12.11. Estêncil de cromagem

12.11.1. Visão geral

Figura 17.272. Exemplo do filtro Estêncil de cromagem

Exemplo do filtro “Estêncil de cromagem”

Imagem original

Exemplo do filtro “Estêncil de cromagem”

Estêncil de cromagem aplicado


Esse filtro cria um efeito de cromagem avançado. A imagem de origem deve ser uma camada em tons de cinza, sem canal alfa, ou uma máscara de camada ou canal. Essa camada será usada como uma máscara (estêncil) para o efeito de cromagem.

O filtro cria uma nova imagem com o efeito de cromagem aplicado a imagem de origem, ou, caso exista uma seleção, à seleção da imagem de origem (também é adicionada uma imagem de fundo, a partir de uma textura)

12.11.2. Activating the Filter

This filter is found in the main menu under FiltersDecorStencil Chrome….

[Dica] Dica

If this command remains disabled although the image is in grayscale mode, check for an Alpha channel and delete it.

12.11.3. Opções

Figura 17.273. Opções de Estêncil de cromagem

Opções de “Estêncil de cromagem”

Saturação de cromo, Luminosidade de cromo

Use esta opção para controlar como a saturação e a luminosidade da camada Cromar são ajustadas. Valores negativos diminuem a saturação e a luminosidade respectivamente.

Fator de cromo

Este fator permite que você ajuste deslocamentos, raio de desfocagem e tamanho do pincel usados para construir as camadas de Cromar e Cor de destaque (e também da camada de Sombra projetada)

Mude com cautela, diminuir este valor pode tornar o efeito de cromagem pior. O valor padrão de 0,75 parece ser uma boa escolha.

Mapa de ambiente

O mapa de ambiente é uma imagem que é adicionada como um tipo de ruído à imagem de origem. O efeito fica melhor se você utilizar um mapa simples com algumas formas óbvias:

Usando um mapa de ambiente simples

O mapa de ambiente precisa ser uma imagem em tons de cinza também. O tamanho não importa: o mapa de ambiente é redimensionado para o tamanho da imagem de origem.

Equilíbrio de reflexos

Esta cor é usada para modificar o balanço de cor da camada Cor de destaque: a quantidade de vermelho, verde e azul é aumentada de acordo com os valores correspondentes da cor escolhida aqui.

Evite cores com valores de vermelho, verde ou azul > 230.

Equilíbrio de cromo

O mesmo que acima, mas modifica o equilíbrio de cores da camada Cromar.

Cromar áreas em branco

Se habilitado (isso é o padrão), a imagem de origem é usada como máscara. Caso contrário, o negativo da imagem de origem será usado.

12.11.4. Como criar o efeito de cromo

A seção seguinte prove uma descrição breve e simplificada de como o script (esse filtro é criado como um script-fu) cria o efeito de cromo.

Se você aplicar o filtro nas suas imagens de origem e então observar o diálogo de Camadas da imagem resultante, você verá que há duas camadas principais que compõem o efeito de cromagem: a camada Cromar e a camada Cor de destaque. Essas camadas são criadas dessa forma:

  1. O script constrói uma camada simplificada e desfocada a partir da imagem de origem (ou da imagem invertida se Cromar áreas em branco estiver desligado).

    O Fator de cromo controla a aparência desta camada.

  2. O mapa de ambiente (redimensionado) é desfocado e mesclado com a imagem acima, com opacidade de 50%. (Você consegue ver o gato no exemplo da introdução?)

    Mesclando o mapa de ambiente

  3. O brilho (valor) da camada é baseado de acordo com uma curva spline de intensidades.

    Modificando a curva de intensidade

  4. Uma máscara de camada é adicionada, e inicializada com a imagem de origem (o Estêncil de cromagem). Essa é a camada Cromar antes do passo final.

    A camada Cor de destaque é uma cópia da camada Cromar onde a máscara de camada é contornada com um pincel branco.

    Base para Cromar e Cor de destaque

  5. Para ambas as camadas, o balanço de cor é modificado (de acordo com o Equilíbrio de reflexo e o Equilíbrio de cromo), aumentando a quantidade de vermelho, verde e azul com ênfase nas partes claras.

    Adicionalmente, a saturação e a luminosidade da camada Cromar são modificados (controlados pelos ajustes Saturação do cromo e Luminosidade do cromo).

    Camadas Cromar e Cor de destaque

Agora, adicione uma sombra projetada e uma camada de fundo, e você obterá a Imagem de exemplo para o filtro Estêncil de cromagem.