3.14. Clonagem em perspectiva

Essa ferramenta permite clonar de acordo com a perspectiva que você quiser. Primeiro, selecione a direção das linhas de fuga da perspectiva da mesma forma que com a ferramenta de Perspectiva. E então copie a área de origem da mesma forma que com a ferramenta de Clonagem

3.14.1. Ativando a ferramenta

Existem várias formas para ativar a ferramenta:

  • From the main menu: ToolsPaint toolsPerspective Clone.

  • By clicking the tool icon in the Toolbox.

3.14.2. Teclas modificadoras (por padrão)

Ctrl

Pressionar Ctrl permite selecionar a área de origem da clonagem.

Shift

Quando a origem já está selecionada e você pressiona essa tecla, aparecerá uma fina linha conectando a área clicada anteriormente à localização atual do ponteiro. Clicando novamente, enquanto continua a pressionar a tecla Shift, a ferramenta fará a clonagem ao longo dessa linha. É particularmente útil ao clonar a partir de uma textura.

3.14.3. Opções

Figura 14.80. Opções da ferramenta de clonagem em perspectiva

Opções da ferramenta de clonagem em perspectiva

Normally, tool options are displayed in a window attached under the Toolbox as soon as you activate a tool. If they are not, you can access them from the main menu through WindowsDockable WindowsTool Options which opens the option window of the selected tool.

Modo de operação

Ao usar essa ferramenta, primeiro é preciso escolher Modificar plano de perspectiva. Isso funciona como a ferramenta de Perspectiva. E então você seleciona Clonagem em perspectiva e a usa da mesma forma que a ferramenta de Clonagem.

Mode; Opacity; Brush; Size; Aspect Ratio; Angle; Spacing; Hardness; Dynamics; Dynamics Options; Force; Apply Jitter; Smooth Stroke; Lock brush to view

Veja Opções em comum das ferramentas de pintura para uma descrição das opções da ferramenta que são aplicáveis a todas as ferramentas de pintura.

Hard edge: this option gives a hard contour to the cloned area.

Origem; Alinhamento

Funciona da mesma forma que na ferramenta de clonagem.

3.14.4. Exemplo

Figura 14.81. Exemplo de Clonagem em perspectiva

Exemplo de “Clonagem em perspectiva”

A opção modificar plano de perspectiva está marcada. As linhas de fuga estão ativas.

Exemplo de “Clonagem em perspectiva”

A opção clonagem em perspectiva está marcada. O retângulo branco foi clonado. Verá que ele vai ficando menor conforme se afasta.