3.13. Restaurar

Essa ferramenta foi uma vez descrita como O pincel de restauração se parece com uma ferramenta de clonagem inteligente com esteroides. E, de fato, a ferramenta de restauração é muito parecida com a ferramenta de clonagem, mas é mais inteligente para remover falhas em imagens. Um uso típico é a remoção de rugas em fotografias de pessoas. Para fazer isso, os pixels não são simplesmente copiados da origem para o destino, mas a área em volta do destino é levada em conta antes da clonagem ser aplicada. O algoritmo usado para isso é descrito em um artigo cientifico Todor Georgiev [GEORGIEV01].

To use it, first choose a brush with a size adapted to the defect. Then Ctrl-click on the area you want to reproduce. Release the Ctrl key and drag the sample to the defect. Click. If the defect is slight, not very different from its surrounding, it will be corrected as soon. Else, you can correct it with repeated clicks, but with a risk of daubing.

3.13.1. Ativando a ferramenta

Existem várias formas para ativar a ferramenta:

  • From the main menu: ToolsPaint toolsHeal.

  • By clicking the tool icon in the Toolbox.

  • By pressing the H keyboard shortcut.

3.13.2. Teclas modificadoras (por padrão)

Ctrl

A tecla Ctrl é usada para selecionar a origem. Você pode restaurar a partir de qualquer camada de qualquer imagem, simplesmente clicando sobre a imagem, com a tecla Ctrl pressionada, enquanto a camada estiver ativa (como exibida na janela de camadas). Se o alinhamento está selecionado como Nenhum ou Alinhado nas opções a ferramenta, então o ponto no qual você for clicar se tornará a origem da restauração: os dados da imagem naquele ponto serão usados quando você começar a pintar com a ferramenta de restauração. No modo de seleção de origem, o cursor muda para um símbolo de cruz.

Shift

Uma vez que se estabelece a fonte de origem, se você pressionar essa tecla, verá uma fina linha conectando o ponto clicado anteriormente ao local atual do cursor. Se clicar novamente, enquanto mantém a tecla Shift pressionada, a ferramenta irá restaurar ao longo dessa linha.

3.13.3. Opções

Figura 14.78. Opções da ferramenta de restauração

Opções da ferramenta de restauração

Normally, tool options are displayed in a window attached under the Toolbox as soon as you activate a tool. If they are not, you can access them from the main menu through WindowsDockable WindowsTool Options which opens the option window of the selected tool.

Mode; Opacity; Brush; Size; Aspect Ratio; Angle; Spacing; Hardness; Dynamics; Dynamics Options; Force; Apply Jitter; Smooth Stroke; Lock brush to view

Veja Opções em comum das ferramentas de pintura para uma descrição das opções da ferramenta que são aplicáveis a todas as ferramentas de pintura.

Hard edge: this option gives a hard contour to the healed area.

Usar amostra combinada

Se você ativar essa opção, a recuperação não é calculada apenas a partir de valores da camada ativa, mas de todas as camadas visíveis.

See Seção 3.12, “Clonagem” for using Sample Merged in non-destructive image editing.

Alinhamento

Essa opção está descrita em Ferramenta de clonagem.

3.13.4. Restauração não é clonagem

Apesar da ferramenta de restauração possuir funcionalidades em comum com a ferramenta de clonagem usada, o resultado é bastante diferente.

Figura 14.79. Comparando Clonagem e Restauração

Comparando “Clonagem” e “Restauração”

Cloning on the left. All colors are transferred.

Healing on the right. Colors are much less transferred, especially on borders where surrounding pixels of destination are taken in account.