8.5. Matiz-Saturação

O comando Matiz-Saturação é usado para ajustar os níveis de matiz, saturação e luminosidade num intervalo de pesos de cor para a área selecionada ou camada ativa.

[Nota] Nota

Este comando não funciona em imagens em Tons de Cinza. Se a imagem estiver em Tons de Cinza, a entrada do menu é desativada.

8.5.1. Ativando o comando

You can access this command from the main menu through ColorsHue-Saturation….

8.5.2. Opções

Figura 16.132. Opções de Matiz-Saturação

Opções de Matiz-Saturação

Predefinições

Predefinições são uma funcionalidade comum a vários comandos de Cores. Você pode encontrar sua descrição em Seção 8.1.1, “Funcionalidades Comuns de Cores”.

Selecione a Cor Primária para Ajustar

Você pode escolher ajustar qualquer uma de seis cores: as três cores primárias (Vermelho, Verde e Azul) e as três cores complementares (Ciano, Magenta e Amarelo). Elas são organizadas de acordo com o círculo de cores. Quando o matiz aumenta, ele vai no sentido anti-horário. Quando diminui, no sentido horário. Se você clicar no botão Mestre, as mudanças que fizer afetarão todas as cores. O padrão do GIMP é definir o Vermelho como 0. Observe que estas cores se referem a intervalos de cor e não a canais de cor.

Mudanças de matiz são mostradas em amostras de cor e o resultado é visível na imagem se a opção Pré-visualização estiver habilitada.

Sobreposição

Este controle deslizante deixa você definir o quanto os intervalos de cor se sobrepõem. Este efeito é muito sutil e funciona somente em cores intimamente relacionadas:

Figura 16.133. Exemplo para a opção Sobreposição

Exemplo para a opção Sobreposição

Imagem original. Da esquerda para a direita: um amarelo avermelhado (255;240;0); um amarelo puro (255;255;0); um amarelo esverdeado (240;255;0).

Exemplo para a opção Sobreposição

Sobreposição = 0. Matiz = 15. As cores se tornam (186;255;1), (168;255;1), (156;255;1).

Exemplo para a opção Sobreposição

Sobreposição = 100. Matiz = 15. As cores se tornam (192;255;1), (168;255;1), (162;255;1). Por causa da sobreposição, o esverdeado é menos verde e o avermelhado é menos vermelho.


Ajustar Cor Selecionada
  • Matiz: O controle deslizante e a caixa de entrada lhe permitem selecionar um matiz no círculo de cores (-180, 180).

  • Brilho: O controle deslizante e a caixa de entrada lhe permitem selecionar um valor (luminosidade): -100, 100.

    [Nota] Nota

    Aqui, mudanças de luminosidade se referem a um intervalo de cor, enquanto elas se referem a tons de cor nas ferramentas Curvas e Níveis, que trabalham com canais de cor. Se você mudar a luminosidade do Amarelo com Matiz-Saturação, todos os pixels amarelos serão alterados, enquanto que somente pixels com baixa, alta ou média luminosidade serão alterados com as ferramentas Curvas ou Níveis.

  • Saturação: O controle deslizante e a caixa de entrada lhe permitem escolher uma saturação: -100, 100.

O botão Redefinir Cor reinicia as alterações feitas ao matiz, luminosidade e saturação da cor selecionada.

Opções de Mistura, Pré-visualização e Visão dividida

Estas são funcionalidades comuns descritas em Seção 8.1.1, “Funcionalidades Comuns de Cores”.