17.5. Pixelizar

Pixelizar

O filtro Pixelizar produz o famoso efeito "Abraham Lincoln" ao converter a imagem em um conjunto de grandes pixels quadrados. (O filtro Olear, no grupo Filtros Artísticos, tem um efeito similar, mas com manchas irregulares em vez de pixels perfeitamente quadrados).

[Nota] Nota

Você pode encontrar uma ótima explicação sobre o efeito Abraham Lincoln em [BACH04]. Você verá a pintura Gala Contemplando o Mar Mediterrâneo de Salvador Dali se transformar em um retrato de Abraham Lincoln quando visto de longe.

O filtro Desfoque de Movimento está dividido em Circular, Linear e Aproximação.

Figura 17.6. Filtro Desfoque de Movimento Circular

Filtro Desfoque de Movimento Circular

O filtro Desfoque de Movimento Circular borra em uma direção rotacional ao redor de um centro que você pode definir.

Figura 17.7. Filtro Desfoque de Movimento Linear

Filtro Desfoque de Movimento Linear

O filtro Desfoque de Movimento Linear borra em uma direção que você pode definir.

Figura 17.8. Filtro Desfoque de Movimento de Aproximação

Filtro Desfoque de Movimento de Aproximação

O filtro Desfoque de Movimento de Aproximação borra em uma direção radial em torno de um centro que você pode definir.

Finalmente, o filtro Desfoque de Mosaico é a mesma coisa que um desfoque Gaussiano, exceto que ele mistura as cores nas bordas da imagem para lhe ajudar a reduzir os efeitos de borda ao criar uma textura colocando múltiplas cópias da imagem lado a lado.