3.10. Tinta

A ferramenta de tinta simula uma caneta-tinteiro com uma ponta controlável para pintar traços sólidos com bordas suavizadas. O tamanho, o formato e o ângulo da ponta determinam o traço a medida que a ferramenta vai sendo usada para desenhar.

3.10.1. Ativando a ferramenta

Existem várias formas para ativar a ferramenta:

  • From the main menu: ToolsPaint ToolsInk.

  • By clicking the tool icon in the Toolbox.

  • By pressing the K keyboard shortcut.

3.10.2. Teclas modificadoras (por padrão)

Ctrl

Essa tecla alterna a ponta para um Coletor de cores.

3.10.3. Opções

Figura 14.68. Opções da ferramenta de tinta

Opções da ferramenta de tinta

Normally, tool options are displayed in a window attached under the Toolbox as soon as you activate a tool. If they are not, you can access them from the main menu through WindowsDockable WindowsTool Options which opens the option window of the selected tool.

Modo; Opacidade
Veja Opções em comum das ferramentas de pintura para uma descrição das opções da ferramenta que são aplicáveis a todas as ferramentas de pintura.
Ajuste
Tamanho

Controla o tamanho aparente da caneta-tinteiro com valores que variam de 0 (muito fino) até 200 (muito grosso).

Ângulo

Isso controla o ângulo aparente da ponta da caneta-tinteiro em relação à horizontal.

Sensibilidade
Tamanho

Isso controla o tamanho da abertura de tinta na ponta da caneta (portanto, quanta tinta passa), do minimo ao máximo. Perceba que o tamanho 0 não resulta numa abertura de tamanho zero, mas sim numa abertura de tamanho mínimo.

Inclinação

Controla a aparente inclinação da ponta da caneta-tinteiro em relação à horizontal. Esse controle e o controle de ângulo descrito acima são co-relacionados. Fazer experimentos é a melhor maneira para aprender a usá-las.

Velocidade

Isso controla o tamanho efetivo da ponta em função a velocidade de desenho. Isso é, assim como numa caneta-tinteiro real, quanto mais rápido você desenha, mais fina a linha será.

Tipo e forma
Tipo

Existem três pontas de caneta para escolher: círculo, quadrado, e diamante.

Forma

A geometria do tipo da ponta pode ser ajustada ao se manter pressionado o botão 1 do mouse no pequeno quadrado do centro do ícone de forma, movendo-o em volta.